Ação Comunitária
Parceria com Setor de Cultura Religiosa (CRE)
A parceria proporciona aos Professores da CRE a oportunidade de, voluntariamente, utilizarem o contexto de ensino das disciplinas de Humano e o Fenômeno Religioso, Cristianismo, Ética Cristã e Ética Socioambiental e Direitos Humanos para tornar concreto, nos processos educacionais dos futuros profissionais, formados pela PUC-Rio:
- As orientações da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, nas quais, as Universidades devem proporcionar aos alunos a oportunidade de se desenvolverem, na perspectiva da responsabilidade social, “educando-os para tornarem-se participantes plenos na sociedade democrática e agentes de mudança que implementarão a igualdade e a justiça” (UNESCO, 1998);
- As determinações da Resolução 2, de 11 de setembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC), nas quais, as Instituições de Educação Superior devem estimular, entre os alunos:
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“O voluntariado [...] com a finalidade de apoiar o desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania, formando agentes de transformação social, fundamenta-se nos seguintes princípios:
- participação cidadã e responsabilidade cívica;
- responsabilidade social, solidariedade e a corresponsabilidade na transformação social;
- fomento à cultura de paz, o respeito ao bem comum e o apreço à tolerância;
- engajamento com a comunidade e o compromisso com seu desenvolvimento;
- estímulo às práticas sociais articuladas com a realidade local. (Art. 3º).
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- O conteúdo do Projeto Político Pedagógico da PUC-Rio, no qual, ao tratar da Concepção de Educação da Universidade, determina que a produção e a preservação do conhecimento, gerado pela interatividade entre professores e alunos, mesmo tendo um valor em si mesmo, deve estar a serviço da sociedade, pois:
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“Ao contrário de se perceber como uma torre de marfim, alheia ao contexto que a cerca, a PUC-Rio se vê como parte dessa mesma sociedade, [...]; e está pronta para contribuir, como fonte de ideias e reflexões isentas de partidarismo e paixões momentâneas, para que haja a plena realização de todos como seres humanos, cidadãos e indivíduos conscientes de sua missão de aprimorar essa mesma sociedade, difundindo e lutando pela justiça social, pelos direitos de todos, em particular pelo direito fundamental de acesso ao conhecimento em todos seus níveis e pelo fim da miséria.” (PPP, 17)
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A partir desta parceria nasceram os projetos APOIANDO O PARQUE VIVO, “PRISÕES” e “AS AUGUSTAS”.