Licenciaturas
Residência Pedagógica


Institucional
O Programa de Residência Pedagógica da Capes é uma das iniciativas da Política Nacional de Formação de Professores que tem por objetivo promover o aprimoramento da formação prática nos cursos de licenciatura, ao possibilitar a imersão do licenciado na escola de educação básica, na segunda metade do curso, de modo que ofereça ao futuro professor condições para desenvolver competências para uma educação de qualidade.
Profª Maria Cristina Guimarães de Góes Monteiro
Coordenadora Institucional do Programa de RP/PUC-Rio
Contatos e Localização:
Ed. Amizade - Ala kennedy, 2º andartel: 3527-1137 / 3527-1138
e-mail: residenciapedagogica@puc-rio.br
O Programa de Residência Pedagógica
O Programa de Residência Pedagógica da Capes, uma iniciativa da Política Nacional de Formação de Professores, busca intensificar a dimensão prática nos cursos de licenciatura. O Programa possibilita a imersão do licenciando em uma unidade escolar a partir do 5º período do curso, promovendo o seu aprimoramento como professor da Escola Básica.
Entre as atividades contempladas pelo RP, estão a ambientação na escola, a regência em sala de aula, a participação em eventos na escola, além da socialização, na universidade, das vivências e entendimentos da prática docente. Todas essas atividades se realizam, conjuntamente, pelo grupo de residentes, preceptores (professores da unidade escolar) e docentes orientadores (professores da IES).
São objetivos do Programa de Residência Pedagógica:
- Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias;
- Induzir a reformulação da formação prática nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica;
- Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores;
- Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O Programa de Residência Pedagógica na PUC-Rio
A PUC-Rio busca a excelência na pesquisa, no ensino e na extensão para a formação de profissionais reflexivos, competentes, habilitados ao pleno desempenho de suas funções. É nesse contexto, portanto, que os cursos de Licenciatura oferecidos na Universidade se organizam e se desenvolvem, acreditando que a formação do licenciando deve ser articulada a uma prática docente sempre tratada de forma crítica e reflexiva.
O Projeto Institucional de Residência Pedagógica da PUC-Rio, alinhado com os valores da Universidade, vem estabelecer-se como espaço para o diálogo interdisciplinar, para a interlocução com a sociedade, tendo em vista as demandas, os anseios e as necessidades dos cidadãos. Acreditamos que a docência já traz intrinsicamente esses valores, constituindo-se como meio propício à troca de experiências e saberes entre todos os participantes do processo pedagógico, ampliando vivências e conhecimento de realidades variadas. O Programa de Residência Pedagógica, como política de incentivo, aprimoramento e valorização da formação inicial de professores vem ao encontro de tais princípios e integra-se a esse cenário.
Nesse sentido, o Projeto de RP da PUC-Rio compreende o estágio curricular como uma atividade ampla, investigativa e exploratória, que estimule a consciência social e priorize a formação do licenciando e de seus futuros alunos como agentes transformadores da sociedade (Freire, 1970). É primordial desenvolver o trabalho de formação docente voltado para a construção da autonomia profissional, para o respeito mútuo, para a tolerância, para a ética. É fundamental garantir uma atitude reflexiva permanente na prática da docência para que se possa contribuir, efetivamente, para a qualidade de vida das próximas gerações, para a igualdade de oportunidades e de justiça social.
A PUC-Rio participa do Programa de Residência Pedagógica desde o primeiro edital – Edital Capes nº 06/2018, integrando o programa com o curso de Licenciatura em Letras, no componente curricular Língua Portuguesa. A participação da Universidade no segundo edital do RP – Edital Capes nº 01/2020 é ampliada, com atuação em três subprojetos: História, Língua Portuguesa e Pedagogia.
Galeria
→ Fotos










→ Vídeo