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Residência Pedagógica

Capes Residência Pedagógica

Institucional

O Programa de Residência Pedagógica da Capes é uma das iniciativas da Política Nacional de Formação de Professores que tem por objetivo promover o aprimoramento da formação prática nos cursos de licenciatura, ao possibilitar a imersão do licenciado na escola de educação básica, na segunda metade do curso, de modo que ofereça ao futuro professor condições para desenvolver competências para uma educação de qualidade.

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Profª Maria Cristina Guimarães de Góes Monteiro
Coordenadora Institucional do Programa de RP/PUC-Rio

Contatos e Localização:
Ed. Amizade - Ala kennedy, 2º andar
tel: 3527-1137 / 3527-1138
e-mail: residenciapedagogica@puc-rio.br

O Programa de Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica da Capes, uma iniciativa da Política Nacional de Formação de Professores, busca intensificar a dimensão prática nos cursos de licenciatura. O Programa possibilita a imersão do licenciando em uma unidade escolar a partir do 5º período do curso, promovendo o seu aprimoramento como professor da Escola Básica.

Entre as atividades contempladas pelo RP, estão a ambientação na escola, a regência em sala de aula, a participação em eventos na escola, além da socialização, na universidade, das vivências e entendimentos da prática docente. Todas essas atividades se realizam, conjuntamente, pelo grupo de residentes, preceptores (professores da unidade escolar) e docentes orientadores (professores da IES).

São objetivos do Programa de Residência Pedagógica:

  1. Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias;
  2. Induzir a reformulação da formação prática nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica;
  3. Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores;
  4. Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O Programa de Residência Pedagógica na PUC-Rio

A PUC-Rio busca a excelência na pesquisa, no ensino e na extensão para a formação de profissionais reflexivos, competentes, habilitados ao pleno desempenho de suas funções. É nesse contexto, portanto, que os cursos de Licenciatura oferecidos na Universidade se organizam e se desenvolvem, acreditando que a formação do licenciando deve ser articulada a uma prática docente sempre tratada de forma crítica e reflexiva.

O Projeto Institucional de Residência Pedagógica da PUC-Rio, alinhado com os valores da Universidade, vem estabelecer-se como espaço para o diálogo interdisciplinar, para a interlocução com a sociedade, tendo em vista as demandas, os anseios e as necessidades dos cidadãos. Acreditamos que a docência já traz intrinsicamente esses valores, constituindo-se como meio propício à troca de experiências e saberes entre todos os participantes do processo pedagógico, ampliando vivências e conhecimento de realidades variadas. O Programa de Residência Pedagógica, como política de incentivo, aprimoramento e valorização da formação inicial de professores vem ao encontro de tais princípios e integra-se a esse cenário.

Nesse sentido, o Projeto de RP da PUC-Rio compreende o estágio curricular como uma atividade ampla, investigativa e exploratória, que estimule a consciência social e priorize a formação do licenciando e de seus futuros alunos como agentes transformadores da sociedade (Freire, 1970).  É primordial desenvolver o trabalho de formação docente voltado para a construção da autonomia profissional, para o respeito mútuo, para a tolerância, para a ética.  É fundamental garantir uma atitude reflexiva permanente na prática da docência para que se possa contribuir, efetivamente, para a qualidade de vida das próximas gerações, para a igualdade de oportunidades e de justiça social.

A PUC-Rio participa do Programa de Residência Pedagógica desde o primeiro edital – Edital Capes nº 06/2018, integrando o programa com o curso de Licenciatura em Letras, no componente curricular Língua Portuguesa. A participação da Universidade no segundo edital do RP – Edital Capes nº 01/2020 é ampliada, com atuação em três subprojetos: História, Língua Portuguesa e Pedagogia.


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