Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Solar Grandjean de Montigny - Museu Universitário

Sobre

O Solar Grandjean de Montigny é um belo exemplo da arquitetura neoclássica brasileira. Tombado como monumento nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1938, preservado e restaurado, localiza-se em área privilegiada, na entrada do campus da PUC-Rio. Construída como a residência do arquiteto francês Auguste Henri Victor Grandjean de Montigny - que veio ao Brasil em 1816 integrando a Missão Artística Francesa trazida por D. João VI para impulsionar uma nova vida às artes e à cultura da cidade – a casa é considerada um dos mais importantes exemplos da adaptação da arquitetura neoclássica ao clima tropical.

Como Museu Universitário representa um elo especial entre a Universidade e a comunidade, sendo um espaço para realização de atividades culturais e artísticas, oferecendo também acervo, arquivo e biblioteca.

Visitado por um público bem diversificado, o Solar distingue-se no panorama cultural do Rio de Janeiro e do país pela qualidade de suas exposições históricas e artísticas que têm como objetivo incentivar o estudo e a reflexão sobre a arte e a cultura brasileira do século XIX, XX.e XXI.

Profª Piedade Grinberg

Diretor
Prof. Frederico Oliveira Coelho

Equipe
André Luis Gonçalves Pereira
Carlos Augusto Scalzo
Júlio Cesar Alves Nobre
Rita de Cássia Vasconcellos de Mattos

Portarias:

Nomeação:
Prof. Frederico Oliveira Coelho

(Portaria_54_19_Nomeacao_
Diretor.jpg)

Nomeação:
Profª. Margarida de Souza Neves

(Portaria_08_18_Nomeacao_
Diretor.jpg)