Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio – RESPUC

Apoiando o Parque Vivo

A ação é desenvolvida na comunidade Vila Parque da Cidade, no bairro da Gávea, que apresenta uma diversificada demanda social atendida por meio da ação de um projeto social local denominado Parque Vivo.

O projeto Parque Vivo realiza ações voltadas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, nas áreas de informática, reforço escolar, promoção cultural, profissionalização, dança e esporte visando mitigar a vulnerabilidade social da população local e adjacências. Estas ações buscam diminuir as desigualdades sociais, ampliar os direitos e garantir acesso aos serviços possibilitando as pessoas o acesso pleno à cidadania.

Alindado a esta perspectiva o Projeto Apoiando o Parque Vivo pretende coadjuvar com o processo formativo dos alunos de graduação da PUC contribuindo para formação de uma consciência cidadã e o fomento do firme espírito de voluntariado, no qual, colocam-se à disposição, também, a partir do que aprendem na Universidade, para colaborar na superação de duros problemas sociais que afligem a dignidade da pessoa humana.

Seu objetivo é contribuir para a regularização e melhoria do espaço físico, gerar autonomia e competência na estratégia de gestão das atividades sociais realizadas pelo projeto Parque Vivo.

Em 2018 o Projeto Apoiando o Parque Vivo foi aprovado e apresentado no 1º Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência, realizado nos dias 9, 10 e 11 de outubro no campus da PUC-Rio obtendo avaliações positivas, dentre elas, destacamos:

"O projeto descrito prevê ações de extensão, que atividades curriculares a serem oportunizadas a todos os alunos de graduação e desenvolvidas na perspectiva solidária da ação social da Universidade, incluído as dimensões política e econômica da sustentabilidade, ao preocupar-se com o modo de organizar a comunidade do Parque da Cidade na busca da gestão eficiente dos recursos utilizados nos projetos sociais".