Protocolos de sala de aula - 2022.1

Atualizado: 03/03/2022

As premissas do Campus Seguro:

O que foi feito para garantir o Campus Seguro:

Preparação para o início do semestre - check-list:

1. Confirmar que o comprovante de vacinação foi enviado, por meio do link encaminhado pelo SGU, a professores, alunos e funcionários:  https://sgu.rdc.puc-rio.br/SGUWeb/protocolo/WLoginProtocoloGenerico.aspx?idMotivo=5403.
  2. Certificar-se de que possui máscaras no padrão recomendado para uso no Campus (cirúrgica tripla camada ou equivalente a PFF2, conforme recomendação do SMO). Máscaras de pano só poderão ser utilizadas sobre uma máscara cirúrgica.
  3. Providenciar garrafa de água para uso individual.

Protocolo em sala de aula - aulas presenciais:

Protocolo para alunos com Covid-19 ou com suspeita de Covid-19:

Protocolo para professores com Covid-19 ou suspeita de Covid-19:

PERGUNTAS FREQUENTES - FAQ

Abaixo estão listadas perguntas frequentes encaminhadas por professores e alunos.  A listagem não é exaustiva e será complementada com itens que surgirem após o início das aulas.

1) Como o professor deve agir se um aluno estiver sem máscara ou retirar/ abaixar a máscara?

O professor deve pedir ao aluno para colocar máscara. Se o aluno informar que não tem máscara disponível, deverá ser encaminhado ao departamento para solicitá-la, podendo somente ser readmitido em sala utilizando-a.

O aluno que se recusar a colocar a máscara poderá ser retirado de sala. Um agente patrimonial poderá ser acionado caso o aluno se recuse a deixar a sala de aula.

2) O aluno precisará mostrar o comprovante de vacinação para entrar na sala de aula?

Não, porque os alunos já terão encaminhado os comprovantes para a Universidade e todos os frequentadores estarão vacinados. O controle é feito pelo SGU e poderá ser solicitado na entrada do campus.

3) Alunos que não tiverem tomado as vacinas por orientação médica poderão frequentar as aulas presenciais ou precisarão trancar a matrícula?

Esses alunos não precisarão trancar a matrícula, mas não poderão frequentar as aulas presenciais porque a PUC-Rio adotou um protocolo sanitário para convivência entre pessoas vacinadas. Eles poderão cursar as aulas on-line oferecida e deverão procurar orientação acadêmica junto ao coordenador de graduação do seu curso.

4) O professor pode dar aula sem máscara, mantendo o distanciamento?

Não, porque o protocolo adotado pela PUC-Rio exige o uso de máscara por todos os professores e funcionários. Professores e alunos devem dar o exemplo.

5) O professor pode fazer chamada nas aulas presenciais?

Sim, o controle de frequência do SAU está novamente disponível para uso em 2022.1. O controle de frequência é um instrumento importante para identificar quando um aluno esteve no campus, no caso de uma confirmação de diagnóstico de Covid-19.

6) O controle de frequência pode ser feito nas aulas online via Zoom?

Sim, porque o controle de frequência do SAU está novamente disponível. No entanto, os professores deverão seguir as orientações transmitidas em 2020 e 2021 no sentido de estarem atentos às restrições de acesso digital dos alunos.

7) Um aluno que esteja com Covid-19 pode exigir que as aulas presenciais sejam gravadas e disponibilizadas?

Não, as aulas presenciais não precisam ser gravadas, mas os materiais de apoio deverão estar disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizado/ Moodle, para que o aluno não tenha prejuízo acadêmico em virtude do seu afastamento compulsório.

Data de publicação: 04/03/2022