Licenciaturas
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Livro "Experiências na formação de professores: cinco anos do PIBID PUC-Rio"
“A ideia de publicar o livro Experiências na formação de professores: cinco anos do PIBID/ PUC-Rio surgiu como forma de registrar a trajetória das Licenciaturas da PUC-Rio no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subvencionado pela Capes”, conta a professora Maria Rita Passeri Salomão.
Constituído a partir de relatos de experiências sobre a iniciação à docência em cada uma das Licenciaturas na PUC-Rio – Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras Inglês, Letras Português e Pedagogia – e sua relação com a escola básica, o livro, para ela, “representa o trabalho de uma equipe coesa que acredita na formação de professores e a ela se dedica com seriedade”.
A publicação se inicia com o capítulo: Quem conta nossa história, em que são apresentadas a equipe que compõe, hoje, o PIBID/PUC-Rio, e as unidades escolares que recebem os bolsistas. O capítulo seguinte é destinado à apresentação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subsidiado pela CAPES, e sua implementação na PUC-Rio desde o Edital nº 11/2012. “Abordamos a adesão da PUC-Rio ao Programa, a implantação dos diversos subprojetos, sua articulação com o Sistema Público e os impactos nas Licenciaturas”, informa a coordenadora.
De acordo com Maria Rita, em cada capítulo, é possível conhecer o trabalho desenvolvido pelos subprojetos nas unidades escolares municipais e estaduais com as quais o PIBID/PUC-Rio estabeleceu parceria. Cada coordenador de área descreve o seu subprojeto, a metodologia utilizada e as atividades criadas de acordo com o foco de cada área, abrangendo da Educação Infantil ao Ensino Médio.
— Reservamos um capítulo para citar e homenagear alunos, professores-supervisores, coordenadores de área e unidades escolares que participaram do Programa em algum tempo, desde o seu início na PUC-Rio, dando a sua contribuição. Esperamos que os relatos apresentados estimulem, cada vez mais, professores e alunos das diversas licenciaturas a buscar uma formação eficaz, e que as escolas parceiras possam usufruir dos resultados obtidos ao longo desses cinco anos de PIBID/PUC-Rio.