ENCONTROS DE FORMAÇÃO – 2021
Ensino de História: integração entre Educação Básica e Pós-graduação
Publicado em: 06/04/2021

Cartaz do evento ENCONTROS DE FORMAÇÃO 2021 - Ensino de História: integração entre Educação Básica e Pós-graduação

O  Leehpac, o PIBID de História e de Pedagogia e a Residência Pedagógica de História convidam para os Encontros de Formação 2021.

Os interessados devem enviar e-mail para a  Profa. Juçara Mello: jsbmello@puc-rio.br

06/04: 18h30min

Tema: Colocando Guaratiba no mapa: uma abordagem educativa dos espaços de memória.
Professora Yara de Almeida Barbosa
Mestre em Ensino de História/UERJ
Profa. da EM Narcisa Amália (Guaratiba) e do CE Dr. Albert Sabin (Campo Grande)

20/04: 18h30min

Tema: Uso de linhas do tempo no ensino de História: reflexões sobre o espaço biográfico, tempo vivido e periodização a partir da experiência de jovens e adultos em privação de liberdade.
Professora Elisa Defelippe
Mestre em Ensino de História/UERJ - Doutoranda/PPGHS (FFP-UERJ)
Profa. de História do CEAT e PH. É autora de material didático dos anos iniciais. Faz parte do Movimento Social “Escrevivendo a Liberdade”

05/05: 18h30min

Tema: Educar para os Diretos Humanos.
Professor Anderson Luiz Fernandes da Silva
Mestre em Ensino de História/UERJ ; Prof. da  EM  Orgé Ferreira dos Santos,  do  CE  Martins e do Centro Educacional Pereira Rocha

Os encontros serão transmitidos via zoom. Os links serão disponibilizados com 30 minutos de antecedência.

Contato: jsbmello@puc-rio.br

Organização:
Profa. Iamara Viana: RP/PUC-Rio História
Profa. Juçara da Silva Barbosa de Mello: PIBID/PUC-Rio História
Profa. Patrícia Coelho: PIBID/PUC-Rio Pedagogia

E-book: Por que trabalhar para entender a vida em sala de aula?
Publicado em: 15/03/2021

Capa do e-book

O Grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro, vinculado ao IPEL-Escola, do Departamento de Letras da PUC-Rio, lança o e-book "Por que trabalhar para entender a vida em sala de aula?". Neste livro, o leitor poderá conhecer como professores e alunos vivenciam a Prática Exploratória em seu cotidiano. Agora em Português e em Inglês.

Download do e-book em português
Download do e-book em inglês

Lançamento do site do Observatório Brasileiro da Educação Geográfica, OBEG. Uma iniciativa da Professora Rejane Cristina de Araújo Rodrigues do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, juntamente com o grupo de pesquisa  NECPEG, IFF Campos e CAp/UERJ.
Publicado em: 28/12/2020

O OBEG é um espaço destinado à divulgação de produtos relacionados a temáticas do campo da Educação Geográfica: Licenciatura em Geografia, Geografia Escolar, Conhecimento Geográfico, Políticas Educacionais e Curriculares, Metodologias de Ensino, Materiais Didáticos, Ensino Inclusivo, dentre outros.

Acesse o link para conhecer o site: http://obeg.geo.puc-rio.br

ENCONTROS DE FORMAÇÃO – 2020
Ensino de História: integração entre Educação Básica e Pós-graduação
Publicado em: 16/11/2020

Banner de divulgação do evento ENCONTROS DE FORMAÇÃO - 2020 Ensino de História

Os encontros quinzenais têm como objetivo contribuir com a formação inicial e continuada de docentes em História para o trabalho em escolas de Educação Básica. A partir da realização de seminários de temas referenciais pretende-se desenvolver o debate sobre as práticas pedagógicas, experiências metodológicas e práticas interdisciplinares/transdisciplinares no ensino de História.

17/11 às 18h
Música popular, patrimônio e ensino de história: possibilidades e aplicações na Grande Madureira /RJ
Lucas Marinho Nunes

02/12 às 18h
A numismática na sala de aula: moedas que contam histórias
Ricardo Luiz Jonard de Aguiar

15/12 às 18h
Quiva e Laiá: protagonismo indígena nas aulas de história através de uma narrativa da cidade de Itaguaí/RJ
Glauber Lima dos Anjos

Os encontros serão transmitidos via zoom e os links serão disponibilizados com 30 minutos de antecedência.

Contato: jsbmello@puc-rio.br

Publicado em: 03/11/2020

Publicado pela Escritas, Revista do Curso de História de Araguaína/UFT o dossiê "História e Educação: Práticas e Reflexões em Tempos de Pensamento Anticientífico", organizado pela Professora Juçara da Silva Barbosa de Mello, PUC-Rio/História e pela Professora Caroline Vieira/UERJ.

Vale a pena conferir!

Revista Educação Geográfica em Foco, n.8
Publicado em: 26/10/2020

Está no ar o número 8 da Revista Educação Geográfica em Foco, sob coordenação da professora Rejane Cristina de Araújo Rodrigues.
Vale a apena conferir!!!!

Link: http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/issue/archive

Segundas Geográficas
Publicado em: 30/06/2020

Assista o vídeo divulgando a "Revista Educação Geográfica em Foco do Departamento de Geografia"