|
Sobre o programa 
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado e Doutorado - foi pensado levando em consideração os desafios específicos da Comunicação Social no mundo contemporâneo, em acelerado processo de globalização, mas também de inevitável tensão entre o mundial e o local. Esse quadro de complexidades indica a premência de uma reflexão sobre a dimensão social do fenômeno da Comunicação e seus significados, experiências e práticas que demarcam a cultura contemporânea.
O Programa de Doutorado em Comunicação Social é fruto do amadurecimento acadêmico dos professores e pesquisadores do Departamento que atuam no Mestrado, iniciado em agosto de 2003. Durante esse período, os docentes e o conjunto de alunos do Programa demonstraram competência em suas funções acadêmicas de pesquisa e produção do conhecimento, apresentando um número significativo de dissertações que atestam uma indiscutível contribuição à reflexão crítica dos fenômenos da comunicação social contemporânea.
O Doutorado vem se somar ao processo de integração já existente da graduação com o Mestrado. A nossa vocação acadêmica tenta refletir uma formação integrada, embora diversa em suas abordagens teóricas e metodológicas. Por força dessa interação entre as esferas, o Doutorado realizou ajustes e reorientações no curso de Mestrado.
A estruturação das linhas de pesquisa envolve os dois níveis da Pós-Graduação, indicando um fluxo contínuo de produção do conhecimento ao longo do processo de formação acadêmica dos estudantes do Programa. São o suficientemente amplas para atender às pesquisas e interesses dos docentes e ao perfil histórico dos alunos.
Também a estrutura curricular do Mestrado está adaptada para um pleno aproveitamento dos créditos no Doutorado. Para os alunos candidatos ao Doutorado oriundos de outros Programas, haverá um aproveitando máximo de créditos do curso original através de um processo de equivalências. O mesmo diz respeito à turma ou turmas que ainda estarão regidas pelo currículo do nosso curso atual. Nosso Doutorado tem o cuidado de abrir novas perspectivas para Pós-Graduação do Rio de Janeiro evitando ao máximo problemas de adaptação curricular.
Como se pode ver pela grade curricular e pelo ementário, os cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação Social foram estruturados de modo a levar o aluno tão rapidamente quanto possível a optar por uma linha de pesquisa e a definir o objeto de sua investigação. As linhas de pesquisa foram elaboradas a partir de amplo debate entre os docentes do Programa, do exame detido da produção científica desses docentes e em consonância com as tendências observadas em quase uma centena de dissertações de mestrado defendidas e aprovadas no Programa. O mesmo processo convergiu para a manutenção, também no Doutorado, de uma única Área de Concentração, a já existente no Mestrado - Comunicação Social.

Objetivos
O objetivo dos cursos de Mestrado e Doutorado oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio é, prioritariamente, capacitar para a docência universitária e a pesquisa científica os graduados e pós-graduados em Comunicação Social e em outras áreas das Ciências Humanas e Sociais. Pretendemos acolher alunos da região do Grande Rio como também de outras partes do País, além de incorporar estudantes oriundos de outras instituições e integrantes de programas institucionais brasileiros de capacitação docente. O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social do Departamento de Comunicação Social, em sintonia com os diversos programas de intercâmbio internacional oferecidos pela PUC-Rio, está aberto para receber estudantes estrangeiros.
O profissional egresso do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio deverá estar plenamente capacitado para o exercício da docência universitária e da pesquisa científica de excelência.
O objetivo dos cursos é, portanto, oferecer os elementos necessários para que a qualidade da pesquisa dos alunos egressos resulte em uma produção científica contínua. Esta produção deverá se traduzir na publicação de artigos em periódicos qualificados, livros e capítulos de livros, além da participação assídua e profícua em congressos e seminários acadêmicos do campo da comunicação. Deverá, também, o egresso estar habilitado para o exercício da atividade docente em alto nível, demonstrando as aptidões e atributos necessários para ser incorporado aos quadros das mais respeitadas universidades brasileiras e estrangeiras.
O perfil do profissional que pretendemos formar deverá contemplar, ainda, a habilitação para conceber, gerenciar e conduzir projetos sociais em comunicação, bem como atuar na iniciativa privada, assumindo atitudes proativas no desenvolvimento da comunicação no País.
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, como forma aprimorada de articular ensino e pesquisa, é parte do processo contínuo e decisivo de atualização acadêmica sistemática, que vem sendo laboriosamente praticada no Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Assim, buscamos assegurar ao aluno um conjunto de conhecimentos indispensáveis para o estudo da comunicação, suas representações, produções e experiências materializadas na cultura midiática tanto propiciando flexibilidade de escolha na composição de seu programa de estudos quanto adequando o oferecimento de disciplinas às linhas de pesquisa desenvolvidas pelo Programa.

Histórico
O curso de Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio completou 60 anos de existência. Começou a funcionar, como curso de Jornalismo, em março de 1951, através do Decreto 29.312, de 28/02/1951 e foi reconhecido pelo MEC, pelo Decreto 37.738, de 10/8/1955. Com a Reforma Universitária de 1968, passou a se denominar curso de Comunicação Social alocado no Departamento do mesmo nome. Netas seis décadas, inúmeras reformas no campo do ensino foram adaptando o curso, inicialmente, polivalente, às exigências de formação para o mercado de trabalho com a criação das habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Cinema, nossa terceira habilitação, foi implantada em 2005.
Apesar de sua longa história, o Departamento de Comunicação da PUC-Rio teve o cuidado de não avançar para a Pós-Graduação sem antes organizar de modo eficiente a sua Graduação. Nos últimos 20 anos, consolidou um dos mais bem equipados cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema do país, assim como uma estrutura curricular consistente com uma formação humanística de caráter crítico e abrangente. Não é difícil constatar o sucesso da nossa graduação pelo excelente retorno dos ex-alunos no campo profissional, não apenas nas posições de destaque que muitos deles exercem, mas também pela marcante presença no mercado de trabalho.
Dessa forma, nossa proposta de Mestrado em Comunicação Social foi a decorrência natural de um processo de amadurecimento institucional e coletivo. Aprovado pelo CTC da CAPES em dezembro de 2002, iniciou-se em agosto de 2003, com a seleção e entrada da primeira turma de onze estudantes. Nesse período, buscou-se a sedimentação do projeto e a sua consolidação. De certo modo, essa fase já está cimentada. O Programa continua com ótima procura. A média é acima de seis candidatos por vaga o que traduz uma relação bastante positiva. Além disso, o Programa obteve a elevação de sua nota inicial para quatro, logo em sua primeira avaliação trienal pela CAPES, confirmada na avaliação seguinte relativa ao triênio 2007/2009.
Nesse percurso, a produção científica dos professores do Departamento se desenvolveu. Hoje ela constitui uma significativa massa crítica, com presença relevante nas múltiplas áreas da Comunicação, e vem contribuindo para o enriquecimento da bibliografia do campo com publicações de livros e de artigos editados em periódicos nacionais e estrangeiros.
Destaque-se, ainda, que a implantação do curso de Mestrado possibilitou a orientação de trabalhos em níveis mais complexos representando estímulo intelectual de amplo alcance para os docentes do Departamento. Isso se traduz no fato de que cerca de cinquenta por cento do quadro docente é formado por bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq e consultores ad-hoc desta e de outras agências de fomento. Relacionada, ainda, à produção científica dos professores do Departamento, é digna de destaque a participação em congressos e fóruns de discussão, em âmbito nacional e internacional, além da participação do Departamento de Comunicação Social como instituição parceira no PRONEX, com sede no IAG da PUC-Rio. Este quadro encontra-se ainda enriquecido academicamente com iniciativas como a publicação Alceu: Revista de Comunicação, Cultura e Política, a realização do Encontro da COMPÓS 2010 e a afirmação da Editora da PUC-Rio, vinculada ao Projeto Comunicar, junto à comunidade acadêmica brasileira.
Assim, após construir e organizar uma Graduação complexa e de grandes proporções e consolidar um curso de Mestrado bem avaliado na Área, o Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio seleciona suas primeiras turmas do curso de Doutorado. O trabalho coletivo de seu corpo docente, a par das vocações e iniciativas pessoais, resultou no amadurecimento que permite a implementação do curso de Doutorado, aprovado pelo CTC da CAPES na sua 133º Reunião em 27 e 28 de fevereiro de 2012, como uma etapa necessária de consolidação de um plano de pós-graduação capaz de contribuir ainda mais efetivamente ao campo da Comunicação no país.

Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
Área de concentração: Comunicação Social

Reconhecimento do curso
Mestrado e Doutorado |
Avaliado pela CAPES com conceito 4, para o triênio 2010-2012, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 288/2015, através da Portaria do MEC nº 656 de 22/05/2017 publicada no D.O.U. nº 97 de 23/05/2017, p. 37.
Título atribuído: Mestre e/ou Doutor em Comunicação Social |

Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor
Mestrado |
|
Para a obtenção do título de Mestre em Comunicação Social, o aluno deverá obter um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos assim discriminados em um período máximo de 24 meses:
- 03 (três) créditos em disciplina obrigatória da Área de Concentração: 01 (uma) disciplina (45 horas);
- 12 (doze) créditos em disciplinas eletivas da Área de Concentração: 04 (quatro) disciplinas (180 horas);
- 03 (três) créditos em disciplinas eletivas de domínio conexo: 01 (uma) disciplina (45 horas);
- 06 (seis) créditos em Pesquisa Supervisionada - 02 (duas) disciplinas (90 horas);
- COM 3000 - Dissertação de Mestrado - não conta créditos;
- COM 3200 - Estágio de Docência na Graduação I - não conta créditos.
|
Doutorado |
|
Para a obtenção do título de Doutor em Comunicação Social, o aluno deverá obter um mínimo de 51 (cinquenta e um) créditos assim discriminados em um período máximo de 48 meses:
- Até 24 créditos de disciplinas cursadas no Mestrado
- 03 (três) créditos em disciplina obrigatória da Área de Concentração: 01 (uma) disciplina (45 horas);
- 12 (doze) créditos em disciplinas eletivas da Área de Concentração: 04 (quatro) disciplinas (180 horas);
- 03 (três) créditos em disciplinas eletivas de domínio conexo: 01 (uma) disciplina (45 horas);
- 09 (nove) créditos em Pesquisa Supervisionada - 03 (duas) disciplinas (135 horas)
- COM 3210 - Estágio de Docência na Graduação II - e COM 3220 - Estágio de Docência na Graduação III - não contam créditos;
- COM 3002 - Exame de Qualificação - e COM 3001 - Tese de
- Doutorado - não conta créditos.
|

Admissão e Matrícula 
(seleção de candidatos para o programa)
Ao Mestrado |
|
- Apresentação de curriculum vitae modelo Lattes
- Cartas de recomendação
- Diploma de graduação
- Disponibilidade para dedicação aos estudos
- Documento de identificação e foto
- Entrevista com a banca examinadora
- Histórico escolar da graduação
- Prova de suficiência em língua estrangeira
- Prova escrita e Proposta de Trabalho - conforme Edital
|
Ao Doutorado |
|
- Apresentação de curriculum vitae modelo Lattes
- Cartas de recomendação
- Diploma de mestrado
- Disponibilidade para dedicação aos estudos
- Documento de identificação e foto
- Entrevista com a banca examinadora
- Histórico escolar do mestrado
- Prova de suficiência em línguas estrangeiras
- Carta de Apresentação Pessoal e Projeto de Pesquisa - conforme Edital
|

Grade curricular
(clique no código da disciplina para visualizar a ementa e a bibliografia)
Mestrado:
O elenco das disciplinas do curso de Mestrado é o seguinte:
Disciplina obrigatória da Área de Concentração |
Código |
Nome da Disciplina |
Créditos |
COM2012 |
Teorias da Comunicação I |
3 |
|
Disciplinas eletivas da Área de Concentração |
Código |
Nome da Disciplina |
Créditos |
COM2115 |
Leitura de Representações Midiáticas I |
3 |
COM2116 |
Leitura de Representações Midiáticas II |
3 |
COM2117 |
Metodologia da Pesquisa em Comunicação I |
3 |
COM2118 |
Comunicação e Cultura da Imagem |
3 |
COM2119 |
Economia e Política da Comunicação |
3 |
COM2120 |
Crítica das Práticas Jornalísticas |
3 |
COM2121 |
Comunicação e Práticas de Recepção I |
3 |
COM2122 |
Comunicação e Práticas de Recepção II |
3 |
COM2123 |
Comunicação e Estruturas Narrativas I |
3 |
COM2124 |
Comunicação e Estruturas Narrativas II |
3 |
COM2210 |
Seminários Avançados I |
3 |
COM2211 |
Seminários Avançados II |
3 |
COM2212 |
Seminários Avançados III |
3 |
COM2213 |
Seminários Avançados IV |
3 |
|
Pesquisa Supervisionada: |
Código |
Nome da Disciplina |
Créditos |
COM2310 |
Pesquisa Supervisionada I |
3 |
COM2311 |
Pesquisa Supervisionada II |
3 |
COM3200 |
Estágio de Docência na Graduação I |
0 |
|
Obrigatórias sem direito a crédito: |
Código |
Nome da Disciplina |
Créditos |
COM3000 |
Dissertação de Mestrado |
0 |
Doutorado:
O elenco das disciplinas do curso de Doutorado é o seguinte:
Disciplina obrigatória da Área de Concentração |
Código |
Nome da Disciplina |
Créditos |
COM2410 |
Teorias da Comunicação II |
3 |
|
Disciplinas eletivas da Área de Concentração |
Código |
Nome da Disciplina |
Créditos |
COM2510 |
Metodologia da Pesquisa em Comunicação II |
3 |
COM2511 |
Cibercultura e Interações Digitais |
3 |
COM2512 |
Narrativa Jornalística e Interesse Público |
3 |
COM2513 |
Comunicação e Culturas Contemporâneas |
3 |
COM2514 |
Economia e Política da Comunicação |
3 |
COM2515 |
Comunicação e Práticas de Consumo |
3 |
COM2516 |
Comunicação e Narrativa Cinematográfica |
3 |
COM2517 |
Cinema, Ficção e Narrativa Documental |
3 |
COM2518 |
Cultura Midiática e Simbolismos do Corpo |
3 |
COM2519 |
Comunicação e Representações da Cidade |
3 |
COM2520 |
Comunicação e Cultura da Imagem II |
3 |
COM2521 |
Cultura Midiática e Experiência da Juventude |
3 |
COM2522 |
Identidades Sociais e Cultura Midiática |
3 |
COM2610 |
Tópicos Especiais em Comunicação e Representação |
3 |
COM2611 |
Tópicos Especiais em Comunicação e Experiência |
3 |
COM2612 |
Tópicos Especiais em Comunicação e Produção |
3 |
COM2613 |
Seminários Avançados V |
3 |
COM2614 |
Seminários Avançados VI |
3 |
COM2615 |
Seminários Avançados VII |
3 |
COM2616 |
Seminários Avançados VIII |
3 |
|
Pesquisa Supervisionada: |
Código |
Nome da Disciplina |
Créditos |
COM2710 |
Pesquisa Supervisionada III |
3 |
COM2711 |
Pesquisa Supervisionada IV |
3 |
COM2712 |
Seminário de Doutorado |
3 |
COM3210 |
Estágio de Docência na Graduação II |
0 |
COM3220 |
Estágio de Docência na Graduação III |
0 |
|
Obrigatórias sem direito a crédito: |
Código |
Nome da Disciplina |
Créditos |
COM3002 |
Exame de Qualificação |
0 |
COM3001 |
Tese de Doutorado |
0 |

Corpo docente
Coordenadora de Pós-Graduação: Profa. Claudia da Silva Pereira
Coordenador-Adjunto de Pós-Graduação: Prof. Everardo Rocha
Docentes: Titulação e Linhas de pesquisa |
Linha de Pesquisa:
Comunicação e Representação
Cláudia da Silva Pereira
Doutora, Antropologia Cultural, IFCS/UFRJ, Brasil, 2008
Currículo Lattes
Everardo Pereira Guimarães Rocha
Doutor, Antropologia, Museu Nacional/UFRJ, Brasil, 1989
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
Currículo Lattes
José Carlos Souza Rodrigues
Titulação: Doutor, Antropologia, Paris 7, França, 1981
Currículo Lattes
Renato Cordeiro Gomes
Doutor, Letras, PUC-Rio, Brasil, 1993
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa:
Comunicação e Produção
Arthur Cesar Ituassu de Araújo Filho
Doutor, Relações Internacionais, PUC-Rio, Brasil, 2008
Currículo Lattes
Miguel Serpa Pereira
Doutor, Artes-Cinema, ECA/USP, Brasil, 2002
Currículo Lattes |
|
Tatiana Oliveira Siciliano
Doutora, Antropologia Social, UFRJ, 2011
Currículo Lattes
Vera Lúcia Follain de Figueiredo
Doutora, Letras, PUC-Rio, Brasil, 1993
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa:
Comunicação e Experiência
Andrea França Martins
Doutora, Comunicação e Cultura, ECO/UFRJ, Brasil, 2002
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
Currículo Lattes
Adriana Andrade Braga
Doutora, Ciências da Comunicação, UNISINOS, Brasil, 2006
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
Currículo Lattes
Angeluccia Bernardes Habert
Doutora, Ciências da Comunicação, ECA/USP, Brasil, 1993
Currículo Lattes
Leonel Azevedo de Aguiar
Doutor, Comunicação, ECO/UFRJ, Brasil, 2002
Currículo Lattes
|

|
|