Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio – RESPUC

Projeto “AS AUGUSTAS”

Imagem ilustrativa

Nascido numa sala de aula, o projeto é uma iniciativa de estudantes da PUC-Rio, que busca cultivar o interesse de meninas e mulheres nos campos tecnocientíficos.
De acordo com o World Bank Group (Banco Mundial), as mulheres compõem 49,6% da população mundial, mas um estudo publicado pela UNESCO em Agosto de 2017 revela que apenas 35% dos estudantes de ensino superior na área de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são mulheres.
A mesma pesquisa da UNESCO mostrou que a influência dos familiares e amigos afeta intensamente a futura escolha de profissão das meninas e que a falta de incentivo e de apoio contribuem para uma perda de confiança e entusiasmo. Uma outra pesquisa, também da UNESCO, feita na América Latina em Março de 2018, revelou que 90% das meninas de seis a oito anos vêem a Engenharia como uma profissão “masculina”.

Dessa forma, a fim de contribuir para a mitigação do problema social da falta de representatividade feminina nos cursos de ciências exatas, surgiu o Projeto As Augustas que recebeu esse nome em homenagem a Augusta Ada Lovelace (1815 - 1852), matemática e escritora inglesa reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina.

Projeto Augustas quer mais mulheres nas ciências exatas

Veja mais em:


O projeto é apoiado pela Coordenação do Ciclo Profissional das Engenharias (CCPE).

Laboratórios a visitar: Física, Robótica, Aero e Baja

Escolas participantes em 2019.2 - Notre Dame Ipanema e Andre Maurois no Leblon