Brasão

> Ações Comunitárias e Culturais > Solar Grandjean de Montigny > Exposições 2017

Exposição

Parla! - Mostra Dhis de Design de Personagens

Parla!

Abertura:
20 de julho de 2017

Período:
Até 15 de agosto de 2017

Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Entrada Franca

Voltar

Convite da exposição "Parla! - Mostra Dhis de Design de Personagens"


Parla! - Mostra Dhis de Design de Personagens foi criada em 2009, na PUC-Rio.

Em 2017, em sua quinta edição, faz parceria com IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave de Portugal.

A mostra já percorreu temas distintos como o cosmos, a cultura da China (parceria com Shangai) e a morte (parceria com Nova York e Cidade do México. Agora, se debruça sobre arte e cultura popular. Tendo como ponto de partido as relações entre regionalidade, materialidade, produção industrial e artesanal – questões decisivas no universo temático em questão – contribui, mais uma vez para o grande objetivo dessas mostra: pesquisar a criação narrativa ficcional a partir do estudo da imagem e tendo como recorte a representação do personagem.

A oportunidade de trabalhar com culturas distintas ampliou o sentido da exposição desde sua terceira edição e, hoje, tem o prazer de lidar com especificidades e sobreposições ao falar de duas culturas com tantas afinidades como Brasil e Portugal.

Os dois grupos de estudantes e professores das duas instituições trabalharam durante o primeiro semestre de 2017 para podermos ter os projetos concluídos, como apresentados nesta exposição. A Parla! propôs três conceitos correlatos com o tema: experiência, rastro e aura. Os três conceitos foram retirados da obra de Walter Benjamin, sendo a experiência a função que vai rever o papel da narrativa na sociedade; o rastro expande a noção de experiência com a relevância da dimensão regional ou temporal da produção cultural e a aura é um conceito forjado pelo autor no estudo da imagem técnica discutindo as relações entre o valor do original e da cópia industrializada.

A mostra contou com encontros presencias e virtuais para os grupos de cada país e os grupos entre si conseguiram compartilhar processos através de plataformas digitais síncronas e assíncronas. Foram selecionados no conjunto de trabalhos três primeiros lugares e três menções honrosas de cada país. O Júri do Brasil selecionou os trabalhos de Portugal, e o de Portugal selecionou os do Brasil. Alguns professores participaram, mas sem concorrer à premiação. Ao final, temos duas mostras com todos os trabalhos, uma em Portugal e uma no Brasil.

Mas, sem dúvida, o grande prêmio para o Dhis e os parceiros em todas as mostras foi o contato com designers dessa área e a ampliação, não só de sua rede de conhecimentos, mas também, de amizades. Agradeço, por fim, a cada integrante do Dhis que inclui professores e alunos de Graduação e Pós-graduação que, nesses oito anos se empenharam para que a Parla! existisse e agradecemos especialmente a todos os integrantes e professores do IPCA. E, agora, você também pode participar conhecendo essa galeria de personagens.


Seviço

EXPOSIÇÃO BRASIL
Data da abertura: 20/07/2017
Horário: 18h
Período: até 15/08
Local: Solar Grandjean de Montigny – Museu Universitário PUC-Rio
R. Marquês de São vicente, 225, Gávea.

EXPOSIÇÃO PORTUGAL
Data da abertura: 14/07/2017
Horário: 17h
Período: até 16/07
Local: Centro Cultural Vila Flor Av. Dom Afonso Henriques 701.


Voltar