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Vestibular de Inverno 2005Provas e Gabaritos

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10/07/2005
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(prova realizada em 09/07/2005)
- Memorial para TEOLOGIA
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REDAÇÃO - Todos os Cursos
Prova discursiva realizada no dia 10/07/2004
 

Que país é esse?

Muitas informações são transmitidas por palavras.Outras, por cifras, tabelas, índices, enfim, por números. Todas exigem um determinado saber para poder interpretá-las e conhecer uma visão de mundo. O texto e os dados abaixo mostram algumas informações sobre o desenvolvimento humano da sociedade brasileira. Leia-os atenta e criticamente.
 
Fonte: IBGE
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Índice de Desenvolvimento Humano nos Estados O Novo Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil, divulgado hoje em Brasília, mostra que o país melhorou sua posição no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) nos últimos nove anos, passando de 0,709 em 1991, para 0,769 em 2000.

O IDH foi criado originalmente para medir o nível de desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).

O índice varia de zero (nenhum desenvolvi mento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Países com IDH até 0,499 têm desenvolvimento humano considerado baixo; os países com índices entre 0,500 e 0,799 são considerados de médio desenvolvimento humano; países com IDH maior que 0,800 têm desenvolvimento humano considerado alto.

IDH- M de alguns estados brasileiros :

São Paulo - 0,814

Rio de Janeiro - 0,802

Goiás - 0,770

Mato Grosso do Sul - 0,769

Espírito Santo - 0,767

Minas Gerais - 0,766

Amapá - 0,751

Roraima - 0,749

Amazonas - 0,717

Rio Grande do Norte - 0,702

Ceará - 0,699

Bahia - 0,693

Acre - 0,692

Pernambuco - 0,692

Sergipe - 0,687

Piauí - 0,673

Alagoas - 0,633

Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u65592.shtml

A partir de uma reflexão sobre as informações apresentadas, desenvolva um texto em prosa, dissertativo ou argumentativo, no qual você expresse a sua visão sobre a qualidade de vida na sociedade brasileira.

O texto deve ser coerente, bem fundamentado e conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Dê um título criativo a seu texto, que deverá ter cerca de 25 linhas.

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