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Bolsistas Pró Licenciatura relatam suas experiências em encontro

Fotos do evento

A Coordenação Central de Graduação e a Coordenação de Licenciaturas realizaram o Encontro com os alunos bolsistas do Programa Pró Licenciatura no dia 10 de outubro de 2023.

A Professora Érica Rodrigues, Coordenadora Central de Graduação abriu o encontro e deu as boas-vindas ao grupo.

A Professora Maria Rita Salomão, Coordenadora de Licenciaturas parabenizou o grupo pela obtenção da bolsa e apresentou os projetos que vem sendo desenvolvidos na área de Formação de Professores na PUC-Rio.

Em seguida, os licenciandos apresentaram suas experiências como docentes iniciantes e abordaram questões relativas aos respectivos cursos de Formação de Professores.

O evento terminou com um lanche, como momento de confraternização para todo o grupo.


Projetos PIBID e Residência Pedagógica da PUC-Rio promovem palestra sobre A inclusão escolar na perspectiva do Ensino Colaborativo

Os Subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Departamento de Letras da PUC-Rio promoveram a palestra “A inclusão escolar na perspectiva do Ensino Colaborativo”, proferida pela Profa. Erika de Souza Leme, professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE).

Para a Profa. Erika, “a educação inclusiva agrega ações políticas, culturais, sociais e pedagógicas, pautadas em princípios dos direitos humanos e de equidade. Não se pode pensar na equidade só enquanto resultado, mas também enquanto processo de partilha, de colaboração (ensino colaborativo) e de conhecimento do “outro”. Assim, a equidade tem uma ligação direta com a nossa prática, da criação das condições de oportunidades para que todas as crianças aprendam e participem. Nossa luta é pela consolidação de escolas inclusivas, forjadas em ações intencionais da ética do cuidado, como categoria interseccional, que acolhe e promove a diferença humana. E, ESSA LUTA É DE TODOS/TODAS NÓS!!!”

VOCÊ PODE ASSISTIR A PALESTRA NA ÍNTEGRA NO CANAL DO DEPARTAMENTO DE LETRAS DA PUC-RIO

Convite do evento

Professora Rejane participa da criação da Association Internationale de la Géographie Francophone (AIGF)

Fotos da Profa. Rejane Rodrigues e da fachada do prédio onde ocorreu o evento Profa. Rejane Rodrigues do Departamento de Geografia, participa da criação da Association Internationale de la Géographie Francophone (AIGF)

Participação da professora Rejane Rodrigues, Coordenadora de área do subprojeto de Geografia, no Congresso de criação da Associação de Geógrafos Francófonos - Association Internationale de la Géographie Francophone, AIGF, realizado em Rabat, Marrocos, no período de 13 a 16 de junho de 2023.

Na ocasião do evento foi fundada a Comission du Géographie de l’Education, com a coordenação da citada professora  e de professor, da Universitá Cattolica del Sacro Cuore, de Milão.

Uma importante conquista para os pesquisadores da área.


Professora Angela Paiva debate sobre democracia, movimentos sociais e educação básica

Folder de divulgação do Evento da Professora Angela_Paiva

Evento promovido pelos programas PIBID e Residência Pedagógica da PUC-Rio sobre democracia, movimentos sociais e educação básica. A palestra da professora Angela Paiva e os comentários do professor João Cabrera revelam a parceria entre universidade e escola em prol de uma educação voltada para os direitos humanos e para o desenvolvimento de disposições democráticas.

A professora Angela Paiva é Professora do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, coordenadora central de cooperação internacional (CCCI) da PUC-Rio e docente orientadora do Residência Pedagógica. Tem pesquisas e extensa produção na área de direitos humanos, religião e política, relações raciais e movimentos sociais, juventude e ação afirmativa. Dentre as obras da professora, destaca-se o livro “Dinâmicas sociais na luta por direitos no Brasil”, lançado em 2021 e pensado em grande medida para auxiliar professores que queiram trabalhar os temas dos direitos humanos, das desigualdades, dos movimentos sociais e da democracia em contextos universitários e escolares.

O professor João Cabrera é bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UFRJ e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professor de Sociologia da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia e Educação, com interesse nos estudos das relações sociais e os processos de ensino-aprendizagem. Atualmente, é preceptor do Programa de Residência Pedagógica da PUC-Rio. Criador do projeto @sociologiailustrada, compartilha via Instagram ilustrações e quadrinhos para popularizar a Sociologia.

VOCÊ PODE ASSISTIR A PALESTRA NA ÍNTEGRA NA PLATAFORMA ECOA

ECOA PUCRIO


Professora Iamara da Silva Viana, do curso de Licenciatura em História é uma das autoras da publicação: DOS LETRAMENTOS: escravidão, escolas e professores no Brasil oitocentista.

Capa do livro Dos letramentos: escravidão, escolas e professores no Brasil oitocentista

A coletânea Dos letramentos: escravidão, escolas e professores no Brasil oitocentista reúne pesquisas recentes de um grupo de pesquisadores do projeto “Escrita, escolarização, cor e letrados no Brasil da escravidão e da pós-emancipação (1860-1908) – as experiências de escravizados, libertandos, libertos e seus descendentes”, Edital Universal do CNPq. Na perspectiva dos debates contemporâneos sobre ensino de história (lei 10.639, sobre o ensino de História da África e dos afrodescendentes, assim como formulações sobre a Educação Quilombola), há poucas indicações e mesmo silêncios sobre as experiências de letramento e escolarização no Brasil da escravidão e da pós-emancipação. No entanto, experiências de trabalho compulsório e racialização estavam nas mentalidades e mundos sociais. E isso inclui educação, escolarização e letramento.

Reunir estas experiências e processos históricos nos conecta com agendas e repertório de pesquisas recentes, possibilitando releituras do passado por meio de personagens como André Rebouças, Machado de Assis ou Otaviano Hudson, intelectuais do passado que produziram saberes e conhecimentos registrados em diferentes documentos históricos pelas memórias e histórias. Mas, também, daqueles silenciados, como os estudantes da escola para libertos, pensada e garantida em inventário pela Condessa do Rio Novo, ou o quilombola, que levou consigo fragmentos de uma gramática para ensinar as primeiras letras.

(texto informado pela professora Iamara Viana)


Encontro anual de Prática Exploratória volta ao formato presencial

Professoras do curso de Licenciatura em Letras, coordenam o 23º Evento Anual de Prática Exploratória com o tema “DAS TELAS AOS ABRAÇOS”.

Ler a matéria na íntegra

LICENCIATURAS DA PUC-RIO TÊM PROJETOS APROVADOS JUNTO À CAPES

LICENCIATURAS DA PUC-RIO TÊM PROJETOS APROVADOS JUNTO À CAPES

EQUIPE GESTORA DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA PUC-RIO


Mais uma vez os cursos de Licenciatura da PUC-Rio obtiveram aprovação em todos os projetos apresentados nos Editais CAPES nº 23/2022/ PIBID e 24/2022 Residência Pedagógica e seus respectivos Projetos Institucionais, possibilitando a participação de alunos das Licenciaturas de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras/Português, Letras Inglês e Pedagogia.

O PIBID/PUC-Rio, comemorando seu décimo ano e em sua quinta edição, já possibilitou a participação de 501 alunos das Licenciaturas e 54 professores de unidades escolares da rede pública, tendo sido implementado em 32 unidades escolares municipais e estaduais.

O Programa de Residência Pedagógica, mais recente, implementado desde 2018 e em sua terceira edição, já possibilitou a participação de 96 alunos das Licenciaturas, 10 professores de unidades escolares públicas, tendo sido desenvolvido em 8 unidades escolares da rede pública.

Os projetos atuais/2022 possibilitarão a concessão de 108 bolsas/CAPES para alunos das Licenciaturas, sendo 60 para os alunos Residentes e 48 para os Pibidianos, durante o período de 18 meses.

Dezoito professores da Educação Básica, que orientam os Pibidianos e Residentes, também receberão bolsas/Capes, além dos Professores da Universidade que exercem a função de coordenadores dos subprojetos e dos projetos institucionais na Universidade.

Participarão destes editais as escolas seguintes parceiras: CE André Maurois , CE Infante Dom Henrique, EM Artur Ramos, EM Christiano Hamann, EM Desembargador Oscar Tenório, EM Henrique Dodsworth, EM Júlia Kubitscheck, EM Júlio de Castilho, EM Luiz Delfino, EM Pedro Block e EM Shakespeare.

Esperamos que os projetos sejam tão exitosos quanto os anteriores.


Coordenação de Licenciaturas da PUC-Rio abre inscrições para os Programas CAPES – PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Novos editais PIBID e Residência Pedagógica - Resultados


A Coordenação de Licenciaturas da PUC-Rio anuncia a abertura de inscrições para ALUNOS DE LICENCIATURA, candidatos aos Programas CAPES – PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.

Podem se candidatar ao PIBID alunos que estejam matriculados do 1º ao 4º período dos seguintes cursos: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Letras Inglês, Letras Português e Pedagogia.

Podem se candidatar ao Programa de Residência Pedagógica (PRP) alunos matriculados do 5º período em diante, dos seguintes cursos: Ciências Sociais, Filosofia, História, Letras Português e Pedagogia.

As bolsas de iniciação à docência e residentes serão pagas durante o período de 18 meses de acordo com o cronograma da CAPES, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais). As atividades são desenvolvidas em unidades escolares da rede pública.


INSCRIÇÕES ENCERRADAS:

RESULTADOS AQUI


Programas Capes/PIBID e RP encerram Editais 01 e 02/2020 após 18 meses de atividades

Imagem captada durante o encerramento

Caros/as colegas,

Hoje dia 31 de março/2022 encerramos mais uma jornada dos Programas CAPES/Pibid e RP.

É um momento de concluir uma etapa iniciada em 01 de outubro de 2020, cuja duração foi de 18 meses.

Fomos surpreendidos/as pela pandemia da COVID 19 que abalou o mundo de forma trágica. Foi um período repleto de incertezas, dúvidas, dificuldades, mas sobretudo de muita força, coragem, energia, descobertas, aprendizados e de esperança de tempos melhores a cada etapa vivenciada.

Trabalhamos intensamente para implementação dos subprojetos.

Foram editais atípicos, onde alunos e professores estiveram presentes de forma virtual.

A cada dia renascia a esperança da reabertura das Escolas e da Universidade. Mas isto não acontecia! Não nos abatemos diante de tal impossibilidade. Redobramos nossas forças, incentivos e a crença de tempos melhores para toda humanidade.

Com o avanço da vacinação na cidade do Rio de Janeiro fomos percebendo a reabertura das escolas e a chegada, ainda tímida, dos nossos pibidianos e residentes, fazendo renascer a  esperança de um convívio mais próximo entre todos.

Hoje, temos a certeza do dever cumprido! Embora de forma diferente, nossos alunos e professores puderam experimentar a grande contribuição dos programas na formação de professores.

Valeu a pena!

Vamos nos preparar para os novos editais que estão surgindo, conforme anunciado pela CAPES.

Meu agradecimento a todos/as que estiveram conosco no desafio desta difícil caminhada e que acreditaram que seria possível reinventá-la e realizá-la.

Um grande abraço,

Maria Rita Passeri Salomão
Coordenadora de Licenciaturas / PUC-Rio


PUC-Rio integra o Diretório Nacional do FORPIBID-RP: Professora Maria Cristina Góes assume a Coordenação da Região Sudeste

Logo do FORPIBID-RP

Coordenadores Institucionais dos Programas PIBID e Residência Pedagógica do Brasil foram convocados para Assembleia Geral do Forpibid-RP, conforme determina o regimento do Fórum, no dia 11 de dezembro de 2021, às 16h, via plataforma Zoom,  para  balanço da gestão, do período 2019/2021 sob a presidência do professor Nilson Cardoso,  prestação de contas  e eleição do diretório nacional (Presidente; Vice- Presidente; Secretário Executivo, Tesoureiro, Coordenadores Regionais) e Coordenações  Estaduais.

Nossa colega, Professora Maria Cristina Góes, Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica na PUC-Rio, integrante da chapa eleita, assume a Coordenação da Região Sudeste.

Nossos cumprimentos à Professora Maria Cristina pelo reconhecimento do seu trabalho à frente do Programa Residência Pedagógica, expressando nossa satisfação pela conquista e pela oportunidade da PUC-Rio  participar da   equipe que integra  o Diretório Nacional de  importantes programas, financiados pela CAPES, na área da formação de professores no Brasil.


Bolsistas do projeto Residência Pedagógica de Letras apresentam trabalho feito com os alunos em evento internacional 28/05/2021
Publicado em: 20/09/2021

No último dia 15, bolsistas do projeto de Residência Pedagógica do Departamento de Letras da PUC-Rio participaram de uma apresentação no "The International Festival of Teacher-Research in ELT", organizado, virtualmente, pelo professor Dr. Richard Smith, da Universidade de Warwick, na Inglaterra.

A apresentação dos licenciandos fez parte de uma conferência do Grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro, formado por professoras e alunos da PUC-Rio e de demais instituições do estado. Um dos principais desafios era mostrar aos participantes do evento como a Prática Exploratória funciona e como ela sobreviveu/sobrevive em tempos de pandemia em que usufruímos do ensino remoto. Uma das principais características da PE é o grupo em que há muita conversa e reflexão a respeito das minúcias da sala de aula. Trabalhar para entender o aluno e ‘mergulhar’ consciente de que haverá mais questionamentos do que respostas é o que caracteriza a nossa roupagem. Nesse sentido, a Prática Exploratória pode ser pensada como uma maneira de estar e pensar em/sobre sala de aula, adotando uma postura crítico-reflexiva, que vem sendo estimulada nos licenciandos de Letras da PUC.

No evento, os alunos de Licenciatura em Letras Atos Edwin, Giovane Amaro, Lucas Borba, Thiago Pereira e Vitor Abou compartilharam o trabalho realizado por uma das escolas que fazem parte do projeto de RP da instituição, o Colégio Estadual André Maurois. Esse projeto, desenvolvido em 2020, surgiu a partir da leitura de uma versão em quadrinhos do Diário de Anne Frank, durante as aulas remotas, com a presença dos residentes, dos alunos e da preceptora, Patrícia Soares.

Após a leitura, os alunos ainda assistiram ao filme baseado na obra e tiveram diversas discussões e reflexões acerca da realidade de Anne Frank, estabelecendo uma comparação com a sua realidade, pois se tem em comum o isolamento, embora por motivos muito diferentes. Dessa maneira, residentes e preceptora abriram espaço para os alunos compartilharem suas emoções e vivências durante o período de pandemia. Pensando nisso, nós, residentes, propusemos que os alunos escrevessem uma carta para Anne Frank, falando sobre esse momento.

Além das cartas, os alunos poderiam se expressar por outros meios, como os desenhos. Foi o que fez a aluna Luciana Guimarães, que fez ilustrações comparando a sua experiência de isolamento com a de Anne Frank (um verdadeiro trabalho sobre intertextualidade).

Com as cartas em mãos, os residentes decidiram, então, montar uma carta coletiva, pegando fragmentos dos textos de cada aluno.

Todo esse processo foi apresentado no evento do último dia 15, que contou, ainda, com a participação da aluna Luciana Guimarães, que falou sobre o projeto e como foi fazer parte dele. Estiveram presentes, ainda, professoras e alunos da PUC, além de convidados do mundo todo.

LINK DO EVENTO: https://trfestival.wordpress.com/2021-events/

Capa da versão do Diário de Anne Frank que foi utilizada:

Capa da versão do Diário de Anne Frank que foi utilizada

"Prints" do evento:

Prints do evento Prints do evento Prints do evento Prints do evento Prints do evento


Professor Ilmar Rohloff de Mattos receberá o título de Cidadão Benemérito da Cidade do Rio de Janeiro
Publicado em: 18/08/2021

Nosso querido Professor Ilmar será homenageado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro nesta 5ª feira, dia 19/08 recebendo o título de Cidadão Benemérito.

Historiador conhecido nacionalmente como referência no ensino da História, Ilmar é professor Emérito do Departamento de História na PUC-Rio, onde atua nos cursos de Graduação, Licenciatura e Pós-Graduação, formando gerações de historiadores e professores de História.

Grande incentivador da formação de professores também atua junto às Licenciaturas e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Coordenação de Licenciaturas da PUC-Rio.

Nosso abraço a você Ilmar, com quem aprendemos todos os dias!

Parabéns pela honrosa homenagem.

A cerimônia será realizada de forma virtual. O acesso é através do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=nn6LRO9HAyQ

Convite do evento


II CICLO DE DEBATES:
Fazeres reflexivos da Prática Exploratória na formação docente: auto etnografias, narrativas e emoções.
Publicado em: 14/07/2021

Dia 15 de julho de 2021, às 16h

Cartaz do evento


A partir da parceria entre a Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e o II Ciclo de Debates do Grupo de Trabalho "Formação de Educadores na Linguística Aplicada” (GTFELA), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL), foi realizada em 15 de julho de 2021, às 16 horas, a mesa redonda "Fazeres Reflexivos da Prática Exploratória na formação docente: auto etnografias, narrativas e emoções".

As professoras Adriana N. Nóbrega (Departamento de Letras, PUC-Rio), Beatriz Maciel (FAETEC; IPEL, PUC-Rio) e Inés Kayon de Miller (Departamento de Letras, PUC-Rio), motivaram reflexões sobre a Prática Exploratória contemporânea. Para isso, organizaram suas falas em torno dos três eixos que compõem essa forma indefinidamente sustentável de trabalhar-cuidando para entender a (s) qualidade (s) da (s) vida (s) partilhada (s) (também) em ambientes educacionais: 1) a disposição exploratória do discente para ler-(re)elaborando a sala de aula e as relações ali construídas; 2) o olhar analítico para as narrativas que contam de nossas construções sociais e identitárias; 3) as emoções que permeiam cada instante. Em atitude colaborativa, dialogaram vivências teórico-práticas construídas no contexto do Subprojeto de Letras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da PUC-Rio (PIBID/Letras PUC-Rio), atentando para o potencial micropolítico de seus fazeres Exploratórios.

Clique no link e assista ao  vídeo: II Ciclo de Debates GTFELA - YouTube


Programa de Residência Pedagógica da PUC-Rio realiza oficina: Letramentos Midiáticos e Fake News
Publicado em: 19/05/2021

Cartaz do evento

O Projeto de Residência Pedagógica da PUC-Rio, cuja coordenadora institucional é a Professora Maria Cristina   Góes e envolve os cursos de Licenciatura em História, Letras e Pedagogia  convida alunos  e professores   para a  realização de palestras que buscam estreitar o contato entre pós-graduação e prática docente.

A palestra , intitulada Letramentos  Midiáticos e Fake News, será realizada pela Doutoranda em Educação na PUC-Rio, Professora Joana Milliet .

O evento será realizado no dia 24/05/2021, 2ª feira às 15h através do Zoom Meetings e poderá ser acessado pelo link https://puc-rio.zoom.us/j/91460854057?pwd=Ry96UURjMkhqa29VUnQzcWpXWUtOZz09

Segue o convite para o  primeiro encontro.

Haverá emissão de certificados.


21º Evento da Prática Exploratória - "Sobre-Vivências Exploratórias na Pandemia"
Publicado em: 13/05/2021

Cartaz do evento

Membros do Grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Prática Exploratória (NEPPE) apresentarão suas atividades de 2020: o 21º Evento da Prática Exploratória, totalmente on-line, denominado "Sobre-Vivências Exploratórias na Pandemia", no Festival Internacional de Professores-Pesquisadores de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, que será realizado neste sábado, 15 de maio de 2021, às 12h00 (hora de Brasilia). O evento contará com a participação de licenciandos de Letras que já foram bolsistas PIBID/Letras PUC-Rio e atualmente participam o Programa de Residência Pedagógica do Departamento de Letras, de ex-alunos e de professores do Departamento de Letras da PUC-Rio e da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Na mesma ocasião, será lançado internacionalmente o E-book publicado em 2020 pelo Grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro, intitulado  "Why seek to understand life in the classroom?" e sua versão em português "Por que trabalhar para entender a vida em sala de aula?".

Inscreva-se em https://bit.ly/3rO7x5M para, em seguida, receber um e-mail de confirmação com as informações necessárias para participar do evento.


ENCONTROS DE FORMAÇÃO – 2021
Ensino de História: integração entre Educação Básica e Pós-graduação
Publicado em: 06/04/2021

Cartaz do evento ENCONTROS DE FORMAÇÃO 2021 - Ensino de História: integração entre Educação Básica e Pós-graduação


O  Leehpac, o PIBID de História e de Pedagogia e a Residência Pedagógica de História convidam para os Encontros de Formação 2021.

Os interessados devem enviar e-mail para a  Profa. Juçara Mello: jsbmello@puc-rio.br

06/04: 18h30min

Tema: Colocando Guaratiba no mapa: uma abordagem educativa dos espaços de memória.
Professora Yara de Almeida Barbosa
Mestre em Ensino de História/UERJ
Profa. da EM Narcisa Amália (Guaratiba) e do CE Dr. Albert Sabin (Campo Grande)

20/04: 18h30min

Tema: Uso de linhas do tempo no ensino de História: reflexões sobre o espaço biográfico, tempo vivido e periodização a partir da experiência de jovens e adultos em privação de liberdade.
Professora Elisa Defelippe
Mestre em Ensino de História/UERJ - Doutoranda/PPGHS (FFP-UERJ)
Profa. de História do CEAT e PH. É autora de material didático dos anos iniciais. Faz parte do Movimento Social “Escrevivendo a Liberdade”

05/05: 18h30min

Tema: Educar para os Diretos Humanos.
Professor Anderson Luiz Fernandes da Silva
Mestre em Ensino de História/UERJ ; Prof. da  EM  Orgé Ferreira dos Santos,  do  CE  Martins e do Centro Educacional Pereira Rocha


Os encontros serão transmitidos via zoom. Os links serão disponibilizados com 30 minutos de antecedência.

Contato: jsbmello@puc-rio.br

Organização:
Profa. Iamara Viana: RP/PUC-Rio História
Profa. Juçara da Silva Barbosa de Mello: PIBID/PUC-Rio História
Profa. Patrícia Coelho: PIBID/PUC-Rio Pedagogia


E-book: Por que trabalhar para entender a vida em sala de aula?
Publicado em: 15/03/2021

Capa do e-book

O Grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro, vinculado ao IPEL-Escola, do Departamento de Letras da PUC-Rio, lança o e-book "Por que trabalhar para entender a vida em sala de aula?". Neste livro, o leitor poderá conhecer como professores e alunos vivenciam a Prática Exploratória em seu cotidiano. Agora em Português e em Inglês.

Download do e-book em português
Download do e-book em inglês

Lançamento do site do Observatório Brasileiro da Educação Geográfica, OBEG. Uma iniciativa da Professora Rejane Cristina de Araújo Rodrigues do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, juntamente com o grupo de pesquisa  NECPEG, IFF Campos e CAp/UERJ.
Publicado em: 28/12/2020

O OBEG é um espaço destinado à divulgação de produtos relacionados a temáticas do campo da Educação Geográfica: Licenciatura em Geografia, Geografia Escolar, Conhecimento Geográfico, Políticas Educacionais e Curriculares, Metodologias de Ensino, Materiais Didáticos, Ensino Inclusivo, dentre outros.

Acesse o link para conhecer o site: http://obeg.geo.puc-rio.br


ENCONTROS DE FORMAÇÃO – 2020
Ensino de História: integração entre Educação Básica e Pós-graduação
Publicado em: 16/11/2020

Banner de divulgação do evento ENCONTROS DE FORMAÇÃO - 2020 Ensino de História


Os encontros quinzenais têm como objetivo contribuir com a formação inicial e continuada de docentes em História para o trabalho em escolas de Educação Básica. A partir da realização de seminários de temas referenciais pretende-se desenvolver o debate sobre as práticas pedagógicas, experiências metodológicas e práticas interdisciplinares/transdisciplinares no ensino de História.

17/11 às 18h
Música popular, patrimônio e ensino de história: possibilidades e aplicações na Grande Madureira /RJ
Lucas Marinho Nunes

02/12 às 18h
A numismática na sala de aula: moedas que contam histórias
Ricardo Luiz Jonard de Aguiar

15/12 às 18h
Quiva e Laiá: protagonismo indígena nas aulas de história através de uma narrativa da cidade de Itaguaí/RJ
Glauber Lima dos Anjos

Os encontros serão transmitidos via zoom e os links serão disponibilizados com 30 minutos de antecedência.

Contato: jsbmello@puc-rio.br


História e Educação: Práticas e Reflexões em Tempos de Pensamento Anticientífico
Publicado em: 03/11/2020

Publicado pela Escritas, Revista do Curso de História de Araguaína/UFT o dossiê "História e Educação: Práticas e Reflexões em Tempos de Pensamento Anticientífico", organizado pela Professora Juçara da Silva Barbosa de Mello, PUC-Rio/História e pela Professora Caroline Vieira/UERJ.

Vale a pena conferir!
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/issue/view/445


Revista Educação Geográfica em Foco, n.8
Publicado em: 26/10/2020

Está no ar o número 8 da Revista Educação Geográfica em Foco, sob coordenação da professora Rejane Cristina de Araújo Rodrigues.
Vale a apena conferir!!!!

Link: http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/issue/archive


Segundas Geográficas
Publicado em: 30/06/2020

Assista o vídeo divulgando a "Revista Educação Geográfica em Foco do Departamento de Geografia"

Assistir o vídeo