Licenciaturas
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Edital CAPES nº 07/2018
Núcleos Multidisciplinares e Unidades Escolares
Subprojeto Multidisciplinar PUC-Rio:
O PIBID/PUC-Rio apresenta um Subprojeto Multidisciplinar, estruturado em três núcleos, com os seguintes componentes curriculares: Ciências Sociais e Geografia constituindo um núcleo, História e Filosofia, o segundo e Letras e Pedagogia, o terceiro.
O programa busca desenvolver a formação profissional, integrando, multidisciplinarmente, os componentes curriculares dos cursos de licenciatura e desenvolvendo estratégias voltadas para a formação do professor e a melhoria da qualidade do ensino na escola básica. Contribui também para a valorização do magistério, desenvolvendo ações teóricas e práticas em perspectiva interdisciplinar com vistas à aquisição de conhecimentos sobre o mundo físico, cultural, social e digital contemporâneo.
- Coordenadora Institucional:
- Maria Rita Passeri Salomão
- Núcleo Multidisciplinar: Ciências Sociais e Geografia
- Ana Paula Soares Carvalho
Rejane Cristina de Araújo Rodrigues
- Núcleo Multidisciplinar: Filosofia e História
- Edgar de Brito Lyra Netto
Iamara da Silva Viana
Juçara da Silva Barbosa de Mello
- Núcleo Multidisciplinar: Letras Inglês, Português e Pedagogia
- Adriana Nogueira Accioly Nóbrega
Inês Kayon de Miller
Patrícia Coelho Da Costa
- Consultor Técnico:
- Ilmar Rohloff de Mattos
- Equipe de apoio Pibid PUC-Rio:
- Guilherme Félix
Olívia Balaguer
Núcleo Multidisciplinar: Ciências Sociais e Geografia
- Coordenadores de área:
- Ciências Sociais:
Ana Paula Soares Carvalho - Geografia:
Rejane Cristina de Araújo Rodrigues - Unidades Escolares e Professores Supervisores:
- Ciências Sociais:
- Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral
Professor Supervisor: Victor Nigro Fernandes Solis
- Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral
- Geografia:
- Colégio Estadual André Maurois
Professor Supervisor: Guilherme Robson da Silva - Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório
Escola Municipal George Pfisterer
Professora Supervisora: Luana Ferreira Correia
- Colégio Estadual André Maurois
- Alunos bolsistas e voluntários de iniciação à docência:
- Ciências Sociais:
Anna Sarah Alverca Quintino Alves
Daniel Reis de Moraes
Edson de Souza
Ezequias Jagge Teixeira
Héber Roza Pinto
Laís Santos de Oliveira
Leonardo e Silva Ventura
Lucas Gabriel Cândido de Jesus
Mateus Sanches Duarte
Pedro Monteiro Cheuiche
Vagner de Carvalho Silva - Geografia:
Amanda Ramalho de Souza
Diego Januário Barros
Emanuele Carvalho da Silva
Fábio Lucas Tavares
Flávia Fabiane Gomes da Silva
Gabriella Rosa Maciel Gomes
Guilherme Hermann Kaden Durao
Helder Farias Pereira
Hugo Gerônimo Reboledo Scianca
Isabela Peluso Cid
Letícia Oliveira Rocha
Letícia Silva Oliveira
Luan da Silva Costa
Luisa Firmino de Sousa
Marina Mello Haikal
Nicole Pacheco Lepore
Pamella Pires Teixeira
Patrick de Lima Faria das Chagas
Paula Marcal Pinto de Almeida
Raphael Cardoso dos Reis
Rodrigo Otávio de Almeida Pinto
Thalia Rego da Silva Dias
Vitória Laís Santos da Cruz
O núcleo multidisciplinar de Ciências Sociais e Geografia do PIBID da PUC-Rio atua em turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de três escolas estaduais do Rio de Janeiro. Os licenciandos de Geografia atuam na Escola Municipal Georg Pfisterer, atendendo a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e no Colégio Estadual André Maurois, com turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio. No Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral atuam os licenciandos em Ciências Sociais no âmbito da disciplina de Sociologia. Seguindo o planejamento proposto, alunos e professores envolvidos no PIBID desenvolvem atividades como o levantamento e análise de dados sobre a realidade escolar, organização e implementação de projetos didáticos, a análise e proposição de recursos didáticos e metodologias de ensino adequados aos propósitos do projeto, participação no planejamento escolar, preparação de aulas e organização de trabalhos de campo. A ênfase do grupo recai sobre o necessário reforço quanto ao papel formativo das duas disciplinas para a formação de cidadãos críticos, ativos, participativos e conscientes do seu papel na transformação social. Além disso, são desenvolvidas atividades que, indo ao encontro da legislação sobre ensino da história afro-brasileira e indígena, visam uma educação antirracista e que reconhece e valoriza a diversidade.
Núcleo Multidisciplinar: Filosofia e História
- Coordenadores de área:
- Filosofia:
Edgar de Brito Lyra Netto - História:
Iamara da Silva Viana
Juçara da Silva Barbosa de Mello - Unidades Escolares e Professores Supervisores:
- Filosofia:
- Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral
Professor Supervisor: Eycles Luiz Amorim de Souza
- Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral
- História:
- Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório
Escola Municipal Manoel Cícero
Professoras Supervisoras: Gabriela Cordeiro Buscácio | Luciana Martins Castro | Maria Ligia Rosa Carvalho
- Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório
- Alunos bolsistas e voluntários de iniciação à docência:
- Filosofia:
Avner Coutinho Naime
Bernardo Lucas Piñon de Manfredi
Gabriel Figueiredo Lopes
Geraldo Luiz de Carvalho Pereira Jr
Giovanna Moraes Mello
Lucas dos Santos Silva Rezende
Maria Antonia Araújo dos Santos
Matheus Silva de Souza
Mayara Silveira Madalena de Lira
Messias Silva de Oliveira
Pedro Luis Sydenstricker Alvares
Roberta Alexsandra Alves da Silva
Victória Lacerda de Magalhães - História:
Ana Clara de Paiva Cardoso
Ana Luiza Valente M. D. de Lacerda
André Vilaça Guerra Monteiro
Ariel Portes da Rosa Nascimento
Beatriz Ferreira de Carvalho
Daniel Ferreira Bostrom
Eduardo Fernandes de Lira
Giovana Rueda Barbosa
Isadora de Albuquerque da Silva
Izabela Teodozio dos Santos
Jamile Francisca da Silva
Joana Mendes Oliveira
João Vitor Gomes Lima de Oliveira
Juliana Luiza Moreira de Oliveira
Kamilla do Espírito Santo Campos
Luiz Gustavo de Moura Cavalcante
Marcelus Mendes Ferreira Zampier
Maria Ligia Rosa Carvalho
Michelle Ramos de Oliveira
Rodrigo da Silva Abreu Barreto
Tamires Gonçalves da Silva
Thaiany Izídio de Araújo
Tomas Cortes Bartholo
Valdemar Cândido Vargas
O núcleo multidisciplinar de Filosofia e História da PUC-Rio trabalha antes de tudo pela formação docente e pela valorização do magistério. Seus bolsistas desenvolvem ações teóricas e práticas, em perspectiva disciplinar e multidisciplinar, a fim de promover a aquisição de conhecimentos abrangentes e complexos sobre o mundo físico, cultural, social, político e digital, sendo finalidade comum a ambos os componentes curriculares o estímulo a um pensamento crítico que capacite os licenciandos a atitudes criativas, renovadas, que, todavia, não deixem de considerar práticas já consolidadas e comprovadamente eficazes. Centralmente incluídas nesses esforços estão a construção e familiarização com as metodologias necessárias a fundamentação pedagógica e didática das ações levadas a termo. Por meio de práticas diversas, individuais e coletivas, no ambiente universitário e nas unidades escolares, enfim, tendo como referência as propostas acadêmicas dos respectivos cursos de licenciatura e o projeto político pedagógico das escolas, ainda as orientações gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada licenciando deverá se tornar capaz de narrar uma, várias, muitas experiências vividas por homens e mulheres em tempos e lugares diversos.
Núcleo Multidisciplinar: Letras Inglês, Letras Português e Pedagogia
- Coordenadores de área:
- Letras Inglês:
Inês Kayon de Miller - Letras Português:
Adriana Nogueira Accioly Nóbrega - Pedagogia:
Patrícia Coelho da Costa - Unidades Escolares e Professores Supervisores:
- Letras Inglês:
- Escola Municipal São Tomás de Aquino
Professora Supervisora: Walewska Gomes Braga - Letras Português:
- Escola Municipal São Tomás de Aquino
Professores Supervisores: Alexandre Oliveira de Souza | Leila de Lima
- Escola Municipal São Tomás de Aquino
- Pedagogia:
- Escola Municipal Sergio Vieira de Mello
Professora Supervisora: Vera Lúcia Freitas dos Santos
- Escola Municipal Sergio Vieira de Mello
- Alunos bolsistas e voluntários de iniciação à docência:
- Letras Inglês:
Alexia de Souza Moscoso
Amanda da Silva Santos
Clara Sales da Silva
Flávia Heringer de Souza
Giulia Vianna Vetromille Ribeiro
Henrique Lopes Gallo
Lucas Borba Machado
Luiz Felipe Albano da Silva
Maria Clara Castro da Silva
Mariana Resende de Paiva
Marinalva Ana de Araújo Costa
Matheus Monteiro Avelino
Nadia Maria da Costa
Patrinny dos Santos Dias
Rebecca Paschoal Holanda
Suzane dos Santos Moutta - Letras Português:
Allana Debora Angélica Rozendo
Andréia da Silva Souza
Atos Edwin Pereira da Silva Lucas
Camilla Josy Monteiro Lack Silva
Cateline Silva dos Santos
Fernanda de Oliveira Salgado
Jamilson Souza Soares
Mariane Cândida Francisco Lourenço da Paixão
Nathália dos Santos Gouveia
Thainá Rodrigues da Silva
Thiago Pereira da Silva
Vitor Azevedo Abou Mourad - Pedagogia:
Ana Cristina de Jesus Conceição Dias
Emmilly Santos Araújo Leonardo
Fernanda Giulia Costa Machado
Fernanda Gusmão Coelho
Gabriela Silva dos Santos
Ingrid Cristina Faustino Marinho
Isabela Inácio Xavier de Brito
Jaqueline Alves Vargas Soares
Juliana Pontes dos Santos Ribeiro
Letícia Vitória Diniz Pereira da Conceição
Maria Eduarda de Souza André
Maria Vitória Mariz May Carmo
Natália Falcão Batista
Nathaly Lima Sales
Priscilla Maria Mello de Souza Serafim
Tamara Oliveira Vieira
Tarsila Gomes Nascimento
Viviane dos Santos Silva
O Núcleo Multidisciplinar Multiletramentos e Práticas Interdisciplinares no Ensino Fundamental, que integra de forma interdisciplinar os cursos de Letras-Português, Letras-Inglês e Pedagogia, objetiva articular parcerias Universidade-Escola, buscando construir relações transformadoras para ambas as instituições. Para as Licenciaturas, o subprojeto oferece a possibilidade de ampliar o conhecimento e o entendimento de licenciandos a respeito do cotidiano escolar de escolas públicas. Para as escolas, representa a possibilidade de abertura de espaços de reflexão sobre a prática docente, assim como sobre canais de atualização pedagógica. Para os supervisores, significa a oportunidade de diálogo com a universidade e o estímulo ao aprimoramento de sua prática pedagógica. Para os alunos das escolas, a parceria não só garante a melhoria do processo ensino-aprendizagem, mas também contribui para que eles percebam nos licenciandos a possibilidade de acesso ao ensino superior e à cidadania.