PUC-RIO

Vestibular 2003Provas e Gabaritos


 
09/12/2002
12/12/2002
  Todos os Grupos Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3
DISCURSIVAS
OBJETIVAS
Os gabaritos das provas objetivas também estão disponíveis no Site WAP da PUC-RIO

Questões:

1
2
3


 

Física - Grupo 1
Prova discursiva realizada no dia 12/12/2002

Questões

1 (valor: 4,0 pontos)

Um pêndulo simples de massa m=1,0 kg e comprimento C = 10 cm é deslocado de um ângulo em relação à vertical e largado. Sabendo-se que o pêndulo tem velocidade de 1,0 m/s imediatamente antes de colidir elasticamente com um bloco de igual massa inicialmente em repouso, como mostra a figura, calcule

a) o ângulo ;

b) a tração na corda imediatamente antes da colisão;

c) o momento linear do bloco imediatamente após a colisão;

d) Se, imediatamente após a colisão, o bloco se desloca num terreno acidentado, sendo o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o terreno igual a 0,2, qual é a distância percorrida pelo bloco até parar?

(Considere a massa e o bloco como sendo pontuais, e g = 10 m/s2 ).

 

Resposta

a) Solução: Usemos a conservação de energia mecânica para as situações inicial e imediatamente antes do choque: a altura inicial da massa em relação ao terreno é h = C-Ccosq = C(1-cos q). Então, mgh = mv2 / 2 ou seja h= v2 /2g = 0,05 metros. Daí tiramos que cos q = 0,5 e q = 60º.

b) Solução: Neste ponto existem duas forças atuando sobre a massa: a força peso, orientada para baixo, e a tração T exercida pela corda, orientada para cima. Como a massa do pêndulo está realizando uma curva circular, a sua aceleração centrípeta tem, neste ponto, o valor v2/C e está orientada para cima. A equação de Newton é então expressa por:
T - mg = m v2/C o que fornece T = 20 newton.

c) Solução: Numa colisão elástica unidimensional entre partículas de mesma massa, elas trocam de velocidade, de modo que o bloco sai com a velocidade de 1 m/s enquanto o pêndulo permanece em repouso.
Pela definição de momento linear, p = mv; logo, o momento linear do bloco será igual ao do pêndulo antes da colisão, ou seja, p = 1 kg m/s .

d) Solução: O bloco sai com uma velocidade inicial v0 = 1 m/s. A força de atrito mmg provocará, de acordo com a segunda lei de Newton, uma desaceleração do bloco de a = mmg/m = mg = 2 m/s2. Lembrando que a variação da energia cinética do bloco é igual ao trabalho da forca de atrito atuando sobre ele, isto é
m( v2f - v20 )/2 = -mmgd = -amd, onde d é a distância percorrida pelo bloco até parar, obtemos que v2f = v20 - 2ad. Como ao parar a velocidade final do bloco vf vale 0, encontramos que a distância percorrida é d = 0,25 metros

Questões: 1 | 2 | 3


2 (valor: 3,0 pontos)

Um cubo de gelo de massa m = 100 g e temperatura de 0° C é colocado num copo contendo 200 ml de água. (Despreze a capacidade térmica do copo e as trocas de calor com o ambiente).

a) Se a temperatura inicial da água é de 10° C e apenas ¼ do gelo derreteu, qual a temperatura final de equilíbrio da mistura?

b) Se as temperaturas inicial e final da água são, respectivamente, de 40° C e 0° C, qual a fração do gelo derretida?

c) Considere uma situação na qual o gelo tenha se derretido completamente. Qual a diferença de pressão, em relação à pressão atmosférica, encontrada a uma profundidade de 10 cm da superfície da água?

Dados: densidade da água ;
            calor latente de fusão do gelo L = 80 cal/g,
            calor específico da água c = 1cal/g °C , g = 10 m/s2.


Resposta

a) Solução: A temperatura final de equilíbrio do sistema é zero grau, pois apenas ¼ do gelo foi derretido ou seja, ainda há gelo na mistura.

b) Solução: Todo calor cedido pela água será absorvido pelo gelo. Sendo a a fração da massa de gelo derretida, temos que : a m L = -mA cA DT. Logo a = -(mA cA DT)/( m L) = 1. Todo o gelo foi então derretido.

c) Solução: A pressão P abaixo da superfície é dada por P = P0 + rgh onde P0 é a pressão atmosférica. Portanto, a diferença de pressão é rgh = 103 N/m2 que é aproximadamente 1/100 da pressão atmosférica.


Questões: 1 | 2 | 3


3 (valor: 3,0 pontos)

Um quadrado de lado a contém, em cada um de seus vértices, cargas elétricas, como mostra a figura.

a) Qual é o valor do potencial elétrico no centro do quadrado?

b) Qual é o valor do campo elétrico no centro do quadrado?

c) Escolha uma das cargas e calcule o módulo da força elétrica resultante atuando sobre ela

 

Resposta

a) Solução: O potencial elétrico de uma carga pontual Q é dado por V=Q/(4pe0r) onde Q é a carga, e0 é a permissividade dielétrica do vácuo, e r a distância da carga ao ponto considerado. O potencial elétrico no centro do quadrado é a soma dos potenciais de cada carga, logo V=0.

b) Solução: O campo elétrico de uma carga pontual Q é dado por = Q/(4pe0r2) onde Q é a carga, e r a distância ao ponto considerado e é o vetor unitário na direção r. O campo elétrico no centro do quadrado é a soma vetorial dos campos de cada carga, logo = 0.

c) Solução: Por simetria o módulo da força elétrica em qualquer uma das cargas é o mesmo. A força na carga +q, localizada no vértice superior do quadrado, é dada por -q2 /(4pe0a2) (devido as duas cargas negativas) + q2/(4pe02a2) (devido a outra carga positiva) ao longo da diagonal que liga as duas cargas positivas. A resultante é uma força de módulo q2 /(4pe0a2)( - 1/2) e aponta para a outra carga positiva.


Questões: 1 | 2 | 3