Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Licenciaturas

PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Edital CAPES nº 02/2020
Subprojetos e Unidades Escolares

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência representa uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para educação básica e fortalece a integração entre a universidade e a escola básica trazendo devolutivas para os cursos de formação de professores. A PUC-Rio está inserida no programa desde 2012 e considera que a experiência desenvolvida ao longo dos anos tem sido fundamental e transformadora no processo de formação de professores.

A PUC-Rio oferece 08 cursos de Licenciaturas, a saber: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras-Inglês, Letras-Português e Pedagogia.

O Projeto Institucional do PIBID/PUC-Rio está estruturado de acordo com os princípios e características da iniciação à docência previstos no Edital CAPES nº 02/2020, atualizando e buscando dar continuidade às ações que vinham sendo desenvolvidas em editais anteriores. Procura articular a formação inicial com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial de Professores para Educação Básica.

Leva em consideração também o Plano de Desenvolvimento Institucional da PUC-Rio 2018/2020, que estimula o desenvolvimento de práticas pedagógicas por meio das quais seus alunos obtenham uma formação para a sociedade de conhecimento, inseridos em uma sociedade globalizada.


Subprojeto Interdisciplinar Biologia e Ciências Sociais

O subprojeto Interdisciplinar Biologia e Ciências Sociais visa fortalecer o fazer científico na escola com práticas que nutram nos alunos a curiosidade sobre causas/efeitos de fenômenos sócio naturais, apresentando o instrumental oferecido pelas áreas para explicá-los.


Subprojeto de Geografia

O subprojeto de Geografia tem como objetivo geral o desenvolvimento de estratégias diversas e inovadoras voltadas à formação de professores críticos e autônomos, capazes de colaborar para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil.


Subprojeto de História

O subprojeto de História parte do diálogo entre os saberes historiográficos e pedagógicos na Universidade e na Escola, e possibilitam que sejam desenvolvidas competências e habilidades fundamentais na formação inicial de professores, em particular na área de História, tendo como referências a BNCC, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para Educação Básica e a BNC-Formação, que conduzem às três dimensões fundamentais na ação docente.


Subprojeto Interdisciplinar Letras Inglês e Português

O subprojeto Interdisciplinar Letras Português e Inglês visa promover, de forma interdisciplinar e multidisciplinar, práticas de multiletramentos em língua portuguesa e em língua inglesa, articulando esses componentes curriculares e tomando como referencial a BNCC.


Subprojeto de Pedagogia

O subprojeto de Pedagogia trata do ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pretende-se que as bolsistas de iniciação à docência observem, analisem e desenvolvam práticas pedagógicas voltadas para a construção do conhecimento histórico a partir do estudo teórico sobre noções temporais, memória e educação patrimonial.