Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio – RESPUC

Projeto “Prisões”

Em 2018.1, como parte das avaliações acadêmicas da disciplina Ética Cristã, oferecida pelo Setor de Cultura Religiosa (CRE), ligado ao Departamento de Teologia da PUC-Rio, um grupo de alunos, apresentou um projeto a partir da pesquisa por eles realizada junto ao Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio.

Mobilizados com a situação do encarceramento no Brasil estes alunos propuseram, ao professor da disciplina e coordenação da respuc, que os resultados de seu trabalho fossem além de meras formalidades acadêmicas e viessem, com a participação voluntária deles, a ser repensados e executados, no âmbito das atividades de extensão da Universidade. Assim, no contexto de uma atuação conjunta entre o professor da referida disciplina e a coordenação da respuc surgiu o projeto “Prisões”.

O projeto “Prisões” alinha, no âmbito do ensino e da extensão da PUC-Rio, as disciplinas de “Cristianismo e Problemas Sociais” e “Ética Cristã”, oferecidas pelo Setor da CRE, ligado ao Departamento de Teologia, para todos os cursos de graduação da Universidade, com as ações sóciocomunitárias, dirigidas pela Vice-Reitoria Comunitária, por meio da respuc. Este alinhamento se fundamenta nas diretrizes apresentadas pelo atual Projeto Político-Pedagógico (PPP), sobretudo, os atinentes aos compromissos comunitários que perfazem a Missão e a Identidade da Universidade.

O Projeto foi planejado para ocorrer anualmente com temas diversos a cada edição e dada à relevância dos temas abordados foi incluído no contexto das atividades arquidiocesanas da Semana Mundial do Pobre.

Aconteceu no mês de novembro de 2018. Esta edição foi planejada em três etapas e consistiu em um dia de conscientização a respeito do “Atual Contexto do Sistema de Encarceramento Feminino no Brasil”.

MESA DE ABERTURA

1- Mesa Redonda de Debate → tema: “Mulheres Presas”
Formação: - Profa. Dra. Victória de Sulocki do Departamento de Direito
                    -  Dra. Caroline Bispo, cofundadora da Associação “Elas Existem”

 

PRIMEIRA MESA DE DEBATES E EQUIPE DE PROJETO

 

2- Mesa Redonda de Debate → tema: “Processos de Encarceramento Feminino”
Formação: - Dra. Ivone Caetano, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Presidente da Diretoria de Igualdade Racial da OAB/RJ;
                     - Dra. Flávia do Nascimento, Coordenadora da Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e;
                   - Dra. Mariângela Pavão, Diretora do Patronato Magarino Torres.

SEGUNDA MESA DE DEBATES

Campanha de arrecadação de material de higiene para as detentas do presídio feminino “Talavera Bruce”.

 

Entrega do material arrecadado.

ENTREGA DE DOAÇÕES

 

Aconteceu no mês de maio de 2019 e consistiu na realização de uma Mesa de Debates com o tema “O Encarceramento da Juventude no Brasil”.

 

Mediação: Dra. Inês Alegria Rocumback (Professora do Departamento de Direito da PUC-Rio, Advogada e Mestre em Serviço Social).

Abertura e apresentação do Projeto Prisões aos participantes do evento

Participantes

Membros da Mesa de Debates e equipe do projeto “Prisões”


Matérias vinculadas:
http://jornaldapuc.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=9662&sid=29
https://www.youtube.com/watch?v=0tvQCpRfVrU&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=uvn1OQRNrX4&feature=youtu.be