PUC-Rio
Vestibular de Inverno 2005Provas e Gabaritos

 TIPOS DE PROVAS 
10/07/2005
TODOS INFORMÁTICA OUTROS CURSOS
DISCURSIVAS Redação e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Física, Matemática e Química Geografia e História
OBJETIVAS Inglês e Espanhol Biologia , Geografia e História

Biologia, Física, Matemática e Química

--
HABILIDADES ESPECÍFICAS
(prova realizada em 09/07/2005)
- Memorial para TEOLOGIA
SITE WAP DA PUC-RIO: obtenha aqui também as provas objetivas
Downloads: provas e gabaritos dos últimos vestibulares da PUC-Rio

01 D
02 E
03 A
04 E
05 A
06 C
07 B
08 B
09 A
10 C

INGLÊS (objetiva) - todos os cursos
Prova realizada no dia 10/07//2005

   
 
PETS PROVIDE HEALING FOR THE XXI CENTURY
By Margrit Oyens
The Umbrella , Vol. X, Novembro de 2004





5





10





15





20





25




30

In an interview given by Dr. Tennis Turner, president of the International
Association of Human-Animal Integration Organizations (IAHAIO) and professor for
veterinary science at the University of Zurich, he stated that the company of cats
and dogs is essential to human quality of life. He has been trying to convince
authorities, from ministers of health of First World countries to leaders of small
South African communities, to invest in programs of Animal Assisted Therapy
(AAT).

Dr. Turner has stated that “the company of pets benefits not only those physically or
mentally ill, but also all ordinary human beings, regardless of their family income. It
is good not only for the health of the individual but for public health as well. Animal
Assisted Therapy represents a tremendous economy to public health, as it often
succeeds in cases where traditional medical treatment has failed.”

In his quality of president of IAHAIO, Dr. Turner organizes conferences in major
cities, which are attended by doctors from all over the world, with the intention of
divulging the results of studies and experiments where animals have acted as
therapists to children, juvenile delinquents, the elderly, women suffering from breast
cancer, the mentally deficient, and even couples undergoing a crisis in their
relationship.

Knowing the physical and psychological needs of cats and dogs helps us to treat
them better. Only happy and healthy pets can be good company for human beings
and contribute to our quality of life.

There are many kinds of benefits for people that have pets. Imagine a normal
citizen, meaning someone healthy who needs some kind of therapy. The presence
of a pet can lower his/her blood pressure, which is one of the reasons for a pet
guardian’s better quality of life, one year after having a heart attack. Another
explanation is obvious and applies to all guardians of dogs who wish to guard
against heart disease: more daily exercise due to the necessary dog walking. Pet
guardians generally have a lower level of cholesterol and are therefore less prone
to heart attacks. A study published by the British Journal of the Royal Society of
Medicine shows that pet guardians are less likely to be bothered by small health
problems and enjoy a better quality of life than people who have no pets.

Companionship animals are also of help to children, both at home and in school.
They augment children’s self-esteem, improve their integration with other children
and increase their performance in school.


Questão 01  
Segundo o texto (linhas 1-18), o Dr. Turner exerce diversas atividades, EXCETO:
(A) Presidente da IAHAIO.
(B) Professor de veterinária .
(C) Professor na Universidade de Zurich.
(D) Líder de comunidades sul-africanas.
(E) Organizador de congressos.
   
R: (D) Líder de comunidades sul-africanas.
 

Questões: 01 | 02 | 03 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | demais provas


Questão 02  
O Dr. Turner afirma que (linhas 8-12):
(A) A terapia com animais sempre substitui com sucesso os tratamentos médicos convencionais.
(B) A AAT é muito mais econômica para o governo, porque dispensa o uso de medicamentos.
(C) Firmas que trabalham com gatos e cachorros contribuem para a saúde dos empregados.
(D) As pessoas que têm animais em casa preocupam-se menos com seu nível de renda familiar.
(E) Os animais de estimação podem ajudar pessoas com doenças físicas ou mentais.
   
R: (E) Os animais de estimação podem ajudar pessoas com doenças físicas ou mentais.
 

Questões: 01 | 02 | 03 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | demais provas



Questão 03  
Na linha 9, a expressão “ordinary human beings” refere-se a pessoas:
(A) Comuns.
(B) Vulgares.
(C) Inferiores
(D) Medíocres.
(E) De má índole.
   
R: (A) Comuns.
 

Questões: 01 | 02 | 03 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | demais provas



Questão 04  
No texto, encontramos várias palavras que têm significados opostos, por exemplo “succeeds” (linha 12) e “failed” (linha 12). Nos pares de palavras abaixo, assinale aquele que NÃO representa uma oposição.
(A) health (10) >< illness
(B) major (13) >< small
(C) lower ( 28 ) >< higher
(D) less ( 30 )>< more
(E) improve (33) >< increase (34)
   
R: (E) improve (33) >< increase (34)
 

Questões: 01 | 02 | 03 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | demais provas


Questão 05  
Os congressos patrocinados pelo IAHAIO têm o objetivo de (linhas 13-16):
(A) Divulgar os resultados de pesquisas sobre a terapia realizada através da companhia de animais.
(B) Encorajar os médicos a estudarem as ações dos animais que participaram de experimentos em laboratório.
(C) Mostrar pesquisas sobre os animais em seu ambiente natural.
(D) Criticar experimentos sobre o comportamento dos animais.
(E) Falar sobre os animais que trabalham como atores.
   
R: (A) Divulgar os resultados de pesquisas sobre a terapia realizada através da companhia de animais.
 

Questões: 01 | 02 | 03 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | demais provas


Questão 06  
Nas linhas 15-18, o autor diz que vários tipos de pessoas podem ser ajudados por animais de estimação. Das opções abaixo, o único grupo NÃO mencionado no texto é o dos(das):
(A) Idosos.
(B) Crianças.
(C) Criminosos.
(D) Deficientes mentais.
(E) Jovens delinqüentes.
   
R: (C) Criminosos.
 

Questões: 01 | 02 | 03 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | demais provas


Questão 07

 
A respeito das necessidades dos animais, o texto diz que “Knowing the physical and psychological needs of cats and dogs helps us to treat them better” (linhas 19-20). Assinale a alternativa que pode substituir, no mesmo contexto, a frase sublinhada.
(A) We know what cats and dogs need but we don’t treat them better.
(B) If we know the physical and psychological needs of cats and dogs, we will treat them better .
(C) If cats and dogs know their physical and psychological needs, we will be able to treat them better.
(D) Everyone knows the needs of cats and dogs because we treat them well.
(E) We need to treat cats and dogs better so we can know their needs.
   
R: (B) If we know the physical and psychological needs of cats and dogs, we will treat them better.
 

Questões: 01 | 02 | 03 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | demais provas


Questão 08  
Indique a opção que expressa a idéia principal do quinto parágrafo do texto.
(A) A AAT ajuda aqueles que tiveram um ataque cardíaco.
(B) Os animais trazem vários benefícios para as pessoas.
(C) Os animais são, em geral, mais saudáveis do que os seres humanos.
(D) O maior benefício de se ter um animal é o aumento do exercício físico.
(E) Não se sabe exatamente como os animais ajudam as pessoas com a terapia.
   
R: (B) Os animais trazem vários benefícios para as pessoas.
 

uestões: 01 | 02 | 03 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | demais provas


Questão 09  
A respeito da relação entre os animais e as crianças, o texto (linhas 32-34) diz que:
(A) A companhia dos animais ajuda as crianças tanto na escola como em casa.
(B) Os animais irritam as crianças, que perdem a auto-estima.
(C) Os animais acompanham as crianças na escola e em casa.
(D) Os animais se integram melhor com as crianças na escola.
(E) As crianças nunca observam os hábitos dos animais.
   
R: (A) A companhia dos animais ajuda as crianças tanto na escola como em casa.
 

Questões: 01 | 02 | 03 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | demais provas


Questão 10  
Na linha 33, a palavra “They” se refere a:
(A) Children.
(B) Both at home and in school.
(C) Companionship animals.
(D) Children’s self-esteem.
(E) Other children.
   
R: (C) Companionship animals.
 

Questões: 01 | 02 | 03 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | demais provas