Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Notícia em destaque

NOTAS E COMUNICADOS

Informações divulgadas pela Reitoria e Vice-reitorias e publicadas no site da Universidade, devido ao contexto atual da pandemia de Covid-19

EM DESTAQUE:

Nota da Reitoria Publicado em 17/11/2022
Imagem ilustrativa
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19: protocolos voltam a ser utilizados em todas as áreas do Campus

Ver texto completo


Notas e comunicados anteriores

Nota da Reitoria Publicado em 08/11/2022
Imagem ilustrativa
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19

Ver texto completo

Nota da Reitoria Publicado em 12/08/2022
Imagem ilustrativa Sobre a flexibilização do uso de máscaras, de forma consciente, em todas as áreas do Campus, exceto nas áreas de saúde da Universidade

Ver texto completo

Comunicado da Vice-Reitoria Comunitária e Vice-Reitoria Acadêmica Publicado em 07/06/2022
Imagem ilustrativa Por decisão da Reitoria, torna-se obrigatória a utilização de máscaras em todos os espaços fechados da Universidade ou com grande volume de circulação tais como: Escadas, salas de aula, elevadores, banheiros, laboratórios, auditórios, corredores, RDC.

Ver texto completo

Protocolos de sala de aula - 2022.1 Publicado em 03/03/2022
Imagem ilustrativa Para garantir o Campus Seguro

Ver texto completo

Comunicado aos alunos – envio do certificado de vacina Publicado em 10/02/2022
Imagem ilustrativa Conforme já divulgado, o retorno das atividades presenciais da Universidade está previsto para março de 2022, dentro de um conceito de Campus Seguro.

Ver texto completo

Nota da Reitoria sobre a retomada das atividades presenciais da PUC-Rio Publicada em 04/02/2022
Imagem ilustrativa A retomada das atividades presenciais da Universidade é motivo de alegria e, ao mesmo tempo, de cuidado por parte de toda a comunidade PUC-Rio.

Ver texto completo

Nota da Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos sobre o retorno às aulas na vigência da pandemia Publicada em 13/01/2022
Imagem ilustrativa Está mantido o planejamento acadêmico para 2022.1, com o retorno das aulas presenciais, e manutenção parcial de aulas online dentro dos limites em vigor.

Ver texto completo

Nota das Vice-reitorias Acadêmica, Administrativa e Comunitária Publicada em 04/10/2021
Imagem ilustrativa Retorno progressivo das atividades administrativas presenciais
A Universidade entende que, atendidas as exigências e orientações das autoridades sanitárias e observadas as especificidades da PUC-Rio, é possível retomar de forma progressiva, a partir deste mês de outubro, as atividades administrativas presenciais no campus.

Ver texto completo

Nota da Reitoria Publicada em 09/09/2021
Diante do surgimento de novas variantes da COVID-19, a Universidade, como casa da ciência, não pode deixar de seguir as recomendações de pesquisadores que têm se dedicado em prol do combate à pandemia.

Ver texto completo

Nota da VRAC - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos Publicada em 18/06/2021
Imagem ilustrativa
A PUC-Rio vem esclarecer que o planejamento das atividades acadêmicas, para 2021.2, seguirá as mesmas diretrizes de orientação utilizadas pela Universidade durante a pandemia da Covid-19.

Ver texto completo

NOTA DA REITORIA Publicada em 24/03/2021
A Reitoria da PUC-Rio comunica que, em virtude do agravamento da pandemia da COVID 19, e considerando as recentes determinações do Estado e do Município do Rio de Janeiro, as atividades administrativas da Universidade estarão suspensas no período de 26/3 a 04/04.
Casos excepcionais deverão ser previamente submetidos à análise e aprovação da Administração Central.
As atividades acadêmicas serão igualmente suspensas neste período, restando cancelado o recesso previsto para a semana de 19 a 23/04.

Ver texto completo

Nota da VRAC - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos Publicada em 08/02/2021
Imagem ilustrativa
Em virtude da manutenção do quadro da pandemia no País e, em especial, na região metropolitana do Rio de Janeiro, a PUC-Rio iniciará as aulas em 1º de março de 2021 na modalidade online na graduação e na pós-graduação.

Ver texto completo

Nota da Vice-Reitoria Administrativa - mensalidades de setembro Publicada em 27/08/2020
Comunicamos que, a partir do mês de setembro de 2020, os valores das mensalidades não mais considerarão o desconto estabelecido pela Lei Estadual nº 8.864/2020, de 3 de junho de 2020. Lembramos que, em 31 de julho de 2020, atendendo ao pedido do Sindicato das Escolas Particulares do Rio de Janeiro, o Supremo Tribunal Federal restabeleceu uma liminar da 6ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro, de 15 de junho de 2020, que suspendia a redução compulsória nas mensalidades. Em 10 de agosto de 2020, atendendo ao pedido de extensão dos efeitos dessa liminar, feito pela Associação Nacional das Universidades Particulares, a Juíza Titular da 6ª Vara de Fazenda Pública despachou declarando que a liminar deferida pelo juízo aplica-se a todas as instituições de ensino privadas, garantindo, assim, a isonomia entre as instituições na mesma situação jurídica.

O retorno das mensalidades ao seu valor integral ajudará a amenizar os efeitos provocados no equilíbrio orçamentário da Universidade pela obrigatoriedade de se conceder um desconto linear para todos os alunos. Desta forma, a Universidade terá mais condições de dar continuidade aos programas já em andamento de apoio a alunos em vulnerabilidade socioeconômica, cujo número mostrou grande acréscimo em decorrência da pandemia.

Nota da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos Publicada em 01/07/2020
Sobre as atividades do segundo semestre de 2020

Leia a nota completa

Nota sobre a aplicação da Lei 8864/2020 Publicada em 26/06/2020
Os valores dos boletos para pagamento da parcela da semestralidade do mês de julho expressam os descontos previstos na Lei Estadual nº 8.864/2020 para entidades sem fins lucrativos e incorporam, retroativamente, o desconto aplicável à parcela de junho. Tal procedimento será mantido no período estabelecido pelo mesmo diploma legal, considerando a sua vigência.
NOTA DA REITORIA Publicada em 11/06/2020
A PUC-Rio, visando atender a situação emergencial em que nos encontramos devido à pandemia, adequou de modo rápido e efetivo seus cursos e disciplinas para modalidade on-line de forma a possibilitar a continuidade das aulas e a realização dos programas, com a qualidade acadêmica que a caracteriza.

Leia a nota completa

ATOS DO REITOR - 12 de junho de 2020 Publicada 11/06/2020
O Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, no exercício das atribuições que lhe incumbe o Estatuto da Instituição, Considerando as determinações expressas no art. 2º da Lei nº 8864, de 3 de junho de 2002, do Estado do Rio de Janeiro,
RESOLVE:

Leia texto completo dos Atos do Reitor

COMUNICADO DA REITORIA Publicada em 09/06/2020
A PUC-Rio comunica aos alunos e a seus responsáveis financeiros que, no dia 4/6, data da entrada em vigor da Lei Estadual 8864/2020, todos os boletos de pagamento, referentes à mensalidade de junho de 2020, já haviam sido gerados e enviados. Assim, as parcelas com vencimento nos dias 10 e 15 de junho não compreendem os descontos estabelecidos pelo diploma legal. Em consequência, os valores deverão ser pagos conforme expressos nos boletos, e os descontos estabelecidos pela lei, se mantidos pelo Poder Judiciário, serão compensados em julho próximo, inclusive em relação aos pagamentos efetuados até 3 de junho.
NOTA DA REITORIA Publicada em 08/06/2020
Diante da insegurança trazida pela lei estadual 8864/2020 a PUC-Rio informa que analisa sua aplicabilidade de forma a não comprometer a qualidade acadêmica, a continuidade da pesquisa, bem como as dificuldades que podem surgir para a manutenção de sua política de concessão de bolsa de estudos.
Nota da VRAC - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos Publicada em 03/06/2020
Imagem ilustrativa A PUC-Rio esclarece que ainda não há uma decisão sobre o retorno às atividades presenciais da Universidade.
As possibilidades estão sendo estudadas pela Reitoria e obedecerão às determinações das autoridades sanitárias para garantir a saúde e a segurança de alunos, professores, funcionários e respectivas famílias.

Ver texto completo

Nota da Vice-Reitoria Comunitária Publicada em 27/05/2020
Prazo para solicitações de ordem financeira

Leia o texto completo

Nota da VRADM e VRC - Vice-Reitorias para Assuntos Administrativos e Assuntos Comunitários Publicada em 01/04/2020
Imagem ilustrativa A PUC-Rio está sensível aos impactos da atual pandemia na vida de seus alunos e mobilizada para apreciar solicitações de ordem financeira encaminhadas...

Ver texto completo

NOTA DA REITORIA Publicada em 24/03/2020
Prorrogação do recesso das atividades presenciais

Leia o texto completo

Nota da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos Publicada em 18/03/2020
Coronavírus e manutenção de atividades acadêmicas

Leia o texto completo