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Licenciaturas

PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Edital CAPES nº 61/2013


Subprojetos e Unidades Escolares – Subprojeto de Ciências Sociais

A obrigatoriedade do ensino da Sociologia no Ensino Médio trouxe oportunidades para novas experiências pedagógicas nos cursos de Ciências Sociais. A prática de ensino em Ciências Sociais, desenvolvida no Departamento de Ciências Sociais PUC-Rio, fornece aos licenciandos um cabedal de conhecimento capaz de torná-los bons professores no que diz respeito à reflexão sobre a transmissão de conceitos, sobre as ferramentas teórico-metodológicas e sobre as estratégias pedagógicas. Seguindo essa orientação, desenvolve-se, em parceria com o Colégio Estadual Professor Antônio Maria e o Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral, o subprojeto de Ciências Sociais com foco na reflexão sobre a forma de transmitir, aos alunos do Ensino Médio, os conceitos fundamentais, as ferramentas teórico-metodológicas e também as estratégias pedagógicas envolvidas no processo de construção da prática da sociologia. Tais estratégias possibilitam, ao aluno desse segmento de ensino, compreender a Sociologia como um campo de conhecimento fundamental na percepção da conexão das mudanças operadas na vida cotidiana com os processos mais amplos da vida social.


Subprojetos e Unidades Escolares – Subprojeto de Filosofia

O subprojeto PIBID/PUC de Filosofia manteve produtiva parceria com Colégio Estadual Visconde de Cairu entre 2012 e 2016. O trabalho se desenvolveu, desde o começo, com centro na realização de projetos filosóficos de interesse dos alunos. Pesquisas qualitativas refeitas a cada ano permitiam identificar focos temáticos a partir dos quais se definia título para a Semana de Filosofia do ano. Caminhando em paralelo com as aulas, os temas eram desenvolvidos pelas turmas junto com os professores supervisores e bolsistas. Quatro eventos foram realizados: Faces Filosóficas da Violência (2013), Eleição para a Presidência de Cairópolis (2014), Filosofia e Tecnologia (2015) Escola com Sentido (2016), todos com muito êxito. Vale ressaltar que, inclusive após a realização das “semanas”, as repercussões seguiam sendo aproveitadas como motivação e referência nas aulas. O ano de 2017 se iniciou com a notícia da aposentadoria do professor supervisor Luis Alberto Cabral, figura importante no grupo desde 2014. Era também hora de buscar nova parceria, que diversificasse a experiência do subprojeto. O Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral e seu professor de filosofia Eycles de Souza se afiguraram como escolha acertada. A direção do colégio – formador de “normalistas” – tem se mostrado muito interessada no trabalho, e o diálogo com o novo supervisor vem sendo muito produtivo. Abre ainda a possibilidade de diálogo com PIBID/PUC de Ciências Sociais, que há mais tempo tem o CE Ignácio Amaral como parceiro. As expectativas são as melhores.


Subprojetos e Unidades Escolares – Subprojeto de Geografia

Desenvolvido em conjunto com a Escola Municipal George Pfisterer, o subprojeto "Educação Geográfica e Sustentabilidades: por uma formação professores de geografia que valorize a conexão Escola básica – Universidade" é uma proposta de consolidação do projeto educacional que o departamento de Geografia da PUC-Rio desenvolve há mais de meia década. O objetivo principal é ampliar a conexão entre a Universidade e as Escolas Básicas, de modo a superar a realidade de que nem sempre a "geografia que se ensina na escola é a que se aprende na universidade". Acredita-se que, somente assim, haverá a sustentabilidade tanto do processo de formação de novos professores como da qualificação continuada de docentes da rede, pois são estes que necessitam de suportes constantes dos cursos de Licenciatura de Instituição de Ensino Superior engajadas, tradicionalmente, na formação de docentes do ensino básico do Brasil, como é o caso da PUC-Rio.


Subprojetos e Unidades Escolares – Subprojeto de História

Por que ensinar história? Aprender história para quê? Como formar um professor de história? Quaisquer que sejam, e ainda que muito diferentes as respostas a cada uma destas indagações, todas elas revelam, de modo consciente ou não, a relação indissociável entre o ato de ensinar e o ato de aprender, o processo de ensino-aprendizagem de história colocando em destaque o diálogo cotidiano e sempre renovado entre o professor e o aluno, por meio de uma prática insubstituível – a Aula de história. Este subprojeto desenvolvido com a Escola Municipal Christiano Hamann tem como foco aulas de história da qual cada professor se apresenta como o autor de um Texto diferente, resultado expressivo de múltiplas leituras – da historiografia acadêmica, dos textos didáticos, de jornais e revistas, assim como da vida presente, das múltiplas e diversas experiências vividas por homens e mulheres, nos mais diferentes pontos do planeta e também em uma determinada sala de aula de uma unidade escolar, porque há muito aprendemos que "nada do que aconteceu um dia pode ser considerado perdido para história". Textos que se apresentam como narrativas que forjam diferentes tempos históricos, e assim possibilitam quer àqueles que ensinam quer aos que aprendem, por meio da reciprocidade que também caracteriza um nexo indissociável, estar no mundo – nossa morada.


Subprojetos e Unidades Escolares – Subprojeto de Letras-Inglês

Comprometidos com a atitude permanentemente investigativa e crítica com relação à sua própria prática pedagógica em língua inglesa, o subprojeto de Letras-Inglês se desenvolve em parceria com a Escola Municipal Santo Tomás de Aquino e com a Escola Municipal George Pfisterer. O foco do projeto é a formação de professores conscientes da complexidade da vida profissional que estão iniciando, a partir da familiarização com a Prática Exploratória, uma prática pedagógica problematizadora, interdisciplinar e co-construída por alunos e professores. Busca-se o questionamento, a reflexão interna, o autoconhecimento e o fortalecimento da autoestima pessoal e profissional, na tentativa de não permitir que o desgaste e o cansaço (a síndrome de burnout) se instalem na vida do professor.


Subprojetos e Unidades Escolares – Subprojeto Letras-Português

Tendo em mente que é necessário capacitar os futuros professores de Português para lidarem com as necessidades de letramento dos alunos da escola pública a fim de torná-los conscientes das funções desempenhadas pelo uso da sua língua em uma sociedade letrada como a nossa, o subprojeto de Letras Português desenvolve-se em parceria com a Escola Municipal São Tomás de Aquino. O foco do trabalho é a vivência do cotidiano escolar como forma de o licenciando atuar na escola, desenvolvendo num 'trabalho para entender' o que acontece em sala de aula e, fora dela, com o objetivo de 'estar' na sala de aula e valorizar a 'qualidade da vida' nela vivenciada. Nesta busca de entendimentos, procura-se a ressignificação de atividades como planejamento e execução de atividades.


Subprojetos e Unidades Escolares – Subprojeto Pedagogia

O objetivo do subprojeto de Pedagogia é promover o diálogo entre teoria e prática desde o início do curso. A docência para alunos que estão iniciando seus estudos na área permitirá que eles tenham contato com a escola e com a docência enquanto estudam teorias e leituras da área, podendo assim ver, analisar e colocar em prática os conhecimentos, que estão em construção. O subprojeto de Pedagogia é realizado em parceria com as escolas municipais Shakespeare e Sergio Vieira de Mello. Neste projeto, a inserção do futuro pedagogo, desde cedo, na escola permite também que ele perceba como a prática diverge daquele ideal discutido no curso de Pedagogia e já comece a discutir formas de fazer os dois saberes dialogarem.