Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio – RESPUC

Trabalho Social

Programa respuc Ação Comunitária

Imagem ilustrativa

O aluno interessado em participar do Programa deverá realizar sua inscrição indicando a instituição de interesse. Inscrição aqui.


Oportunidades oferecidas

AFIM:

Associação de Formação Integral da Mulher  é um projeto social ligado MOV – Movimento de Liderança Católica da Igreja Sagrado Coração de Jesus que visa formação integral de mulheres e jovens da Rocinha promovendo sua inclusão social através da capacitação, com alfabetização, aulas de reforço, aulas de artesanato, oficina de cultura, bem como aulas de cidadania e perseverança na fé cristã.

Com a ajuda de universitários voluntários o projeto busca ampliar suas ações. A ideia é que cada universitário, de acordo com sua formação, competências e habilidades, sugiram como desenhar o projeto, de forma que possam transmitir seus conhecimentos para aplicação prática aos participantes do projeto.

Excepcionalmente em 2018 as atividades do projeto ocorrerão no Campus da PUC-Rio.

Oportunidades: Vagas Preenchidas.

Horário de funcionamento: sábados de 13h às 16h30min

ALMANAQUE ANGRA'S:

O Almanaque Angra'S, coordenado pelo professor Renato Pontes do departamento de Educação, é um material de leitura elaborado para o público da Educação de Jovens e Adultos e produzido em parceria com professores de EJA de Angra dos Reis e alunos da PUC-Rio.

Oportunidades: Curso de Design - tratamento de imagens e programação visual.
O trabalho poderá ser feito à distância.

ASCZS:

A Associação Saúde Criança Zona Sul, é uma organização social que trabalha para reestruturar e promover o auto-sustento das famílias de crianças em risco social e com filhos internados no Hospital Municipal Miguel Couto e no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, oferecendo condições para a sustentabilidade destas famílias através de ações que garantam a redução da miséria e a melhoria na qualidade de vida.

Conheça a Instituição:
https://www.criancaresponder.org.br
https://www.facebook.com/SaudeCriancaZonaSul/timeline

Oportunidades: Vagas Preenchidas.

CVI-Rio:

O Centro de Vida Independe que representa o Movimento de Vida Independente na América Latina adota uma perspectiva transformadora pautada em um modelo não assistencial que tem como principal paradigma a inclusão social. O CVI tem o compromisso de empoderar as pessoas com deficiência, acreditando que todos tem capacidade para gerir a própria vida, assumir responsabilidades, tomar decisões e realizar seus desejos, mesmo que tenham uma deficiência severa. Sua missão é mobilizar a sociedade para uma visão inclusiva através do fortalecimento da pessoa com deficiência e reconhecimento da diversidade humana.

Conheça a Instituição:
http://www.cvi-rio.org.br/site/

Oportunidades: Todos os cursos.
Preferencialmente alunos com conhecimento básico de ferramentas como Canva, Illustrator ou Photoshop
Trabalho social em Design Gráfico e Web, produção de vídeo e área administrativa.

FUNDAÇÃO LAÇO ROSA:

A Fundação Laço Rosa é uma organização social que tem como missão a luta para mudar a realidade do câncer de mama no Brasil. Seu foco é transformar fases dolorosas e de muita preocupação em uma fonte de inspiração para as pessoas que vivem o dilema do câncer de mama, seja nas suas vidas, ou na daqueles que amam. Afinal, o Laço que nos une é a Vida!

Conheça a Instituição:
http://www.fundacaolacorosa.com
https://www.facebook.com/fundacaolacorosa/

Oportunidades: Vagas preenchidas.

INSTITUTO REAÇÃO:

O Instituto Reação é uma organização não governamental que promove o  desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação,  fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento instrumento educacional e de transformação social,  formando faixas pretas dentro e fora do tatame. A proposta é utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social,  formando faixas pretas dentro e fora do tatame.

Conheça a Instituição:
http://www.institutoreacao.org.br/
https://www.facebook.com/InstitutoReacao?fref=ts

Oportunidades:

Estudantes para ministrar aula de Espanhol.
Estudantes para oficinas pedagógicas de segunda a quinta.

Manhã: 08h às 10h
Tarde: 14h às 16h

INSTITUTO REFAZER:

O Instituto Refazer, com sede em Botafogo, tem por missão evitar a reinternação e/ou agravamento da doença de crianças e adolescentes de baixa renda, encaminhados pelo Instituto Fernandes Figueira - IFF, hospital referência materno-infantil, unidade da FIOCRUZ-RJ, disponibilizando meios que promovam a melhoria da qualidade de vida de suas famílias.

Conheça a Instituição:
http://refazer.org.br/site/
https://www.facebook.com/instituto.refazer/

Oportunidades: Vagas preenchidas.

NAIPD:

O Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com Deficiência tem como objetivo garantir o acesso e assegurar condições de permanência dos alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais na Universidade. Oferece aos alunos o suporte necessário para as atividades acadêmicas, por meio do acesso à informação, recursos pedagógicos, intérpretes de Libras e práticas inclusivas.

Oportunidades:

Estudantes para monitoria de disciplinas e/ou leitura e revisão de textos.

NEAD PUC-Rio:

O Núcleo de Educação de Adultos da PUC-Rio, promove ações de formação continuada de educadores nos campos da EJA e da educação popular tanto em seu viés escolar como em espaços de educação informal e não formal. Como núcleo de formação, promove discussões acerca de saberes e práticas relativos à sua área de atuação buscando colaborar com o diálogo entre o universo acadêmico e o saber popular.

Conheça a Instituição: https://www.facebook.com/neadpucrio/

Oportunidades:
Alunos de graduação para ministrar aulas de Língua Portuguesa, Redação, História , Geografia, Biologia, Física, Química, Matemática, Inglês e Espanhol, no Grupo de Estudos e Atualização de Conhecimentos para jovens e adultos que querem se inscrever para o ENEM o outros exames e cursos.

OSB-Rio:

Observatório Social do Brasil - Rio de Janeiro, entidade da sociedade civil, apartidária, existente em mais de 130 municípios, atua na fiscalização do poder público, monitorando os processos de planejamento, contratação, execução e avaliação das políticas públicas, com especial ênfase na ação preventiva, para evitar o mau uso dos recursos públicos e o melhor resultado das políticas públicas.

Oportunidades: Alunos de todos os cursos

Monitoramento da Fila do SUS – há capacitação simples para o uso da plataforma.
GT Legislativo – monitoria das atividades da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. 
GT Transparência – objetiva a melhoria dos portais de transparência do município, realizando solicitações à Prefeitura e acompanhando as respostas.
GT Conselhos – analise e divulgação de atividade de todos os Conselhos Municipais ativos e participação das reuniões de cinco Conselhos Municipal, de Alimentação, de Saúde, de Assistência Social, de Segurança Alimentar e de Transporte (em formação).
GT Comunicação - auxiliar no marketing e criação de conteúdo de divulgação do Observatório.
GT Licitações - monitora das licitações municipais desde o edital até a entrega do produto, de forma remota ou presencial, acompanhando a abertura dos envelopes e visitas técnicas.

 Conheça a Instituição:

http://www.observatoriosocialdorio.com.br/

PASTORAL UNIVERSITÁRIA ANCHIETA:

É uma unidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro que busca fomentar valores éticos, humanos e cristãos na juventude universitária através de seus projetos. Sua organização é estruturada por quatro eixos de atuação: acadêmico, espiritual, cultural e social. Um dos projetos é o Tecendo Laços que tem como objetivo acolher o corpo discente da PUC-Rio, apresentando os objetivos e projetos da Pastoral Universitária, e indicando as possibilidades de atuação no Programa de Voluntariado da PUA.

Conheça o departamento:
http://www.pastoraluniversitaria.puc-rio.br/
https://www.facebook.com/pastoraluniversitariaanchieta/

Oportunidade: todos os estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

PROJETO PARQUE VIVO:

O Projeto Parque Vivo é um projeto que trabalha com crianças, jovens e idosos no Parque da Cidade, uma pequena comunidade, relativamente desconhecida, mas bem desenvolvida, localizada na Gávea. Os Programas do Parque Vivo pretendem manter as crianças e jovens fora das ruas e manter os idosos ativos na comunidade. Além de capacitar os participantes para a sala de aula e para a vida, passa a mensagem do valor humano de cada participante.

Conheça a Instituição:
www.projetoparquevivo.com
https://www.facebook.com/projeto.parquevivo?fref=ts

Oportunidades: Todos os cursos

Monitoria para crianças em reforço de português, matemática e inglês.

SÃO MARTINHO:

A Associação São Martinho, com sede na Lapa, atua com projetos socioculturais atendendo crianças e jovens entre 06 e 18 anos de idade, em diversos níveis de vulnerabilidade social, incluindo os que estão em situação de rua, por meio da inclusão profissional, cultural, esportiva, do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e da vivência espiritual.

Conta atualmente com cinco eixos de trabalho: Abordagem, Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar (NAI), Atividades Pedagógicas Esportivas e Culturais (Educagente), Profissionalização e Desenvolvimento Institucional (D.I).

Conheça a Instituição:
http://www.saomartinho.org.br
https://www.facebook.com/associacaobeneficentesaomartinho/?fref=ts

Oportunidades: Vagas preenchidas

TJERJ

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro tem por Missão resolver os conflitos de interesses em tempo adequado à sua natureza, visando à pacificação social e efetividade de suas decisões.

Conheça o Tribunal:
http://www.tjrj.jus.br

Oportunidade: Cursos de Psicologia e Serviço Social.
Fórum de Olaria, para atuarem junto a casa de Famíla.
Fórum do Méier: Para atuarem junta às Varas de Família.

UNIÃO DAS OPERÁRIAS DE JESUS

A União das Operárias de Jesus é uma casa direcionada à formação de crianças carentes. É uma Instituição filantrópica sem fins lucrativos. Atualmente atende em sua sede 70 crianças, de ambos os sexos, no período de 7 às 18hs. Estudam em um colégio particular que fica no mesmo terreno da UOJ e lá são mantidos financeiramente por ela. Além da formação educacional dos 03 aos 16 anos, a instituição garante aos assistidos por ela o desenvolvimento pessoal, social, a integridade física, psicológica e moral. Sempre com a preocupação de torná-los cidadãos formados do bem e para o bem.

Oportunidade: Todos os cursos.
Monitoria para crianças em reforço de português, matemática e inglês.
Para fundamental I e II - (Manhã e Tarde).

 

Mais informações: respucrio@puc-rio.br