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Licenciaturas

PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Edital CAPES nº 07/2018
Núcleos Multidisciplinares e Unidades Escolares

Subprojeto Multidisciplinar PUC-Rio:

O PIBID/PUC-Rio apresenta um Subprojeto Multidisciplinar, estruturado em três núcleos, com os seguintes componentes curriculares: Ciências Sociais e Geografia constituindo um núcleo, História e Filosofia, o segundo e Letras e Pedagogia, o terceiro.

O programa busca desenvolver a formação profissional, integrando, multidisciplinarmente, os componentes curriculares dos cursos de licenciatura e desenvolvendo estratégias voltadas para a formação do professor e a melhoria da qualidade do ensino na escola básica. Contribui também para a valorização do magistério, desenvolvendo ações teóricas e práticas em perspectiva interdisciplinar com vistas à aquisição de conhecimentos sobre o mundo físico, cultural, social e digital contemporâneo.


Núcleo Multidisciplinar: Ciências Sociais e Geografia

O núcleo multidisciplinar de Ciências Sociais e Geografia do PIBID da PUC-Rio atua em turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de três escolas estaduais do Rio de Janeiro. Os licenciandos de Geografia atuam na Escola Municipal Georg Pfisterer, atendendo a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e no Colégio Estadual André Maurois, com turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio. No Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral atuam os licenciandos em Ciências Sociais no âmbito da disciplina de Sociologia. Seguindo o planejamento proposto, alunos e professores envolvidos no PIBID desenvolvem atividades como o levantamento e análise de dados sobre a realidade escolar, organização e implementação de projetos didáticos, a análise e proposição de recursos didáticos e metodologias de ensino adequados aos propósitos do projeto, participação no planejamento escolar, preparação de aulas e organização de trabalhos de campo. A ênfase do grupo recai sobre o necessário reforço quanto ao papel formativo das duas disciplinas para a formação de cidadãos críticos, ativos, participativos e conscientes do seu papel na transformação social. Além disso, são desenvolvidas atividades que, indo ao encontro da legislação sobre ensino da história afro-brasileira e indígena, visam uma educação antirracista e que reconhece e valoriza a diversidade.


Núcleo Multidisciplinar: Filosofia e História

O núcleo multidisciplinar de Filosofia e História da PUC-Rio trabalha antes de tudo pela formação docente e pela valorização do magistério. Seus bolsistas desenvolvem ações teóricas e práticas, em perspectiva disciplinar e multidisciplinar, a fim de promover a aquisição de conhecimentos abrangentes e complexos sobre o mundo físico, cultural, social, político e digital, sendo finalidade comum a ambos os componentes curriculares o estímulo a um pensamento crítico que capacite os licenciandos a atitudes criativas, renovadas, que, todavia, não deixem de considerar práticas já consolidadas e comprovadamente eficazes. Centralmente incluídas nesses esforços estão a construção e familiarização com as metodologias necessárias a fundamentação pedagógica e didática das ações levadas a termo. Por meio de práticas diversas, individuais e coletivas, no ambiente universitário e nas unidades escolares, enfim, tendo como referência as propostas acadêmicas dos respectivos cursos de licenciatura e o projeto político pedagógico das escolas, ainda as orientações gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada licenciando deverá se tornar capaz de narrar uma, várias, muitas experiências vividas por homens e mulheres em tempos e lugares diversos.


Núcleo Multidisciplinar: Letras Inglês, Letras Português e Pedagogia

O Núcleo Multidisciplinar Multiletramentos e Práticas Interdisciplinares no Ensino Fundamental, que integra de forma interdisciplinar os cursos de Letras-Português, Letras-Inglês e Pedagogia, objetiva articular parcerias Universidade-Escola, buscando construir relações transformadoras para ambas as instituições. Para as Licenciaturas, o subprojeto oferece a possibilidade de ampliar o conhecimento e o entendimento de licenciandos a respeito do cotidiano escolar de escolas públicas. Para as escolas, representa a possibilidade de abertura de espaços de reflexão sobre a prática docente, assim como sobre canais de atualização pedagógica. Para os supervisores, significa a oportunidade de diálogo com a universidade e o estímulo ao aprimoramento de sua prática pedagógica. Para os alunos das escolas, a parceria não só garante a melhoria do processo ensino-aprendizagem, mas também contribui para que eles percebam nos licenciandos a possibilidade de acesso ao ensino superior e à cidadania.