Licenciaturas
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Edital CAPES nº 61/2013
- Coordenadora Institucional:
- Maria Rita Passeri Salomão
- Coordenadora de Gestão:
- Maria Cristina Guimarães de Góes Monteiro
- Coordenadores do Subprojeto de Ciências Sociais:
- Ana Paula Soares Carvalho
Luiz Fernando Almeida Pereira - Coordenador do Subprojeto de Filosofia:
- Edgar de Brito Lyra Netto
- Coordenadores do Subprojeto de Geografia:
- João Luiz de Figueiredo Silva
Rejane Cristina de Araújo Rodrigues - Coordenador do Subprojeto de História:
- Ilmar Rohloff de Mattos
- Coordenadoras do Subprojeto de Letras-Inglês:
- Adriana Nogueira Accioly Nóbrega
Inês Kayon de Miller - Coordenadora do Subprojeto de Letras-Português:
- Beatriz de Castro Barreto
- Coordenadoras do Subprojeto de Pedagogia:
- Maria Luiza Canedo Queiroz Da Silva
Patrícia Coelho Da Costa
Zena Winona Eisenberg - Apoio Pibid PUC-Rio:
- Alexandra Ancora
Angélica Alves
Guilherme Félix
Olívia Balaguer
Subprojetos e Unidades Escolares – Subprojeto de Ciências Sociais
- Coordenadora:
- Ana Paula Soares Carvalho e Luiz Fernando Almeida Pereira
- Unidades Escolares:
- Colégio Estadual Professor Antônio Maria Teixeira Filho e Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral
- Professores Supervisores:
- Verena Giglio de Medeiros e Victor Nigro Fernandes Solis
- Alunos bolsistas de iniciação à docência:
- Alessandra Pereira, Andrezza Pereira De Souza, Angélica Andrade Castello Branco, Bruno Da Costa Abreu, Bruno Da Costa Abreu, Bruno Silva Teixeira, Caio Mendes Muniz, Camila Brito De Souza, Camila Brito De Souza, Camila Brito De Souza, Emilio Machado Bouzan, Gabriel Holliver Souza Costa, Heitor Schmid Zaghetto Gama, Ivanildo Carvalho Dos Santos, Juliana De Paula Rodrigues, Juliana Moreira Da Silva, Leonardo E Silva Ventura, Luana Da Costa Fonseca, Lucas Machado De Morais Lima, Maria Isabel Carvalho De Oliveira, Mariana Lopes Heleno, Milena Da Silva Pereira, Namibia Rodrigues, Phelipe De Queiroz Pasquetti, Rhayane Barbosa De Castro Rodrigues, Robson Martins Fontes, Sara De Oliveira Brum, Tatiana Dos Santos Araujo, Vinicius Martins Melo, Yago Reis De Rezende Correa e Yeza Cardoso Lojo.
A obrigatoriedade do ensino da Sociologia no Ensino Médio trouxe oportunidades para novas experiências pedagógicas nos cursos de Ciências Sociais. A prática de ensino em Ciências Sociais, desenvolvida no Departamento de Ciências Sociais PUC-Rio, fornece aos licenciandos um cabedal de conhecimento capaz de torná-los bons professores no que diz respeito à reflexão sobre a transmissão de conceitos, sobre as ferramentas teórico-metodológicas e sobre as estratégias pedagógicas. Seguindo essa orientação, desenvolve-se, em parceria com o Colégio Estadual Professor Antônio Maria e o Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral, o subprojeto de Ciências Sociais com foco na reflexão sobre a forma de transmitir, aos alunos do Ensino Médio, os conceitos fundamentais, as ferramentas teórico-metodológicas e também as estratégias pedagógicas envolvidas no processo de construção da prática da sociologia. Tais estratégias possibilitam, ao aluno desse segmento de ensino, compreender a Sociologia como um campo de conhecimento fundamental na percepção da conexão das mudanças operadas na vida cotidiana com os processos mais amplos da vida social.
Subprojetos e Unidades Escolares – Subprojeto de Filosofia
- Coordenador:
- Edgar de Brito Lyra Netto
- Unidades Escolares:
- Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral e Colégio Estadual Visconde de Cairu
- Professores Supervisores:
- Eycles Luiz Amorim De Souza, Jorge Quintas, Luís Alberto Bastos Cabral e Marcelly Franca Brandao De Carvalho.
- Alunos bolsistas de iniciação à docência:
- Agostinho Lafaiete Rodrigues, Alan Torres Da Cruz, André Gustavo Dias Lycurgo, Artur Martins Silva, Avner Coutinho Naime, Claudia Monteiro Passos, Daniel Rodrigues Braz, David Lucas Santos Cavalcante, Elenirce Melo Cardoso, France Nunes De Lima, Guinter Butzke, Kira Pinto Mury Alves, Kleber De Jesus Da Silva, Leonardo Luís Costa E Silva Giorno, Marcia Alves De Souza, Marcia Da Silva Ferreira, Marcos Paulo Ramos Vieira, Mario Vinicius Ferraz Silveira, Miguel Angelo Castelo Gomes, Priscilla Basílio Dos Santos, Rafael Da Silva, Reinan Do Nascimento Rebouças, Rodrigo Da Silva Rodrigues, Tarcísio Saldanha Da Silva, Thiago Pamplona De Sa Pimentel, William Bezerra Cavalcanti Filho e Yan Piorno.
O subprojeto PIBID/PUC de Filosofia manteve produtiva parceria com Colégio Estadual Visconde de Cairu entre 2012 e 2016. O trabalho se desenvolveu, desde o começo, com centro na realização de projetos filosóficos de interesse dos alunos. Pesquisas qualitativas refeitas a cada ano permitiam identificar focos temáticos a partir dos quais se definia título para a Semana de Filosofia do ano. Caminhando em paralelo com as aulas, os temas eram desenvolvidos pelas turmas junto com os professores supervisores e bolsistas. Quatro eventos foram realizados: Faces Filosóficas da Violência (2013), Eleição para a Presidência de Cairópolis (2014), Filosofia e Tecnologia (2015) Escola com Sentido (2016), todos com muito êxito. Vale ressaltar que, inclusive após a realização das “semanas”, as repercussões seguiam sendo aproveitadas como motivação e referência nas aulas. O ano de 2017 se iniciou com a notícia da aposentadoria do professor supervisor Luis Alberto Cabral, figura importante no grupo desde 2014. Era também hora de buscar nova parceria, que diversificasse a experiência do subprojeto. O Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral e seu professor de filosofia Eycles de Souza se afiguraram como escolha acertada. A direção do colégio – formador de “normalistas” – tem se mostrado muito interessada no trabalho, e o diálogo com o novo supervisor vem sendo muito produtivo. Abre ainda a possibilidade de diálogo com PIBID/PUC de Ciências Sociais, que há mais tempo tem o CE Ignácio Amaral como parceiro. As expectativas são as melhores.
Subprojetos e Unidades Escolares – Subprojeto de Geografia
- Coordenadores:
- João Luiz de Figueiredo Dias e Rejane Cristina de Araújo Rodrigues
- Unidade Escolar:
- Escola Municipal George Pfisterer
- Professores Supervisores:
- Claudia Andrea Lafayette Pinto, Cristovam De Andrade Fontes, Fabio Rodrigues Pereira, Guilherme Robson Da Silva, Luana Ferreira Correia, Nelmo Paes e Ricardo Gomes Pimenta.
- Alunos bolsistas de iniciação à docência:
- Barbara Ramos Medeiros, Beatriz Da Silva Gomes, Bianca De Souza Ambrósio, Brenda Fernandes Cadime De Araujo, Bruna Neres Do Nascimento, Bruno Ramos Soares, Camila Brito De Souza, Carla Lassery Simi, Christiane De Araujo, Claudinei Ricardo Dos Santos Dias, Daniel Oliveira Dos Santos, Diego De Castro Souza, Diego Januário Barros, Gabriela Barbosa Martins, Guilherme Pereira Meirelles, Gustavo De Oliveira Ferraz, Isaac Silva Albuquerque, Isabella Peluso Cid, Joao Paulo Loffler Loureiro, Joao Paulo Teixeira De Oliveira, Juliana Macedo De Sousa, Juliana Torres Pires, Julia Reis Gomes Martins, Kellvin Augusto De Andrade, Leonardo Clementino Da Silva Nascimento, Leticia Oliveira Rocha, Luan Da Silva Costa, Lucas Vaz Silva, Luiza Marques Ribeiro, Marcelle Da Silva Coelho Lima, Marcelo Silva De Almeida, Marcia Seixas De Souza Pinto, Marcus Vinicius Pianura Seraphim, Matheus Crivano Mesquita, Matheus Henrique Fonseca Baroni, Pedro Gomes Carneiro Dias, Pedro Paulo Moura Pinheiro, Rafael De Mattos O Reilly, Rafael Henrique De Albuquerque, Raissa Tavares Cortez, Renato Alcântara Trindade De Souza, Sabrina Silva De Menezes, Selene Barbosa Sampaio, Tarcízio Batista De Freitas, Veronica Da Rocha Pereira, Victor Azevedo Lopes Da Silva e William Cosme De Souza Bannitz.
Desenvolvido em conjunto com a Escola Municipal George Pfisterer, o subprojeto "Educação Geográfica e Sustentabilidades: por uma formação professores de geografia que valorize a conexão Escola básica – Universidade" é uma proposta de consolidação do projeto educacional que o departamento de Geografia da PUC-Rio desenvolve há mais de meia década. O objetivo principal é ampliar a conexão entre a Universidade e as Escolas Básicas, de modo a superar a realidade de que nem sempre a "geografia que se ensina na escola é a que se aprende na universidade". Acredita-se que, somente assim, haverá a sustentabilidade tanto do processo de formação de novos professores como da qualificação continuada de docentes da rede, pois são estes que necessitam de suportes constantes dos cursos de Licenciatura de Instituição de Ensino Superior engajadas, tradicionalmente, na formação de docentes do ensino básico do Brasil, como é o caso da PUC-Rio.
Subprojetos e Unidades Escolares – Subprojeto de História
- Coordenador:
- Ilmar Rohloff de Mattos
- Unidade Escolar:
- Escola Municipal Christiano Hamann
- Professores Supervisores:
- Nadia Morgana Denaui De Almeida, Paulo Fernandes Louro e Rafael Bomfim Dutton
- Alunos bolsistas de iniciação à docência:
- Alice Mabel Prates Monteiro, Ana Carla Lima Torres, Ana Carolina Peixoto Migliora, Ana Claudia Teixeira De Lima, Beatriz Goncalves Dos Santos, Bernardo Saldanha Da Gama De Paiva Coelho Freitas Gerude, Bruna Boa Pereira De Souza, Bruno Farias Albuquerque, Bruno Lins Costa Afonso, Carlos Thadeu Freire Da Costa, Carolina Fernandes Hinterhoff, Daniella Santos De Souza, Eduardo Barreto Teles, Fabiano Taranto Pereira Rodrigues, Felipe De Oliveira, Gabriel Vettorazzi Mota, Guilherme Loredo Habbema De Maia, Hélio Mauricio Pirajá Cannone, Igor Valamiel Fialho Martins, Joao Carlos Moraes Conde, Joao Felipe Valiante Chianello, Joel Silva Schutz, Luan Correia Rodrigues, Lucas Freitas Leitão, Lucia De Fatima Fernandes Ramalho, Marcelly Matos Galvão Freitas Dias, Maria Alice Balbino Alves, Mariana Lucia Da Silva Abreu, Matheus Fernandes Gregório Abreu, Mauro Machado Martins, Nubia De Sousa Rodrigues, Patrick Goncalves Toledo Da Silva, Paulo Cardoso Arantes Vianna, Pedro Guimaraes Marques, Priscila Sobrinho De Oliveira, Rhafaelle Barbosa De Castro Rodrigues e Thais Sangineto De Carvalho.
Por que ensinar história? Aprender história para quê? Como formar um professor de história? Quaisquer que sejam, e ainda que muito diferentes as respostas a cada uma destas indagações, todas elas revelam, de modo consciente ou não, a relação indissociável entre o ato de ensinar e o ato de aprender, o processo de ensino-aprendizagem de história colocando em destaque o diálogo cotidiano e sempre renovado entre o professor e o aluno, por meio de uma prática insubstituível – a Aula de história. Este subprojeto desenvolvido com a Escola Municipal Christiano Hamann tem como foco aulas de história da qual cada professor se apresenta como o autor de um Texto diferente, resultado expressivo de múltiplas leituras – da historiografia acadêmica, dos textos didáticos, de jornais e revistas, assim como da vida presente, das múltiplas e diversas experiências vividas por homens e mulheres, nos mais diferentes pontos do planeta e também em uma determinada sala de aula de uma unidade escolar, porque há muito aprendemos que "nada do que aconteceu um dia pode ser considerado perdido para história". Textos que se apresentam como narrativas que forjam diferentes tempos históricos, e assim possibilitam quer àqueles que ensinam quer aos que aprendem, por meio da reciprocidade que também caracteriza um nexo indissociável, estar no mundo – nossa morada.
Subprojetos e Unidades Escolares – Subprojeto de Letras-Inglês
- Coordenadores:
- Adriana Nogueira Accioly Nóbrega eInês Kayon de Miller
- Unidades Escolares:
- Escola Municipal George Pfisterer e Escola Municipal São Tomás de Aquino
- Professores Supervisores:
- Ana Beatriz Nunes De Oliveira Simões, Julia Dos Santos Moraes, Julia Franca De Lima e Walewska Gomes Braga
- Alunos bolsistas de iniciação à docência:
- Amanda Carvalho Franca, Amanda Motta Rodrigues, Ana Clara Felix Barros, Ana Cristina Faria De Menezes, Ana Flora Alves De Oliveira, Anna Paula Bezerra Da Silva, Annyelle Serafim De Araujo, Barbara Campos Oliveira, Isabela Alfradique Klausner, Josiele Da Silva Duarte Pereira, Julia Dos Santos Interlenghi, Kimberly De Oliveira Lira, Lorena Araujo Alves, Maria Aline Silva Martins, Mariana Dantas De Carvalho, Mariana Resende De Paiva, Nathalia Da Motta Xavier, Nikita Dominique Sigrist, Sabrina Pinheiro De Medeiros, Sophia Marinho Bailey, Suzane Dos Santos Moutta, Thamires Christine Batista Dos Santos, Thelma Christina Ribeiro Cortes e Wanderson Gomes Da Silva.
Comprometidos com a atitude permanentemente investigativa e crítica com relação à sua própria prática pedagógica em língua inglesa, o subprojeto de Letras-Inglês se desenvolve em parceria com a Escola Municipal Santo Tomás de Aquino e com a Escola Municipal George Pfisterer. O foco do projeto é a formação de professores conscientes da complexidade da vida profissional que estão iniciando, a partir da familiarização com a Prática Exploratória, uma prática pedagógica problematizadora, interdisciplinar e co-construída por alunos e professores. Busca-se o questionamento, a reflexão interna, o autoconhecimento e o fortalecimento da autoestima pessoal e profissional, na tentativa de não permitir que o desgaste e o cansaço (a síndrome de burnout) se instalem na vida do professor.
Subprojetos e Unidades Escolares – Subprojeto Letras-Português
- Coordenadora:
- Beatriz de Castro Barreto
- Unidade Escolar:
- Escola Municipal São Tomás de Aquino
- Professores Supervisores:
- Alexandre Oliveira de Souza e Leila de Lima
- Alunos bolsistas de iniciação à docência:
- Alessandra Brito De Paiva, Aline Da Silveira Matos, Amanda Regina Barboza Ribeiro, Ana Carolina De Souza E Paula Gomes, Ana Cristina Faria De Menezes, Anna Carolina Jardim Gerbasi, Bruna Scoralick Sousa Lisboa, Camila Vasconcelos Sampaio, Clara Dos Anjos Do Amaral De Souza, Clecia Maria Da Silva Braun Leal, Douglas Firmino Dos Santos, Elvis Alves De Souza, Gyzelle Almeida De Araujo Goes, Jaqueline De Farias Aguiar, Joana Soares Gomes, Jorge Heleno Da Silva Padilha, Juliana Cunha Reis, Juliana Gandini Accioly Mohaupt, Larissa Fontes Villardo, Leticia Assis Da Silva Zidorio, Luciana Torres Da Cruz, Luisa Morais Izidoro Da Silva, Lunna Marcolongo Pirozzi, Manuella Tebet Goncalves, Maria Eduarda Da Cunha Silva, Mariana De Mendonca Pires Trigo, Marina Y Gonzales Leal, Naiara Raposo Amaral Pereira, Nathalia Luanne Batista Bezerra Teixeira, Pedro Lima Brandao, Raissa Freitas Maciel, Raquel Bauer Gomes Da Silva, Rebecca Cadal Chagas Pinheiro Guimaraes, Renan Silva Da Piedade, Renata Leduino Ricardo, Rodrigo Da Silva Rodrigues, Rosenilde Oliveira Costa, Tais Goncalves Dos Santos, Thauany Do Nascimento Vigar, Victor Santiago Sousa e Yasmin Barros Cortez.
Tendo em mente que é necessário capacitar os futuros professores de Português para lidarem com as necessidades de letramento dos alunos da escola pública a fim de torná-los conscientes das funções desempenhadas pelo uso da sua língua em uma sociedade letrada como a nossa, o subprojeto de Letras Português desenvolve-se em parceria com a Escola Municipal São Tomás de Aquino. O foco do trabalho é a vivência do cotidiano escolar como forma de o licenciando atuar na escola, desenvolvendo num 'trabalho para entender' o que acontece em sala de aula e, fora dela, com o objetivo de 'estar' na sala de aula e valorizar a 'qualidade da vida' nela vivenciada. Nesta busca de entendimentos, procura-se a ressignificação de atividades como planejamento e execução de atividades.
Subprojetos e Unidades Escolares – Subprojeto Pedagogia
- Coordenadores:
- Maria Luiza Canedo Queiroz Da Silva, Patrícia Coelho Da Costa e Zena Winona Eisenberg
- Unidades Escolares:
- Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello e Escola Municipal Shakespeare
- Professores Supervisores:
- Amanda Lourenco, Flavia De Moura Osorio Pereira, Luciana Maria Silva Portilho De Freitas, Marcia Maria Domingues De Azevedo e Vera Lucia Freitas Dos Santos
- Alunos bolsistas de iniciação à docência:
- Alice Medeiros Reimann, Aline Lacerda Barroso, Amanda Carvalho Da Silva, Amanda Izaias Da Silva, Ana Cristina De Jesus Conceição Dias, Ana Grace Machado Da Silva, Ana Luiza Honorato De Sales, Andressa De Cassia Pereira, Antonia Ieda Da Silva Medeiro, Bruna Cristina Reis De Oliveira Silva, Caroline Batista De Oliveira, Cassia Elen Mendes Silva, Cassia Lina Bittencourt Roque, Clara De Melo Araujo, Cristiane Da Silva Patinho, Daniele Dos Santos Vitorino, Danielle Da Silva Greco, Deisilucy De Aragão Fernandes Sequeira, Diana Ambrozina Da Nobrega, Eduarda Frade Ramos, Eduarda Mendes Santos , Erika Carvalho Da Silva, Ester Ribeiro Da Silva, Fabiana Marques De Moraes, Francisca Valeria Martins Cunha, Gabriela Campolina De Azeredo Coutinho Lopes, Glece Kelly Bittencourt Roque, Guilherme Da Silva Candido, Ingrid Cristina Faustino Marinho, Jamille Monteiro Roza Goncalves, Jeissiele Santos Bernardino, Jennifer Do Carmo Goncalves, Jessica Fernanda De Souza Moraes, Joyce Viana Lima, Jully Ana Aguiar De Loiola, Leticia Silva Calmon, Luciane Justiniano Do Carmo, Lygia Maria Sanches Dos Santos, Manuella Maria Ferreira Borges, Marcia Cristina Moura Souza, Maria Monica Oliveira Pereira, Mayara Cristina Freixo Barros, Mércia Eliza Cardoso Gomes, Natalia Falcao Batista, Patrícia Rodrigues De Araujo, Paula Araujo Da Costa, Polyhannah Duarte Rodrigues, Priscilla Cardoso Garcia, Rafaela Dos Santos Henrique, Ramon Bahiense De Melo, Renata Pereira Lopes, Rosangela De Oliveira Ferreira, Suzana De Alencar Freitas, Suzana Veronica Da Silva, Taina Da Silva Castellon, Tamara Oliveira Vieira, Tarsila Gomes Nascimento, Thais Araujo Figueiredo, Vanessa Da Silva Sobrinho, Victoria Nunes De Paula e Wilma Valeria Andrade Dos Santos
O objetivo do subprojeto de Pedagogia é promover o diálogo entre teoria e prática desde o início do curso. A docência para alunos que estão iniciando seus estudos na área permitirá que eles tenham contato com a escola e com a docência enquanto estudam teorias e leituras da área, podendo assim ver, analisar e colocar em prática os conhecimentos, que estão em construção. O subprojeto de Pedagogia é realizado em parceria com as escolas municipais Shakespeare e Sergio Vieira de Mello. Neste projeto, a inserção do futuro pedagogo, desde cedo, na escola permite também que ele perceba como a prática diverge daquele ideal discutido no curso de Pedagogia e já comece a discutir formas de fazer os dois saberes dialogarem.