Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Licenciaturas

Jornadas Pedagógicas


VI Jornada Pedagógica – As Licenciaturas dialogando com a Escola Básica: Direito à Educação: Trajetórias e Desafios
Realizada em: 20/09/2019

No dia 20 de setembro de 2019, foi realizada mais uma edição da Jornada pedagógica, evento promovido anualmente pela Coordenação de Licenciaturas da PUC-Rio e pelo Colégio Teresiano – CAP da PUC-Rio. A VI Jornada pedagógica abordou o tema” Direito à Educação, trajetórias e desafio” e contou com a participação de diversos alunos das Licenciaturas da PUC-Rio e professores interessados na Formação de Professores.

O evento foi estruturado em duas mesas redondas: a primeira, coordenada pela Professora Rejan Bruni, do Departamento de Ciências Biológicas abordou o tema central da Jornada em seus aspectos históricos, sociais e as novas políticas educacionais. Participaram do painel a Professora Patrícia Coelho do Departamento de Educação, Professor Marcelo Burgos do Departamento de Ciências Sociais e o Professor Edgar Lyra Neto do departamento de Filosofia.

A segunda mesa, coordenada pela Professora Maria Cristina Góes Monteiro, do Departamento de Letras e Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica apresentou o Programa da CAPES como fator inovador na Formação de Professores e também o Programa de Residência Docente desenvolvido no Colégio Teresiano. Participaram da mesa o Professor Diogo Pinheiro dos Reis Andrade da EM George Pfisterer, a aluna Samyres Amaral Freitas , da Licenciatura em Letras da PUC-Rio e integrante do Programa de Residência Pedagógica e o aluno Matheus Silva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Licenciatura em Física, integrante do programa de Residência Docente do Colégio Teresiano.

Após as apresentações houve debates em torno das questões levantadas, e em seguida o encerramento

Ver matéria completa

V Jornada Pedagógica – As Licenciaturas dialogando com a Escola Básica: Novos cenários na sala de aula: desafios, experiências e perspectivas
Realizada em: 28/09/2018

No dia 28 de setembro de 2018, foi realizada mais uma edição da Jornada Pedagógica, evento promovido anualmente pela Coordenação de Licenciaturas da PUC-Rio e pelo Colégio Teresiano – CAP da PUC-Rio. A V Jornada Pedagógica abordou o tema ”Novos cenários na sala de aula: desafios, experiências e perspectivas “e contou com a participação de diversos alunos das Licenciaturas da PUC-RIO e professores interessados na Formação de Professores. Os debates e a troca de experiências aconteceram a partir da apresentação da conferência magna intitulada: Novos cenários na sala de aula: desafios, experiências e perspectivas, proferida pela Professora Dra. Ana Maria Loureiro, Diretora Pedagógica do Colégio Santo Inácio.

Em seguida, em forma de painel, foram apresentados estudos de caso, voltados para a temática do evento. A mesa foi coordenada pela Professora Iamara da Silva Viana do Departamento de História. Participaram do painel os diversos cursos de licenciatura, representados por um professor do curso e um estagiário. A professora Letícia Bosco e a estagiária Eduarda Santos Emerick Lima, do Departamento de Biologia, apresentaram o tema: ”O Estágio Supervisionado e os desafios da Educação inclusiva”. O tema “Autoridade do Professor: rigor e compromisso na prática docente” foi abordado pela Professora Alexandra Pena e pela estagiária Jéssica Fernanda de Moraes, do Departamento de Educação.” O Ensino de Geografia e necessidades especiais no estágio supervisionado” foi tratado pelo Professor Marcelo Alonso Morais e pela estagiária Luiza Martins Veríssimo e Silva, ambos do Departamento de Geografia. O Departamento de História abordou o tema” Intolerâncias na escola: é preciso falar!“, com a Professora Maria Lígia Rosa Carvalho da EM Desembargador Oscar Tenório e os estagiários: Valdemar Cândido Vargas e Kamilla do Espírito Santo Campos. O Departamento de Letras, apresentou “Histórias de vida: confiança e partilha nos processos de aprendizagem”, com o Professor Jhonatta Costa e Silva e a estagiária Nathalia Fernandes.

Após as apresentações houve debates em torno das questões levantadas, e em seguida o encerramento.

→ Fotos do evento:

IV Jornada Pedagógica – As Licenciaturas dialogando com a Escola Básica: Caminhos de Formação: Futuros improváveis
Realizada em: 29/09/2017

No dia 29 de setembro de 2017, foi realizada mais uma edição da Jornada Pedagógica, evento promovido anualmente pela Coordenação de Licenciaturas da PUC-Rio e pelo Colégio Teresiano – CAP da PUC-Rio. A IV Jornada Pedagógica tratou do tema “Caminhos de formação: futuros (im)prováveis” e contou com a participação direta de vários integrantes do Pibid/PUC-Rio. A tarde de debates e de trocas de experiências aconteceu a partir da apresentação de duas mesas intituladas  A formação de professores em foco: novos rumos... e A Universidade se reinventando: expectativas e desafios. Participaram da primeira mesa, coordenada pela Profa. Ana Paula Carvalho, do Depto de Ciências Sociais da PUC-Rio, a Reitora do Instituto Superior de Educação (Pró-Saber) – Maria Cecilia Almeida e Silva, a Coordenadora Geral Pedagógica do Colégio Teresiano – Marília Dias, e o aluno do Depto de Letras da PUC-Rio e estagiário do Colégio Teresiano Gabriel Leibold Leite Pinto. A segunda mesa, coordenada pela Profa. Rejan Bruni, Diretora do Departamento de Biologia da PUC-Rio, contou com a participação da Profa. Elisa Sotelino, representante da Coordenação Setorial do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, e dos alunos Gabriel Moura e Eric Fabriane – da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Teresiano.

→ Fotos do evento:

III Jornada Pedagógica – As licenciaturas dialogando com a Escola Básica: a sala de aula pode ser legal?
Realizada em: 16/09/2016

No dia 16 de setembro de 2016, foi realizada a III Jornada Pedagógica, evento promovido anualmente pela Coordenação de Licenciaturas e pelo Colégio Teresiano – CAP da PUC-Rio.

A III Jornada abordou o tema “A sala de aula pode ser legal” e contou com a participação de alunos e professores das diversas licenciaturas da PUC-Rio, do colégio Teresiano, das unidades escolares parceiras e demais interessados na formação de professores.

O evento foi organizado com duas mesas redondas abordando a temática do dia.

A primeira mesa foi composta por alunos de unidades escolares parceiras da PUC-Rio e coordenada pelo professor Edgar Lyra da licenciatura em Filosofia.

Fizeram parte da mesa os seguintes alunos:

Gerson e Thierry (Colégio Estadual André Maurois); Luys Guilherme Cavalcanti, Vicente Pereira, Maia Eduarda Januário dos Santos, Yasmin de Mattos Fernandes e Lucas Cândido Bonifácio de Queiroz (EM Christiano Hamann); Nina Neder de Lima (Colégio Pedro II); Rafael da Sil Oliveira (CE Visconde de cairu); Ivo Mineiro Teixeira, Helena Barsted Young e Mariana Marçal Ferreira (Colégio São Vicente de Paulo; Pedro Land (Colégio Teresiano).

A segunda mesa, foi constituída por alunos das diversas Licenciaturas da PUC-Rio e coordenada pela Professora Patrícia Coelho da licenciatura em Pedagogia.

Fizeram parte da mesa os seguintes alunos:

Christian Boyer (Depto de Ciências Sociais); German Meijia (Depto de Filosofia) Mayara Rangel (Depto de Geografia); Alice Mabel Prates (Depto de História); Amanda Fiorani barreto (Depto de Letras); Joyce Viana (Depto de Pedagogia).

Após as apresentações houve debates.

→ Fotos do evento:

II Jornada Pedagógica – As Licenciaturas dialogando com a Escola Básica: discutindo a formação de professores e a prática docente com as escolas parceiras
Realizada em: 18/09/2015

Ver matéria completa

I Jornada Pedagógica – As licenciaturas dialogando com a Escola Básica
Realizada em: 06/09/2014

No dia 06 de setembro de 2014 foi realizada a I Jornada Pedagógica: As Licenciaturas dialogando com a Escola Básica, evento promovido pela Coordenação de Licenciaturas e pelo Colégio Teresiano.

Este evento é fruto das discussões que vem sendo realizadas ao longo de três anos com os coordenadores de estágios e práticas de ensino, objetivando uma reflexão sobre a realização  das práticas de ensino nos cursos de Licenciatura.

O encontro debateu o campo de estágio nas licenciaturas visando à formação qualificada do profissional em educação.

Nesse sentido, a I Jornada contribuiu para o estreitamento entre a escola básica e a universidade e a formação do educador.