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História - Grupo
1
Prova objetiva realizada no dia 12/12/2002
Questões
21
A expansão comercial e marítima, dos séculos
XV e XVI, foi uma experiência de grande impacto no mundo europeu,
pois:
I) possibilitou a exploração das novas
terras descobertas, por intermédio de atividades econômicas
propiciadoras do abastecimento de gêneros agrícolas e metais
preciosos em larga escala.
II) utilizou-se de novas técnicas, possibilitadoras da ampliação
dos conhecimentos náuticos e astronômicos.
III) estimulou a difusão de relatos de cunho etnocêntrico
sobre os povos e terras extra-europeus.
IV) propiciou a paz religiosa entre reformadores e ortodoxos, na medida
em que viabilizou a distribuição desses grupos pelos novos
espaços habitáveis do mundo colonial.
Indique a opção que apresenta as afirmativas
corretas.
(A) I e II.
(B) III e IV.
(C) I, II e III.
(D) II, III e IV.
(E) Todas.
Resposta:
(C) I, II e III.
As alternativas I, II e III estão corretas. A IV está
incorreta, pois a expansão marítima não pacificou
os conflitos religiosos. A Europa Moderna foi palco de inúmeros
desses conflitos.
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A França de Luís XIV (1643-1715), a Inglaterra
durante o reinado da rainha Vitória (1837-1901), a Alemanha do
III Reich (1933-1945) e Portugal após a Revolução
dos Cravos (1974) são exemplos, respectivamente, de:
(A) monarquia absolutista, monarquia parlamentar, república
totalitária, república democrática.
(B) monarquia feudal, monarquia parlamentar, república fascista,
república unipartidária.
(C) monarquia teocrática, monarquia democrática, monarquia
feudal, república fundamentalista.
(D) monarquia feudal, monarquia constitucional, república popular,
república socialista.
(E) monarquia ilustrada, monarquia autoritária, república
despótica, república corporativista.
Indique qual das opções acima apresenta
a afirmativa correta.
Resposta:
(A) monarquia absolutista, monarquia parlamentar, república totalitária,
república democrática.
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Abaixo, encontram-se, corretamente identificadas, características
marcantes da sociedade brasileira desde a Independência até
os dias de hoje, À EXCEÇÃO DE UMA.
Indique a opção que apresenta essa exceção.
(A) Grandes contrastes sócio-econômico-culturais
entre as elites e as camadas populares.
(B) Permanência de mecanismos de hierarquização
e exclusão social.
(C) Alto grau de concentração da propriedade fundiária.
(D) Efetiva exclusão das camadas populares do processo político-decisório.
(E) Forte dependência financeira em relação aos
capitais estrangeiros.
Resposta:
(D) Efetiva exclusão das camadas
populares do processo político-decisório.
A afirmativa d) é incorreta, pois, a Constituição
de 1988, por exemplo, reconhece o direito de voto a todos os brasileiros
maiores de 16, independente de sua escolaridade.
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"Julgamos propícia esta ocasião para afirmar,
como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados
Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição
livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais
ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização
por nenhuma potência européia [...]"
(Mensagem do Presidente dos EUA James Monroe ao Congresso,
1823)
A Doutrina Monroe visava a contestar uma possível
intervenção e recolonização, nas Américas,
pelos governos da Europa da Santa Aliança. Assinale a alternativa
que identifica uma ação ou deliberação do
governo americano, nos últimos dois séculos, que melhor
expressa o princípio acima.
(A) A declaração nacionalista de Abraão Lincoln,
durante a Guerra de Secessão, conclamando a reunião dos
estados do Sul aos estados do Norte.
(B) A defesa dos 14 Pontos, proposta pelo Presidente Wilson, ao fim
da Primeira Guerra Mundial, resguardando o continente americano para
a influência dos EUA.
(C) A defesa da neutralidade do continente americano, no início
da Segunda Guerra Mundial, proclamando a solidariedade continental em
caso de agressão externa.
(D) A criação de um programa de investimentos para a América
Latina, a "Aliança para o Progresso", tendo em vista
a contenção do socialismo, após a Revolução
Cubana.
(E) A convocação do Presidente Bush para os países
americanos se solidarizarem com os EUA, após os ataques às
"torres gêmeas", em 11 de setembro de 2001.
Resposta:
(C) A defesa da neutralidade do continente americano, no início
da Segunda Guerra Mundial, proclamando a solidariedade continental em
caso de agressão externa.
O princípio expresso pela Doutrina Monroe visava a aproximar
os Estados americanos e repudiar uma intervenção extracontinental.
A única alternativa correta que expressa esse princípio
é o da letra C. Desde 1936, os Congressos Panamericanos sugeriam
uma unidade de ação das Américas. Quando a Guerra
eclode na Europa, as Conferências de Chanceleres Americanos, até
1941, pregam a neutralidade e solidariedade.
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Diáspora:
"dispersão coletiva forçada de um grupo religioso
e/ou étnico"
(The Penguin Atlas of Diaspora, 1995)
"dispersão de povos por motivos políticos ou religiosos,
em virtude de perseguição de grupos dominadores intolerantes"
(Dicionário Aurélio)
Abaixo, estão identificadas experiências
históricas que se enquadram nas definições acima,
COM EXCEÇÃO DE UMA. Indique a opção
que apresenta essa exceção.
(A) Com a colonização da Época
Moderna, milhões de negros africanos foram trazidos para as Américas,
aí cultivando valores e tradições comuns.
(B) As constantes situações de seca no nordeste brasileiro
provocaram a migração massiva de nordestinos para as grandes
cidades do sudeste brasileiro.
(C) Uma parcela expressiva da população irlandesa migrou
para os Estados Unidos, no século XIX, devido, entre outros fatores,
ao desemprego, à fome e aos conflitos religiosos que grassavam
na Irlanda.
(D) Os judeus se espalharam pelo mundo, desde a Antigüidade, devido
a expulsões sucessivas promovidas nos territórios que
habitavam.
(E) A criação do Estado de Israel e a Guerra Árabe
israelense, em 1948, inauguraram a dispersão dos palestinos.
Resposta:
(B) As constantes situações de seca no nordeste brasileiro
provocaram a migração massiva de nordestinos para as grandes
cidades do sudeste brasileiro.
A letra não atende as definições do caput
da questão, pois não podemos considerar os nordestinos
um grupo político ou étnico, além do fato do seu
movimento migratório não ter como motivação
perseguições políticas ou religiosas.
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Durante a República Velha (1889-1930), a desvalorização
da moeda nacional em face da moeda estrangeira foi uma prática
de que o Estado brasileiro lançou mão com relativa freqüência.
Sobre a desvalorização, pode-se afirmar
que:
I) era extremamente conveniente tanto para o governo
federal quanto para os governos estaduais, uma vez que facilitava a
obtenção de empréstimos junto às grandes
instituições financeiras internacionais.
II) beneficiava primordialmente os setores econômicos ligados
à exportação, como por exemplo os cafeicultores,
uma vez que, se boa parte de seus compromissos e gastos eram pagos com
a moeda nacional, parte significativa de sua renda era realizada em
moeda estrangeira.
III) contribuía diretamente para a estagnação e
retração do setor industrial, então voltado para
a produção de bens de consumo não-duráveis,
já que implicava um encarecimento da maquinaria importada, inviabilizando,
assim, a renovação e modernização do parque
industrial.
IV) provocava aumento do custo de vida da população assalariada,
uma vez que muitos dos bens de consumo de primeira necessidade eram
importados ou muitas vezes produzidos com matérias-primas adquiridas
no estrangeiro.
Indique a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
(A) I.
(B) II e IV.
(C) III e IV.
(D) I, II e III.
(E) Todas.
Resposta:
(B) II e IV.
A afirmativa I é incorreta, uma vez que os
empréstimos contratados pelos governos federal e estaduais o
eram em moeda estrangeira. Contudo, a arrecadação fazia-se
em moeda nacional. Logo, a desvalorização desta implicava
maiores dificuldades no pagamento daqueles empréstimos.
A afirmativa III está incorreta, pois em momento algum a desvalorização
do mil-réis implicou a estagnação e/ou a retração
do setor, já que, se por um lado, as máquinas importadas
podiam ficar mais caras, por outro encarecia o similar estrangeiro importado,
o que protegia a produção nacional.
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Analise as afirmativas abaixo, referentes à arte e
à cultura no Brasil, entre os séculos XVIII e XX:
I) Ainda que em suas diversas manifestações
possam ser percebidos elementos evidenciadores de sua matriz européia,
o Barroco assumiu no Brasil colonial feições que lhe conferiram
uma identidade própria.
II) A Missão Artística Francesa, aqui chegada em 1816,
foi a grande responsável pela introdução do neoclacissismo
no Brasil, estilo que influenciou, por exemplo, a produção
arquitetônica principalmente na Corte do Rio de Janeiro.
III) O Estado imperial brasileiro, sobretudo durante o 2º Reinado,
não promoveu a formulação de uma política
cultural, o que o diferenciou do Estado republicano que se caracterizou
por diversos incentivos às manifestações artístico-culturais
de expressão nacionalista.
IV) O movimento modernista rompeu, tanto no âmbito das artes plásticas
quanto no da literatura, com as abordagens temáticas e a estética
características da maior parte da produção cultural
das décadas anteriores.
Indique a opção que apresenta a(s) afirmativa(s)
correta(s).
(A) I.
(B) II e III.
(C) III e IV.
(D) I, II e IV
(E) Todas.
Resposta:
(D) I, II e IV.
Ao contrário do afirmado no item III, o estado imperial brasileiro
formulou e implementou ações visando a promover uma produção
cultural que contribuísse para a formação e difusão
de uma determinada identidade nacional.
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Analise as afirmativas que se seguem, relativas às
grandes temáticas que vêm mobilizando o mundo no curso
dos últimos 20 anos:
I) O avanço da epidemia de Aids, para além
das transformações comportamentais por ela geradas, tem
tido um forte impacto sócio-econômico-populacional nas
sociedades africanas sul-saarianas.
II) A queda do Muro de Berlim foi um marco simbólico do fim de
uma era marcada pela bipolaridade e do início de uma época
na qual os Estados Unidos buscam se afirmar cada vez mais como potência
hegemônica.
III) As descobertas efetuadas no campo da genética vêm
propiciando a abertura de novos horizontes revolucionários para
a humanidade, como, por exemplo, no campo da produção
de alimentos, ainda que suscite importantes questionamentos éticos.
IV) O advento e a propagação da internet como instrumento
de comunicação contribuiu fortemente para conferir maior
complexidade e amplitude ao fenômeno da globalização.
Indique a opção que apresenta a(s) afirmativa(s)
correta(s).
(A) IV.
(B) I e II.
(C) II e III.
(D) III e IV.
(E) Todas.
Resposta:
(E) Todas.
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"O petróleo é nosso" foi o lema da
campanha que empolgou grupos políticos, associações
profissionais e organizações diversas no Brasil, entre
1947 e 1953. Sobre esse tema, o episódio e suas motivações,
são corretas as afirmativas, À EXCEÇÃO
DE UMA. Assinale a opção que apresenta essa exceção.
(A) O petróleo foi foco de importantes disputas
no Brasil, porque tornou-se a principal fonte de energia para a indústria
contemporânea, devido às transformações tecnológicas
mundiais ocorridas desde a segunda metade do século XIX.
(B) A forte correlação entre petróleo e indústria
foi de grande importância para a formulação de projetos
de desenvolvimento e para as discussões acerca das possibilidades
de conquista da soberania econômica brasileira, após a
II Guerra Mundial.
(C) Os militares - pelo interesse no desenvolvimento da indústria
brasileira, em especial a de armamentos - e os estudantes - pelo engajamento
nacionalista - foram dois grupos que participaram ativamente dos debates
relativos à regulamentação da exploração
do petróleo.
(D) A "Campanha do Petróleo" teve como desdobramento
a criação de uma empresa estatal de petróleo _
a Petrobrás.
(E) Se o governo Vargas demonstrou interesse na Petrobrás, o
governo de Juscelino Kubitschek foi indiferente à produção
de petróleo, preferindo investir nas pesquisas para o desenvolvimento
da energia nuclear.
Resposta:
(E) Se o governo Vargas demonstrou interesse na Petrobrás, o
governo de Juscelino Kubitschek foi indiferente à produção
de petróleo, preferindo investir nas pesquisas para o desenvolvimento
da energia nuclear.
Uma das principais metas do Plano de Metas de JK relacionava-se
com energia, especialmente com a produção de petróleo,
que aumentou, entre 1956 e 1960, além das metas estabelecidas.
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No traço de Belmonte, o mundo é a bola
em jogo entre Truman e Stalin.
Ilustração de 20-08-46.
Assinale a alternativa na qual se encontra a melhor
interpretação do desenho do cartunista brasileiro Belmonte,
em relação à situação mundial após
a II Guerra Mundial:
(A) O desenho de Belmonte sugere o início da
Guerra Fria, caracterizado pelo embate entre o bloco socialista, liderado
pela URSS, e o capitalista, liderado pelos EUA, que disputaram, pelas
décadas seguintes, o predomínio técnico, militar,
econômico e político do mundo.
(B) A guerra se encerrara em 1945, e os principais aliados vitoriosos,
EUA (Truman) e URSS (Stalin), estavam discutindo, em conferências
internacionais, tratados de paz para a divisão dos territórios
dos países derrotados.
(C) O globo do desenho põe em evidência a América
do Sul e a África, pois estes seriam os principais focos de disputa
entre as grandes potências, já que, neste momento, a divisão
européia estava consolidada.
(D) O cartunista brasileiro teria cometido um equívoco, pois
o governo inglês havia participado de todas as conferências
internacionais, sendo um dos "três grandes". Além
disso, a criação da ONU, em 1945, havia deslocado a discussão
dos problemas mundiais para esse fórum.
(E) De aliados, na II Guerra Mundial, EUA e URSS transformaram-se em
inimigos. Criaram, em 1946, alianças militares opostas (OTAN
e Pacto de Varsóvia); dividiram a Alemanha, com a construção
do Muro de Berlim; e iniciaram uma guerra localizada na Coréia.
Resposta:
(A) O desenho de Belmonte sugere o início da Guerra Fria,
caracterizado pelo embate entre o bloco socialista, liderado pela URSS,
e o capitalista, liderado pelos EUA, que disputaram, pelas décadas
seguintes, o predomínio técnico, militar, econômico
e político do mundo.
A alternativa b) não é correta, pois, no momento que Belmonte
cria o seu desenho, em 1946, EUA e URSS estavam em pólos opostos,
já havendo passado o período das Conferências.
A alternativa c) não é correta, pois América do
Sul e África não eram os principais focos das disputas
entre os dois blocos.
A alternativa d) não é correta, porque o momento que o
desenho quer representar não é o das Conferências
de Paz, mas o da bipolaridade entre os blocos capitalista e o socialista.
A alternativa e) não é correta, porque as iniciativas
mencionadas nessa alternativa não ocorreram em 1946.
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