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Vestibular 2003Provas e Gabaritos


 
09/12/2002
12/12/2002
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DISCURSIVAS
OBJETIVAS
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Questões:

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C
A
D
C
B
B
D
E
E
A

 

História - Grupo 1
Prova objetiva realizada no dia 12/12/2002

Questões

21
A expansão comercial e marítima, dos séculos XV e XVI, foi uma experiência de grande impacto no mundo europeu, pois:

I) possibilitou a exploração das novas terras descobertas, por intermédio de atividades econômicas propiciadoras do abastecimento de gêneros agrícolas e metais preciosos em larga escala.
II) utilizou-se de novas técnicas, possibilitadoras da ampliação dos conhecimentos náuticos e astronômicos.
III) estimulou a difusão de relatos de cunho etnocêntrico sobre os povos e terras extra-europeus.
IV) propiciou a paz religiosa entre reformadores e ortodoxos, na medida em que viabilizou a distribuição desses grupos pelos novos espaços habitáveis do mundo colonial.

Indique a opção que apresenta as afirmativas corretas.

(A) I e II.
(B) III e IV.
(C) I, II e III.
(D) II, III e IV.
(E) Todas.

Resposta: (C) I, II e III.
As alternativas I, II e III estão corretas. A IV está incorreta, pois a expansão marítima não pacificou os conflitos religiosos. A Europa Moderna foi palco de inúmeros desses conflitos.


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22
A França de Luís XIV (1643-1715), a Inglaterra durante o reinado da rainha Vitória (1837-1901), a Alemanha do III Reich (1933-1945) e Portugal após a Revolução dos Cravos (1974) são exemplos, respectivamente, de:

(A) monarquia absolutista, monarquia parlamentar, república totalitária, república democrática.
(B) monarquia feudal, monarquia parlamentar, república fascista, república unipartidária.
(C) monarquia teocrática, monarquia democrática, monarquia feudal, república fundamentalista.
(D) monarquia feudal, monarquia constitucional, república popular, república socialista.
(E) monarquia ilustrada, monarquia autoritária, república despótica, república corporativista.

Indique qual das opções acima apresenta a afirmativa correta.

Resposta: (A) monarquia absolutista, monarquia parlamentar, república totalitária, república democrática.

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23
Abaixo, encontram-se, corretamente identificadas, características marcantes da sociedade brasileira desde a Independência até os dias de hoje, À EXCEÇÃO DE UMA.

Indique a opção que apresenta essa exceção.

(A) Grandes contrastes sócio-econômico-culturais entre as elites e as camadas populares.
(B) Permanência de mecanismos de hierarquização e exclusão social.
(C) Alto grau de concentração da propriedade fundiária.
(D) Efetiva exclusão das camadas populares do processo político-decisório.
(E) Forte dependência financeira em relação aos capitais estrangeiros.

Resposta: (D) Efetiva exclusão das camadas populares do processo político-decisório.
A afirmativa d) é incorreta, pois, a Constituição de 1988, por exemplo, reconhece o direito de voto a todos os brasileiros maiores de 16, independente de sua escolaridade.

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24
"Julgamos propícia esta ocasião para afirmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia [...]"

(Mensagem do Presidente dos EUA James Monroe ao Congresso, 1823)

A Doutrina Monroe visava a contestar uma possível intervenção e recolonização, nas Américas, pelos governos da Europa da Santa Aliança. Assinale a alternativa que identifica uma ação ou deliberação do governo americano, nos últimos dois séculos, que melhor expressa o princípio acima.
(A) A declaração nacionalista de Abraão Lincoln, durante a Guerra de Secessão, conclamando a reunião dos estados do Sul aos estados do Norte.
(B) A defesa dos 14 Pontos, proposta pelo Presidente Wilson, ao fim da Primeira Guerra Mundial, resguardando o continente americano para a influência dos EUA.
(C) A defesa da neutralidade do continente americano, no início da Segunda Guerra Mundial, proclamando a solidariedade continental em caso de agressão externa.
(D) A criação de um programa de investimentos para a América Latina, a "Aliança para o Progresso", tendo em vista a contenção do socialismo, após a Revolução Cubana.
(E) A convocação do Presidente Bush para os países americanos se solidarizarem com os EUA, após os ataques às "torres gêmeas", em 11 de setembro de 2001.

Resposta: (C) A defesa da neutralidade do continente americano, no início da Segunda Guerra Mundial, proclamando a solidariedade continental em caso de agressão externa.
O princípio expresso pela Doutrina Monroe visava a aproximar os Estados americanos e repudiar uma intervenção extracontinental. A única alternativa correta que expressa esse princípio é o da letra C. Desde 1936, os Congressos Panamericanos sugeriam uma unidade de ação das Américas. Quando a Guerra eclode na Europa, as Conferências de Chanceleres Americanos, até 1941, pregam a neutralidade e solidariedade.

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25
Diáspora:
"dispersão coletiva forçada de um grupo religioso e/ou étnico"

(The Penguin Atlas of Diaspora, 1995)

"dispersão de povos por motivos políticos ou religiosos, em virtude de perseguição de grupos dominadores intolerantes"

(Dicionário Aurélio)

Abaixo, estão identificadas experiências históricas que se enquadram nas definições acima, COM EXCEÇÃO DE UMA. Indique a opção que apresenta essa exceção.

(A) Com a colonização da Época Moderna, milhões de negros africanos foram trazidos para as Américas, aí cultivando valores e tradições comuns.
(B) As constantes situações de seca no nordeste brasileiro provocaram a migração massiva de nordestinos para as grandes cidades do sudeste brasileiro.
(C) Uma parcela expressiva da população irlandesa migrou para os Estados Unidos, no século XIX, devido, entre outros fatores, ao desemprego, à fome e aos conflitos religiosos que grassavam na Irlanda.
(D) Os judeus se espalharam pelo mundo, desde a Antigüidade, devido a expulsões sucessivas promovidas nos territórios que habitavam.
(E) A criação do Estado de Israel e a Guerra Árabe israelense, em 1948, inauguraram a dispersão dos palestinos.

Resposta: (B) As constantes situações de seca no nordeste brasileiro provocaram a migração massiva de nordestinos para as grandes cidades do sudeste brasileiro.
A letra não atende as definições do caput da questão, pois não podemos considerar os nordestinos um grupo político ou étnico, além do fato do seu movimento migratório não ter como motivação perseguições políticas ou religiosas.

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26
Durante a República Velha (1889-1930), a desvalorização da moeda nacional em face da moeda estrangeira foi uma prática de que o Estado brasileiro lançou mão com relativa freqüência.

Sobre a desvalorização, pode-se afirmar que:

I) era extremamente conveniente tanto para o governo federal quanto para os governos estaduais, uma vez que facilitava a obtenção de empréstimos junto às grandes instituições financeiras internacionais.
II) beneficiava primordialmente os setores econômicos ligados à exportação, como por exemplo os cafeicultores, uma vez que, se boa parte de seus compromissos e gastos eram pagos com a moeda nacional, parte significativa de sua renda era realizada em moeda estrangeira.
III) contribuía diretamente para a estagnação e retração do setor industrial, então voltado para a produção de bens de consumo não-duráveis, já que implicava um encarecimento da maquinaria importada, inviabilizando, assim, a renovação e modernização do parque industrial.
IV) provocava aumento do custo de vida da população assalariada, uma vez que muitos dos bens de consumo de primeira necessidade eram importados ou muitas vezes produzidos com matérias-primas adquiridas no estrangeiro.

Indique a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

(A) I.
(B) II e IV.
(C) III e IV.
(D) I, II e III.
(E) Todas.

Resposta: (B) II e IV.
A afirmativa I é incorreta, uma vez que os empréstimos contratados pelos governos federal e estaduais o eram em moeda estrangeira. Contudo, a arrecadação fazia-se em moeda nacional. Logo, a desvalorização desta implicava maiores dificuldades no pagamento daqueles empréstimos.
A afirmativa III está incorreta, pois em momento algum a desvalorização do mil-réis implicou a estagnação e/ou a retração do setor, já que, se por um lado, as máquinas importadas podiam ficar mais caras, por outro encarecia o similar estrangeiro importado, o que protegia a produção nacional.


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27
Analise as afirmativas abaixo, referentes à arte e à cultura no Brasil, entre os séculos XVIII e XX:

I) Ainda que em suas diversas manifestações possam ser percebidos elementos evidenciadores de sua matriz européia, o Barroco assumiu no Brasil colonial feições que lhe conferiram uma identidade própria.
II) A Missão Artística Francesa, aqui chegada em 1816, foi a grande responsável pela introdução do neoclacissismo no Brasil, estilo que influenciou, por exemplo, a produção arquitetônica principalmente na Corte do Rio de Janeiro.
III) O Estado imperial brasileiro, sobretudo durante o 2º Reinado, não promoveu a formulação de uma política cultural, o que o diferenciou do Estado republicano que se caracterizou por diversos incentivos às manifestações artístico-culturais de expressão nacionalista.
IV) O movimento modernista rompeu, tanto no âmbito das artes plásticas quanto no da literatura, com as abordagens temáticas e a estética características da maior parte da produção cultural das décadas anteriores.

Indique a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

(A) I.
(B) II e III.
(C) III e IV.
(D) I, II e IV
(E) Todas.

Resposta: (D) I, II e IV.
Ao contrário do afirmado no item III, o estado imperial brasileiro formulou e implementou ações visando a promover uma produção cultural que contribuísse para a formação e difusão de uma determinada identidade nacional.

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Analise as afirmativas que se seguem, relativas às grandes temáticas que vêm mobilizando o mundo no curso dos últimos 20 anos:

I) O avanço da epidemia de Aids, para além das transformações comportamentais por ela geradas, tem tido um forte impacto sócio-econômico-populacional nas sociedades africanas sul-saarianas.
II) A queda do Muro de Berlim foi um marco simbólico do fim de uma era marcada pela bipolaridade e do início de uma época na qual os Estados Unidos buscam se afirmar cada vez mais como potência hegemônica.
III) As descobertas efetuadas no campo da genética vêm propiciando a abertura de novos horizontes revolucionários para a humanidade, como, por exemplo, no campo da produção de alimentos, ainda que suscite importantes questionamentos éticos.
IV) O advento e a propagação da internet como instrumento de comunicação contribuiu fortemente para conferir maior complexidade e amplitude ao fenômeno da globalização.

Indique a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

(A) IV.
(B) I e II.
(C) II e III.
(D) III e IV.
(E) Todas.

Resposta: (E) Todas.

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"O petróleo é nosso" foi o lema da campanha que empolgou grupos políticos, associações profissionais e organizações diversas no Brasil, entre 1947 e 1953. Sobre esse tema, o episódio e suas motivações, são corretas as afirmativas, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale a opção que apresenta essa exceção.

(A) O petróleo foi foco de importantes disputas no Brasil, porque tornou-se a principal fonte de energia para a indústria contemporânea, devido às transformações tecnológicas mundiais ocorridas desde a segunda metade do século XIX.
(B) A forte correlação entre petróleo e indústria foi de grande importância para a formulação de projetos de desenvolvimento e para as discussões acerca das possibilidades de conquista da soberania econômica brasileira, após a II Guerra Mundial.
(C) Os militares - pelo interesse no desenvolvimento da indústria brasileira, em especial a de armamentos - e os estudantes - pelo engajamento nacionalista - foram dois grupos que participaram ativamente dos debates relativos à regulamentação da exploração do petróleo.
(D) A "Campanha do Petróleo" teve como desdobramento a criação de uma empresa estatal de petróleo _ a Petrobrás.
(E) Se o governo Vargas demonstrou interesse na Petrobrás, o governo de Juscelino Kubitschek foi indiferente à produção de petróleo, preferindo investir nas pesquisas para o desenvolvimento da energia nuclear.

Resposta: (E) Se o governo Vargas demonstrou interesse na Petrobrás, o governo de Juscelino Kubitschek foi indiferente à produção de petróleo, preferindo investir nas pesquisas para o desenvolvimento da energia nuclear.
Uma das principais metas do Plano de Metas de JK relacionava-se com energia, especialmente com a produção de petróleo, que aumentou, entre 1956 e 1960, além das metas estabelecidas.

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No traço de Belmonte, o mundo é a bola em jogo entre Truman e Stalin.
Ilustração de 20-08-46.

Assinale a alternativa na qual se encontra a melhor interpretação do desenho do cartunista brasileiro Belmonte, em relação à situação mundial após a II Guerra Mundial:

(A) O desenho de Belmonte sugere o início da Guerra Fria, caracterizado pelo embate entre o bloco socialista, liderado pela URSS, e o capitalista, liderado pelos EUA, que disputaram, pelas décadas seguintes, o predomínio técnico, militar, econômico e político do mundo.
(B) A guerra se encerrara em 1945, e os principais aliados vitoriosos, EUA (Truman) e URSS (Stalin), estavam discutindo, em conferências internacionais, tratados de paz para a divisão dos territórios dos países derrotados.
(C) O globo do desenho põe em evidência a América do Sul e a África, pois estes seriam os principais focos de disputa entre as grandes potências, já que, neste momento, a divisão européia estava consolidada.
(D) O cartunista brasileiro teria cometido um equívoco, pois o governo inglês havia participado de todas as conferências internacionais, sendo um dos "três grandes". Além disso, a criação da ONU, em 1945, havia deslocado a discussão dos problemas mundiais para esse fórum.
(E) De aliados, na II Guerra Mundial, EUA e URSS transformaram-se em inimigos. Criaram, em 1946, alianças militares opostas (OTAN e Pacto de Varsóvia); dividiram a Alemanha, com a construção do Muro de Berlim; e iniciaram uma guerra localizada na Coréia.


Resposta: (A) O desenho de Belmonte sugere o início da Guerra Fria, caracterizado pelo embate entre o bloco socialista, liderado pela URSS, e o capitalista, liderado pelos EUA, que disputaram, pelas décadas seguintes, o predomínio técnico, militar, econômico e político do mundo.
A alternativa b) não é correta, pois, no momento que Belmonte cria o seu desenho, em 1946, EUA e URSS estavam em pólos opostos, já havendo passado o período das Conferências.
A alternativa c) não é correta, pois América do Sul e África não eram os principais focos das disputas entre os dois blocos.
A alternativa d) não é correta, porque o momento que o desenho quer representar não é o das Conferências de Paz, mas o da bipolaridade entre os blocos capitalista e o socialista.
A alternativa e) não é correta, porque as iniciativas mencionadas nessa alternativa não ocorreram em 1946.

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