RESPUC – Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio

 

Parceiros Estratégicos:

logo

logo1

logo4

logo3

logo

logo5

logo rio

logo

logo9

logo

Trabalho Social

Programa respuc Ação Comunitária

Foto: crianças fazendo papel reciclado

Tem como finalidade precípua o desenvolvimento pessoal, ético, cívico e social de seus participantes, através da integração do corpo discente aos projetos parceiros da respuc;

Tem como objetivo contribuir com a formação cidadã e consolidar no universitário o sentido de responsabilidade social coletiva.

Constitui uma oportunidade para universitários vivenciarem diferentes realidades, colocarem em prática o que aprendem nas salas de aula por meio de troca de saberes.

A participação do aluno poderá ser considerada Atividade Complementar nos termos do art. 52 da Lei nº 9.394/96 (LDB) e o disposto no art. 7º, §3º da Deliberação 03/2008 da PUC-Rio, observados os critérios e limites estabelecidos pelos respectivos cursos.

Quando concluído, o aluno recebe Declaração e/ou Certificado de Participação, de acordo com as normas vigentes.


Os interessados deverão preencher o Formulário de Inscrição indicando a instituição de interesse,enviá-lo pelo e-mail respucrio@puc-rio.br ou  entrega-lo na respuc/VRC.


OPORTUNIDADES OFERECIDAS

 
ASCZS:

A Associação Saúde Criança Zona Sul,é uma organização social que trabalha para reestruturar e promover o auto-sustento das famílias de crianças em risco social e com filhos internados no Hospital Municipal Miguel Couto e no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, oferecendo condições para a sustentabilidade destas famílias através de ações que garantam a redução da miséria e a melhoria na qualidade de vida.

 Conheça a Instituição:
https://www.criancaresponder.org.br
https://www.facebook.com/SaudeCriancaZonaSul/timeline

Oportunidades:  Alunos do curso de Administração.


INSTITUTO REAÇÃO:

O Instituto Reação é uma organização não governamental que promove o  desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação,  fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento instrumento educacional e de transformação social,  formando faixas pretas dentro e fora do tatame. A proposta é utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social,  formando faixas pretas dentro e fora do tatame.

Conheça a Instituição:
http://www.institutoreacao.org.br/
https://www.facebook.com/InstitutoReacao?fref=ts

Oportunidades:

Monitoria em aulas de reforço de matemática, química, física e inglês.
Monitoria em oficinas pedagógicas :  de   2ª a 5ª de   08:00h as 10:00h.
Voluntário com experiência em  judô para auxiliar professor no tatame.
Voluntário para auxiliar em tradução e fotografia.


MUF:

A ONG Museu de Favela integra moradores das comunidades Pavão/ Pavãozinho e do Cantagalo desenvolvendo projetos com o objetivo de transformar o morro em um Monumento Turístico Carioca da História de Formação de Favelas, das Origens Culturais do Samba, da Cultura do Migrante Nordestino, da Cultura Negra, de Artes Visuais e Dança.

Conheça a Instituição:
www.museudefavela.org
https://www.facebook.com/museudefavela/timeline

Oportunidades: Vagas Preenchidas.


NEAD PUC-Rio:

Núcleo de Educação de Adultos da PUC-Rio, membro respuc.

 Oportunidades:

Alunos de graduação para ministrar aulas de Língua Portuguesa, Redação, História e Geografia, no Grupo de Estudos e Atualização de Conhecimentos para jovens e adultos que querem se inscrever para o ENEM o outros exames e cursos.


PROJETO PARQUE VIVO:

O Projeto Parque Vivo é um projeto que trabalha com crianças, jovens e idosos no Parque da Cidade, uma pequena comunidade, relativamente desconhecida, mas bem desenvolvida, localizada na Gávea. Os Programas do Parque Vivo pretendem manter as crianças e jovens fora das ruas e manter os idosos ativos na comunidade. Além de capacitar os participantes para a sala de aula e para a vida, passa a mensagem do valor humano de cada participante.

Conheça a Instituição:
www.projetoparquevivo.com
https://www.facebook.com/projeto.parquevivo?fref=ts

Oportunidades: Todos os cursos

 

SÃO MARTINHO:

A Associação São Martinho, com sede na Lapa, atua com projetos socioculturais atendendo crianças e jovens entre 06 e 18 anos de idade, em diversos níveis de vulnerabilidade social, incluindo os que estão em situação de rua, por meio da inclusão profissional, cultural, esportiva, do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e da vivência espiritual.
Conta atualmente com cinco eixos de trabalho: Abordagem, Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar (NAI), Atividades Pedagógicas Esportivas e Culturais (Educagente), Profissionalização e Desenvolvimento Institucional (D.I).

Conheça a Instituição:
http://www.saomartinho.org.br
https://www.facebook.com/associacaobeneficentesaomartinho/?fref=ts

Oportunidades: Todos os cursos
Auxiliar os educadores nas atividades esportivas (segunda/ manhã e tarde)         
Auxiliar na oficina de percussão (terça/tarde)
Contação de história (quarta/ tarde)
Auxiliar nas atividades de informática (quinta/tarde)
Rouparia (à combinar).

SER ALZIRA DE ALELUIA:

A ONG Ser Alzira de Aleluia tem por missão trabalhar junto à comunidade do Vidigal, promovendo uma consciência cidadã, privilegiando a formação profissional, educacional, desportiva e cultural, originando espaços de reflexão, autonomia, empoderamento e desenvolvimento local. Seu lema é SER: Servir, Educar, Recomeçar. Educar para transformar!

OBS: a Instituição funciona aos sábados!

Conheça a Instituição:

https://www.facebook.com/pages/Ser-Alzira-de-Aleluia/362313080564512 e

https://www.facebook.com/seralziradealeluia?fref=ts

Oportunidades: Todos os cursos, especialmente Engenharia, para atuar em projetos coordenados pelo Prof. Dr. Antônio Carlos de Aleluia.

Alunos para ministrar aulas de reforço de História, Química, Português, Francês e Espanhol.


TJERJ

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro tem por Missão resolver os conflitos de interesses em tempo adequado à sua natureza, visando à pacificação social e efetividade de suas decisões.

 Conheça o Tribunal:
 http://www.tjrj.jus.br

Oportunidades:
Vara Empresarial da Comarca da Capital: direito e administração
Varas Diversas: alunos de psicologia e serviço Social


TODOS NA LUTA:

O Instituto Todos na Luta atua em dois seguimentos, a)- educação através do esporte (boxe) visando à inserção do jovem na prática esportiva e a contribuir para o seu desenvolvimento integral através de atividades lúdico-pedagógicas; e b)- equipe de Alto Rendimento onde é oferecida aos alunos uma preparação adequada para a prática do boxe olímpico de competição, busca promover a inclusão social de crianças e adolescentes da comunidade do Vidigal através da educação, esporte e cultura.

 Conheça a Instituição:

 http://www.todosnaluta.org.br/pagina-principal 
https://www.facebook.com/todosnaluta?fref=tsbullet

Oportunidades: acesse aqui para mais informações


UNICIRCO:

Universidade Livre do Circo desenvolve a mais de 25 anos programas e ações artísticas, culturais, sociais e pedagógicas na área de circo, compreendendo a capacitação, a produção e pesquisa, com ramificações nas demais artes cênicas e áreas afins, promovendo ainda a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco, realizando eventos gratuitos para grande público, pelos direitos humanos e pela afirmação da cidadania das pessoas com deficiência.

Conheça a Instituição: 
 http://www.unicirco.org.br/contato.php#.V8SITFsrIdU  e https://www.facebook.com/unicirco/

Oportunidades: Todos os cursos

 

bullet Acesse e conheça:

Normas do Programa respuc Ação Comunitária

Manual do Aluno

Formulário de Acompanhamento de Atividade Comunitaria

Voltar

Vice-Reitoria para
Assuntos Comunitários

PUC-Rio – página inicial