Biologia - Grupos 1,
2 e 3
Prova objetiva realizada no dia 12/12/2002
Questões
1
Hemácias
foram colocadas em uma solução de concentração desconhecida,
tendo, após um certo tempo, sofrido hemólise. Em função
deste resultado, foi possível dizer que a solução em questão
apresenta-se:
(A) atônica
em relação às hemácias.
(B) com alta concentração de sais.
(C) hipotônica em relação às hemácias.
(D) isotônica em relação às hemácias.
(E) hipertônica em relação às hemácias.
Assinale
qual das opções acima apresenta a afirmativa correta.
Resposta
(C)
hipotônica em relação às hemácias.
A Hemólise (ruptura de hemácias em função
do excesso de absorção de água) ocorre quando hemácias
são colocadas em solução hipotônica (com
menor concentração de soluto) em relação
à solução intracelular destas células.
Questões:
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2
O nitrogênio
é elemento essencial à vida e à sobrevivência dos seres
vivos. Indique a opção que apresenta a afirmativa correta quanto
a esse elemento.
(A) Faz
parte das proteínas e ácidos nucléicos.
(B) Faz parte dos principais açúcares consumidos na alimentação.
(C) Faz parte da reserva lipídica dos animais.
(D) Faz parte dos ácidos graxos da membrana plasmática.
(E) É absorvido diretamente sob a forma de N2 pelos animais
e vegetais.
Resposta
(A)
Faz parte das proteínas e ácidos nucléicos.
O nitrogênio é um elemento que faz parte dos aminoácidos
que compõe as proteínas e das bases nitrogenadas dos ácidos
nucléicos.
Questões:
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3
Dentre as
opções abaixo, qual apresenta a afirmativa correta com relação
aos elementos transgênicos?
(A) Eles
mudam suas características fenotípicas ao longo de seu ciclo de
vida.
(B) Eles possuem parte da informação genética de outro ser
vivo.
(C) Eles contêm muitos conservantes que impedem sua rápida deterioração.
(D) Eles passam parte de seu genoma para o indivíduo que o ingere.
(E) Eles possuem menos calorias que os naturais.
Resposta
(B)
Eles possuem parte da informação genética de outro
ser vivo.
Organismos transgênicos são aqueles que tiveram incorporado
ao seu patrimônio genético, parte do material genético
de outro ser vivo da mesma ou de outra espécie.
Questões:
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4
Durante
a meiose, o pareamento dos cromossomos homólogos é importante porque
garante:
(A) a separação
dos cromossomos não homólogos.
(B) a duplicação
do DNA, indispensável a esse processo.
(C) a formação
de células filhas geneticamente idênticas à célula
mãe.
(D) a possibilidade
de permuta gênica.
(E) a menor variabilidade
dos gametas.
Assinale
a opção acima que apresenta a afirmativa correta.
Resposta
(D)
a possibilidade da permuta gênica.
O pareamento dos homólogos permite que haja troca de material
genético entre as cromátides de cromossomos homólogos.
Também proporciona uma maior variabilidade dos gametas e a separação
dos cromossomos homólogos. As células filhas não
são idênticas à célula mãe porque
possuirão metade do material genético desta. A duplicação
celular ocorre durante a intérfase, período que antecede
a meiose.
Questões:
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5
Marque a
opção que apresenta a afirmativa correta com relação
aos aparelhos excretores e respectivos tipos de excreção dos animais.
(A) A uréia,
excretada pelos mamíferos é mais tóxica do que a amônia
e o ácido úrico.
(B) A excreção de produtos nitrogenados sob a forma de ácido
úrico provoca um maior gasto de água.
(C) Os restos nitrogenados podem ser reciclados por bactérias do ciclo
do nitrogênio.
(D) Os animais terrestres geralmente excretam restos nitrogenados sob a forma
de amônia.
(E) Os animais aquáticos geralmente excretam ácido úrico
que possui alta solubilidade em água.
Resposta
(C)
os restos nitrogenados podem ser reciclados por bactérias do
ciclo do nitrogênio.
Os produtos nitrogenados resultantes da excreção
são reutilizados por bactérias que possibilitam a reciclagem
do nitrogênio. A amônia é mais tóxica do que
a uréia, que é mais tóxica do que o ácido
úrico. A eliminação de restos nitrogenados sob
forma de ácido úrico proporciona uma economia de água
pela sua baixa solubilidade neste solvente. De forma geral, os animais
aquáticos excretam amônia e os terrestres excretam uréia
ou ácido úrico.
Questões:
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6
Indique
a opção que apresenta a afirmativa correta sobre a respiração
celular.
(A) A glicose
é totalmente degradada durante a glicólise.
(B) A formação de ATP ocorre somente dentro da mitocôndria.
(C) Na respiração anaeróbia, não existem aceptores
de elétrons.
(D) Não ocorre liberação de CO2 durante o Ciclo
de Krebs.
(E) O O2 é o aceptor final de elétrons na respiração
aeróbia.
Resposta
(E) O O2 é o aceptor final de elétrons na respiração
aeróbia.
Durante a glicólise a glicose não é totalmente
degradada e sim quebrada em duas moléculas menores de ácido
pirúvico; a formação de ATP ocorre durante a glicólise,
Ciclo de Krebs e cadeia respiratória; ocorre liberação
de CO2 durante o Ciclo de Krebs proveniente da quebra das moléculas
de acetil; outros aceptores de elétrons, diferentes do O2, como
nitratos e enxofre podem ser usados na respiração anaeróbia.
Questões:
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7
I) Os ácidos
nucléicos estão presentes em todos os seres vivos.
II) A reprodução é um dos processos que caracteriza a vida.
III) Os vírus são organismos unicelulares.
Indique
a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
(A) I e
II.
(B) II e III.
(C) I e III.
(D) apenas a III.
(E) I, II e III.
Resposta
(A)
I e II.
A capacidade de reprodução e a presença de
ácidos nucléicos caracterizam vida. Os vírus são
seres acelulares, formados por um tipo de ácido nucléico
(DNA ou RNA) envolto por uma cápsula protéica. São
classificados por alguns autores como seres vivos por terem material
genético e capacidade de reprodução e mutação,
quando dentro de uma célula hospedeira.
Questões:
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8
"Quando os alimentos passam para o esôfago, uma
espécie de tampa de cartilagem fecha a traquéia. Com a idade, a
perda progressiva do tônus muscular leva a um fechamento menos perfeito,
aumentando o risco da entrada de alimentos líquidos ou sólidos na
traquéia".
Adaptado
de Scientif American - Brasil, nr 4, setembro de 2002.
Em relação
ao texto acima, assinale a opção que apresenta o nome correto dessa
tampa protetora do tubo respiratório, e a condição que justifica
sua existência.
(A) Glote,
em função de a boca ser um órgão comum de passagem
tanto do aparelho digestório como do respiratório.
(B) Proglote, em função de o esôfago ser um órgão
comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
(C) Epiglote, em função de a faringe ser um órgão
comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
(D) Glote, em função de a faringe ser um órgão comum
de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
(E) Epiglote, em função de a boca ser um órgão comum
de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
Resposta
(C)
Epiglote, em função de a faringe ser um órgão
comum de passagem tanto para o aparelho digestório como do respiratório.
A faringe é um órgão comum aos aparelhos digestório
e respiratório. A epiglote é uma espécie de tampa
de cartilagem situada entre a traquéia e o esôfago, que
fecha a traquéia ao engolirmos alimentos sólidos ou líquidos
possibilitando que estes se encaminhem para o tubo digestivo e não
para o restante do aparelho respiratório.
Questões:
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9
Assinale
a opção que indica a Relação Ecológica ilustrada
nos seguintes exemplos:
I) Um cavalo
está cheio de carrapatos, fixos a sua pele, sugando seu sangue.
II) A tênia é um platelminto que vive no intestino de mamíferos.
III) Os afídeos (pulgões) são insetos que retiram seiva elaborada
de certas plantas.
(A) Parasitismo.
(B) Competição.
(C) Mutualismo.
(D) Sociedade.
(E) Canibalismo.
Resposta
(A)
Parasitismo.
O parasitismo se caracteriza por uma relação entre
dois indivíduos: um hospedeiro e um parasita. É uma relação
desarmônica na qual somente uma das partes leva vantagem, o parasita
que obtém do hospedeiro abrigo e alimento. O hospedeiro leva
desvantagem.
Questões:
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10
Identifique
a opção que enumera as organelas celulares presentes em células
vegetais e as associa corretamente com suas funções na célula
vegetal.
(A) Mitocôndria-respiração;
centríolos-orientação da divisão; cloroplasto-fotossíntese.
(B) Vacúolo-acúmulo de água; ribossomo-respiração;
cloroplasto-fotossíntese.
(C) Cloroplasto-fotossíntese; mitocôndria-respiração;
ribossomos-digestão.
(D) Mitocôndria-fotossíntese; cloroplasto-respiração;
ribossomos-síntese protéica.
(E) Membrana celular-revestimento; mitocôndria-respiração;
cloroplasto-fotossíntese.
Resposta
(E)
Membrana celular-revestimento; mitocôndria-respiração;
cloroplasto-fotossíntese.
Das organelas citadas as células vegetais só não
apresentam centríolos; as mitocôndrias estão relacionadas
à respiração celular, os cloroplastos à
fotossíntese, os ribossomos à síntese protéica,
os vacúolos ao acúmulo de água e outros produtos
e a membrana celular ao revestimento e trocas com o ambiente.
Questões:
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