PUC-RIO

Todos os Grupos Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3
DISCURSIVAS
OBJETIVAS
Os gabaritos das provas objetivas também estão disponíveis no Site WAP da PUC-RIO

Questões:

11
12
13
14
15
16
17
18
19
20

Geografia - Grupo 1
Prova objetiva realizada no dia 12/12/2002

Questões

11

O desenvolvimento sustentável, proclamado generosamente pelo relatório Brundtland, em 1987, como "aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades", gerou impasses na Cúpula da Terra, na Rio-92 e agora em Johanesburgo-2002. Uma das razões para isso é a insustentabilidade da própria proposta de "desenvolvimento sustentável", que tem como premissa uma noção de desenvolvimento predominante desde o pós-guerra e que se contrapõe à noção de sustentabilidade.

Adaptado de Acselrad, Henri; Leroy, Jean-Pierre

In Novas premissas da Sustentabilidade Democrática.

Rio de Janeiro. FASE, 1999.

Esta noção de desenvolvimento NÃO se fundamenta:

(A) na expansão mundial dos fluxos de circulação de bens, serviços e capitais.
(B) na integração homogeneizadora das sociedades periféricas ao capitalismo central.
(C) no progresso econômico dissociado da geração de empregos e do direito ao trabalho.
(D) na autonomia dos setores produtivos em relação ao funcionamento do setor financeiro.
(E) na produção em escala de bens duráveis para um mercado consumidor em ampliação.

Resposta
A alternativa que não apresenta uma característica do modelo de desenvolvimento adotado desde o final da 2ª. Guerra Mundial é a d). Os setores produtivos estão cada vez mais interligados à circulação de capitais que se realiza em escala global.

12

"Atualmente, no Rio de Janeiro, com freqüência podemos ler nas manchetes dos jornais que a polícia "ocupou", "invadiu" ou "fez um cerco" à favela. Este vocabulário nos leva a pensar que se trata de uma situação de guerra entre territórios, por meio do qual se afirma claramente que estes espaços estariam submetidos a forças hegemônicas diferentes: de um lado, a sociedade "legalmente" constituída; de outro, um território controlado "informalmente" pela força ou pelo prestígio de grupos marginais."

(Extraído de Gomes, Paulo César da Costa In A Condição Urbana:
ensaios de geopolítica da cidade. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2002.)

O perigo, então, do uso desse vocabulário é que:

I) a exclusão social deixe de ser apenas um estatuto abstrato e ganhe a forma de um território;
II) os habitantes do Rio de Janeiro acreditem que em uma mesma cidade existam dois territórios mutuamente excludentes;
III) a questão da violência possa ser resolvida com a destruição das favelas.

A(s) afirmativa(s) que mostra(m) o perigo do uso do vocabulário é(são):
(A) I;
(B) I e II;
(C) I e III;
(D) II e III;

(B) I e II
O perigo concreto do uso do vocabulário sugerido no texto é de que a exclusão social deixe de ser um estatuto abstrato e se materialize na forma de um território, definindo, concretamente, as abstrações "cidade partida", "cidade dual", "cidade do "appartheid" social", "cidade dos enclaves fortificados". As afirmativas 1 e 2 estão corretas. A afirmativa 3 é uma atitude preconceituosa largamente difundida entre as camadas médias.

13

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD - 2001), divulgados pelo IBGE, mostraram que a taxa de desemprego no Estado do Rio de Janeiro atingiu seu nível mais alto, chegando a 12,2% da força de trabalho.

Com relação ao desemprego no Estado do Rio de Janeiro, são corretas as afirmativas abaixo, à EXCEÇÃO DE UMA. Indique-a:

(A) o Rio de Janeiro vem perdendo empresas para outros estados;
(B) a crise no mercado de trabalho no Rio de Janeiro tem sido mais significativa na região metropolitana;
(C) a indústria do petróleo, um dos sustentáculos econômicos do Rio de Janeiro, não é intensiva em mão-de-obra;
(D) uma elevada parcela dos trabalhadores no Rio de Janeiro encontra-se na informalidade;
(E) o Rio de Janeiro é a metrópole com o menor percentual de trabalhadores qualificados.

Resposta
A afirmativa errada sobre o desemprego observado na cidade do Rio de Janeiro em 2001 é a e). O Rio de Janeiro é, ao contrário desta afirmativa, uma das principais concentrações de centros de pesquisa do país e uma das que apresenta a mão-de-obra com maior número de anos de escolaridade.

14

A população brasileira modificou, ao longo do século XX, seus comportamentos demográficos, como mostra o gráfico:

Sobre estas mudanças, avalie as afirmativas a seguir:

I) Nas primeiras décadas do século XX, as principais cidades brasileiras passaram por um processo de higienização com utilização de vacinas, criação de redes de esgotos e fornecimento de água potável, o que iniciou um processo de redução das taxas de mortalidade;
II) Em meados do século XX, ocorreu uma redistribuição espacial da população com a aceleração do processo de urbanização o que acarretou a redução das taxas de natalidade;
III) A partir da década de 70, os investimentos em infra-estrutura territorial possibilitaram aos meios de comunicação difundir novos padrões de comportamento para parcelas maiores da população o que contribuiu para uma maior redução nas taxas de fecundidade;
IV) A partir da crise da década de 80, as políticas governamentais de controle da natalidade permitiram a queda do crescimento vegetativo e o ingresso na fase mais avançada da transição demográfica.

Indique a opção que apresenta as afirmativas corretas:

(A) I e II;
(B) III e IV;