PUC-RIO

Todos os Grupos Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3
DISCURSIVAS
OBJETIVAS
Os gabaritos das provas objetivas também estão disponíveis no Site WAP da PUC-RIO

Redação - Todos os Grupos
Prova discursiva realizada no dia 09/12/2002

Tema: O uso de energia renovável - uma opção possível?

O uso de energia oriunda de fontes renováveis como o sol, a água, os ventos e o álcool da cana-de-açúcar, em substituição aos combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, que são poluentes, foi um dos temas da conferência ambiental Rio + 10 realizada em setembro de 2002 em Johannesburgo, África do Sul. Participaram dos debates chefes de Estado, ambientalistas, empresários e diplomatas de diferentes países do mundo.

Considere, para sua reflexão sobre o tema proposto, as informações apresentadas a seguir.

(Adaptado de O Globo, 25/08/02)

Os grandes conjuntos de seres vivos habitantes de uma região, medidos indistintamente em termos de massa, recebem dos ecólogos a denominação genérica de biomassas. Essas massas de seres vivos contêm quantidade de energia química potencial a qual pode ser desprendida e utilizada mediante reações de oxidação ou combustão. Fala-se, pois, nesse caso, de utilização de energia de biomassa.

(BRANCO, Samuel.Murgel. Energia e Meio Ambiente. São Paulo: Moderna,1990.)

Energia eólica - Uso da força dos ventos para geração de energia.

Energias "limpas"
A energia hidrelétrica constitui uma das formas mais "limpas" de energia: não produz fumaça, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio ou de enxofre, nem gera resíduos radioativos. Mas não é isenta de problemas."

"Sem energia não há civilização, não há desenvolvimento! Sem o domínio das poderosas fontes de energia, não teríamos chegado à lua, não disporíamos dos meios de transporte que tornam tão fácil a comunicação entre locais tão distantes e povos tão diferentes. Não contaríamos com todo esse conforto que nos proporciona a mecanização."

(BRANCO, Samuel.Murgel. Energia e Meio Ambiente. São Paulo: Moderna,1990.)

"O Brasil sugeria que até 2010 um décimo da energia viria de fontes renováveis como o Sol, os ventos, o mar e o álcool da cana-de-açúcar. Alinhada à posição brasileira, a União Européia propunha 15% no mesmo prazo. O texto final aconselhou os países a desenvolver energias limpas, embora não fixe datas ou objetivos específicos, nem detalhe punições no caso de não-cumprimento, e inclui na conta as usinas nucleares e as hidrelétricas, apesar de seu forte impacto ambiental. Nesse quesito, falaram mais alto os interesses dos Estados Unidos, do Japão, da Austrália, da Índia, da China e dos países exportadores de petróleo, Arábia Saudita à frente."

(Isto É, 11/9/2002)

"Em vez de determinar uma meta global para que todos os países tenham 10% de sua matriz energética gerada por fontes renováveis, como sugeriu o Brasil, o documento sobre a mesa dos negociadores agora não tem data. Estabelece metas regionais e voluntárias, ou seja, cada região do mundo fica livre para decidir uma meta, sem prazo, e se quiser."
"A aprovação pelos países produtores de petróleo de uma proposta de meta energética, sob a condição de que seja regional e voluntária, é só meio caminho andado."
"Brasil e outros países terão também de vencer a resistência do Japão e dos Estados Unidos, que não querem metas, sequer regionais."

(O Globo, 1/9/2002)

Podemos afirmar que as questões energéticas têm de ser equacionadas em função de três aspectos principais, a saber:

1) definição das necessidades reais de energia;
2) desenvolvimento de técnicas e equipamentos de menor consumo;
3) busca de novas fontes, ou fontes alternativas de energia, de acordo com diferentes ambientes específicos.

(BRANCO, Samuel.Murgel. Energia e Meio Ambiente. São Paulo: Moderna,1990.)

Reflita sobre o tema proposto "O uso de energia renovável: uma opção possível?", a partir das informações apresentadas e de seus conhecimentos sobre o assunto. Com base nessa reflexão, escolha uma das opções a seguir:

1) Produzir um artigo de opinião a ser publicado pelo jornal do grêmio de sua escola.
2) Escrever uma carta para um jornal de grande circulação no país.

Em qualquer das opções, você deverá contextualizar o tema, discutir posições, manifestar seu posicionamento e apresentar propostas de ação. O texto, com cerca de 25 linhas, deve ter coerência, coesão e argumentação bem fundamentada. Se você optar pela produção de um artigo de opinião, dê um título criativo ao seu texto.