Diante do surgimento de novas variantes da COVID-19, a Universidade, como casa da ciência, não pode deixar de seguir as recomendações de pesquisadores que têm se dedicado em prol do combate à pandemia. Sabemos que as vacinas são mecanismos mais seguros de proteção desse vírus que tem provocado estragos na saúde das pessoas e na dinâmica econômica da sociedade. Somos também conscientes que a proteção individual tem uma importância na saúde coletiva de todos, independentemente de opções ideológicas, partidárias ou religiosas.

Neste sentido, a PUC-Rio tem um compromisso de colaborar para a redução dos quadros de infecção que vem aumentando em nosso Estado e no Município do Rio de Janeiro, sobretudo com o aparecimento de novas variantes virais. Além das medidas e protocolos que temos adotado nas entradas e circulação no nosso campus universitário, faz-se necessário conclamar a todos os professores, funcionários e alunos que não deixem de se proteger, vacinando-se e evitando a propagação do vírus.

Não podemos esquecer três coisas importantes:

1. A saúde individual e coletiva é fundamental para que possamos fazer o planejamento de um retorno seguro das atividades acadêmicas;
  2. O nosso marco referencial, número 14, nos exorta que o bem coletivo está acima dos interesses individuais;
  3. a PUC-Rio deseja dar o testemunho, tanto do seu compromisso com a ciência, como do valor ético da saúde humana e do bem-estar de todos.

No tempo oportuno, a Universidade, em cumprimento às determinações das autoridades sanitárias, exigirá a apresentação do certificado de vacinação para o ingresso no campus.

A Reitoria conta com a compreensão e colaboração de todos que integram a nossa casa comum universitária, vacinando-se e seguindo as medidas preventivas.

Rio de Janeiro, 8 de setembro de 2021

Pe. Josafá Carlos de Siqueira SJ