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Programa de Pós-Graduação em Geografia
Pós-Graduação
 
 
   
Sobre o programa
  sub-item Apresentação e Histórico
  item Mestrado:
  sub-item Apresentação
  sub-item Objetivos
  sub-item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
  sub-item

Reconhecimento do curso

  sub-item Grade curricular
  item Doutorado:
  sub-item Apresentação
  sub-item Objetivos
  sub-item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
  sub-item

Reconhecimento do curso

  sub-item Grade curricular
item Admissão e Matrícula
  (seleção de candidatos para o programa)
item Corpo docente
(titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
item Atividades acadêmicas previstas
Prazos de Inscrição
e Documentos
- - - - - INFORMAÇÕES - - - - -
item Contatos
Site do Departamento:
www.puc-rio.br/geografia/
E-mail:
posgeo@puc-rio.br
Telefone:
(021) 3527-1667
item Coordenador:
Prof. Alexandro Solorzano
item Coordenador Adjunto:
Prof. Alvaro Ferreira
item Secretaria

Local:
Departamento de Geografia
e Meio Ambiente
R. Marquês de São Vicente, 225 Ala Frings, Sala 411F . Gávea - 22453-900 Rio de Janeiro
Horário de atendimento: das 08h30 às 12h e das 13h30 às 17h

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Ementa de Disciplina

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Sobre o programaImagem ilustrativa deste item

item Apresentação e Histórico

Na história do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, o curso de Geografia, que foi criado em 1941, sempre teve como objetivo formar profissionais capazes de enfrentar os desafios postos à nossa sociedade. Atualmente, a preocupação do curso se baseia na compreensão das diferentes formas de organização do espaço, enfatizando a análise dos problemas ambientais de um ponto de vista plural e interdisciplinar. Nesse sentido vem tendo seu papel reconhecido e apresenta um enorme potencial quanto à contribuição na formação de profissionais da Geografia e de várias ciências que, conjuntamente, participam da busca de um uso mais democrático do território por seus atores sociais e agentes, ou seja, pelos homens, pelas empresas, pelas instituições. A ênfase deve permanecer na questão ambiental, entendida no sentido amplo (incluindo o natural e o social) como, de há muito, vem sendo priorizado em nosso departamento.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) da PUC-Rio, iniciado no segundo semestre de 2007, vem revelando o seu potencial de articulação entre segmentos de formação de ensino e pesquisa (graduação e pós-graduação), interinstitucional (caráter nacional e internacional) e de atividades de ensino, pesquisa e extensão, o que mostra a sua importância no contexto de formação do profissional do Rio de Janeiro, Brasil e outros países.

A proposta de curso reside na busca de formas concretas de exercício da interdisciplinaridade no tratamento dos processos sociais, culturais e ecológicos ocorridos no espaço. Assim sendo, o programa admite candidatos com graduação em ciências humanas, sociais e biológicas.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC-Rio, recomendado pela CAPES desde novembro de 2006, conta com os cursos de Doutorado em Geografia e de Mestrado em Geografia.

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MestradoImagem ilustrativa deste item

itemApresentação

O Programa de Mestrado em Geografia da PUC-Rio, recomendado pela CAPES em novembro de 2006, tem como área de concentração Geografia e Meio Ambiente, que se estrutura em duas linhas de pesquisa: Transformação da Paisagem e Espaço e Sustentabilidades.

A proposta de curso reside na busca de formas concretas de exercício da interdisciplinaridade no tratamento dos processos ecológicos, sociais e culturais ocorridos no espaço. Assim sendo, o programa admite candidatos com graduação em ciências humanas, sociais e biológicas. A convergência dos focos das suas duas linhas de pesquisa se dá pela apreciação da dimensão cultural e social dos processos ecológicos na linha “Transformação da Paisagem” e na busca da dimensão do ambiente natural nas relações sociais ligadas às questões da sustentabilidade na linha “Espaço e Sustentabilidades”.

item Objetivos

  • Gerar novos conhecimentos e formar recursos humanos voltados para a pesquisa do meio ambiente, pelo viés da Geografia;
  • Promover uma visão mais integradora e complexa das relações sociedade-natureza;
  • Incentivar a cooperação entre pesquisadores (professores e alunos) das linhas de pesquisa, numa integração interdisciplinar (não restrita a cada linha), que permita, ao aluno, uma visão mais abrangente da problemática ambiental.

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item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
item Área de concentração: Geografia e Meio Ambiente

  sub-item Linhas de Pesquisa:
  >> Educação geográfica e Cidadania
 

>> Transformação da Paisagem

>> Espaço e Sustentabilidades

item Informações sobre as linhas de pesquisa

sub-item Área de concentração: Geografia e Meio Ambiente

sub-item Linha de pesquisa: Transformação da Paisagem
Nas questões ambientais em sentido mais estrito, um campo amplo e próprio da Geografia é o processo da transformação da paisagem pela ação do homem.  Esta linha procura interpretar o ambiente buscando as relações entre natureza, cultura e sociedade. Por meio dos enfoques e metodologia da História Ambiental e da Ecologia, esta linha trabalha com as resultantes ecológicas da transformação humana dos ecossistemas através dos tempos. Uma outra dimensão também contemplada nesta linha é a da Ética Ambiental.

sub-item Linha de pesquisa: Espaço e Sustentabilidades
As transformações socioespaciais e seus processos correlatos, nas mais diferentes escalas, são os focos centrais desta linha de pesquisa. As articulações entre as mudanças nas estruturas sociais, políticas, tecnológicas e ambientais complexificam o espaço geográfico, tornando-o a arena de discussões teórico-metodológicas e conceituais que impulsionam o repensar da Geografia sobre a realidade e as diferentes estratégias para a sua sustentabilidade.

sub-item Linha de pesquisa: Educação geográfica e Cidadania

A conexão entre a ciência geográfica e a sociedade em geral, desde o século XIX, dá-se, primordialmente, através do seu ensino nas redes de educação públicas, privadas, alternativas..., e a escola, como instituição da Modernidade, que define o cotidiano em núcleos sociais diversos, busca articular, didaticamente, a ciência produzida na Academia com o ambiente social vivido, nas suas várias épocas e das mais diversas perspectivas ideológicas e funcionais.

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item Reconhecimento do curso

sub-item Mestrado  
  Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 4, para o triênio 2010-2012, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 288/2015, através da Portaria do MEC nº 656 de 22/05/2017 publicada no D.O.U. nº 97 de 23/05/2017, p. 57.
Título atribuído: Mestre em Geografia.

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item Requisitos para obtenção do título de Mestrre em Geografia

  • Completar 28 créditos, assim distribuídos:
    a) 8 créditos nas disciplinas do tronco comum;
    b) 8 créditos em atividades de dissertação (quatro em Estudo Dirigido na Linha de Pesquisa e quatro em Seminário de Dissertação);
    c) 12 créditos em Disciplinas Eletivas (4 na linha Transformação da Paisagem, 4 na linha Espaço e Sustentabilidades e 4 que podem ser obtidos nas demais disciplinas eletivas do programa ou fora dele, seja na PUC ou em outros Programas de Pós-Graduação);
  • Obter aprovação na apresentação e defesa da Dissertação de
    Mestrado, dentro dos prazos determinados pelo Regulamento do
    Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio.
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Admissão e Matrícula Imagem ilustrativa deste item

sub-item Mestrado  
 

A inscrição e a seleção de candidatos obedecerá ao calendário fixado pela PUC-RIO. Além dos requisitos gerais regulamentares, o Departamento de Geografia e Meio Ambiente exige do candidato:

  • Currículo Lattes (documentado)
  • 02 (duas) Cartas de recomendação
  • Diploma da Graduação
  • Histórico escolar da Graduação
  • Documentos de identificação
  • 01 (uma) fotografia 3/4
  • Prova de Conhecimentos Específicos
  • Prova de Proficiência em Língua Estrangeira
  • Anteprojeto de Pesquisa
  • Entrevista com a banca examinadora
  • Disponibilidade para dedicação aos estudos

Prova escrita e Proposta de Trabalho – conforme Edital

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item Grade curricular
  
(clique no código da disciplina para visualizar a ementa e a bibliografia)

Disciplinas:

Disciplinas Obrigatórias:

Código
Nome da Disciplina
Créditos
GEO 2001 Paisagem, Espaço e Sustentabilidades
4

GEO 2002

Teoria e Epistemologia da Geografia

4

GEO 3200 Estágio Docência na Graduação
0

Disciplinas Eletivas da Linha Transformação da Paisagem
Código
Nome da Disciplina
Créditos
GEO 2101 Ética Ambiental
4

GEO 2102

História Ambiental
4

GEO 2103

Populações Tradicionais e Manejo de Ecossistemas

4

GEO 2104

Ecologia da Paisagem

4

GEO 2105

Biogeografia e Transformação da Paisagem

4

GEO 2106

Evolução da Paisagem Geomorfológica

4

GEO 2210

Tópicos Especiais em Geografia e Meio Ambiente

4

GEO 2301

Sensoriamento Remoto e Estudo da Paisagem

4

GEO 2302

Sistema de Informações Geográficas Aplicado à Análise Ambiental

4

GEO 2303

Métodos Quantitativos Aplicados à Análise Ambiental

4


Disciplinas Eletivas da Linha Espaço e Sustentabilidades
Código
Nome da Disciplina
Créditos

GEO 2201

Espaço, Território, Região

4

GEO 2202

Espaço Produtivo e Sustentabilidades

4

GEO 2203

Urbanização e Política Ambiental

4

GEO 2204

Dinâmica do Espaço Rural Contemporâneo

4

GEO 2205

Representações do Espaço Urbano

4

GEO 2206

Desenvolvimento e Transformações Territoriais

4

GEO 2207

Redução das Desigualdades Sociais e Sustentabilidades

4

GEO 2208 Planejamento e Gestão do Território
4
GEO 2210

Tópicos Especiais em Geografia e Meio Ambiente

4


Disciplinas de Atividades de Dissertação
Código
Nome da Disciplina
Créditos

GEO 2401

Estudo Dirigido em Linha de Pesquisa

4

GEO 2402
Seminário de Dissertação
4
GEO 3000
Dissertação de Mestrado                
0

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DoutoradoImagem ilustrativa deste item

itemApresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC-Rio, recomendado pela CAPES em abril de 2015, tem como área de concentração Geografia e Sustentabilidades, que se estrutura em duas linhas de pesquisa: Espaço, Cotidiano e Sustentabilidades; e Transformação da Paisagem e Sistemas Socioecológicos.


O programa procura retomar a tradição geográfica, tendo como referência central a relação sociedade-natureza entendida, na maior parte do tempo, como relação homem-meio. Mesmo que outros ramos da ciência se dediquem a essa referência, na Geografia ela emerge como tema fundador e permanente. A busca da síntese natureza/sociedade obriga ao exercício da interdisciplinaridade e, ao mesmo tempo, coloca a Geografia na procura de um discurso específico centrado não apenas na “naturalidade” pura dos fenômenos, mas, fundamentalmente, em suas interrelações com os fatos sociais.


Refletir sobre a relação sociedade-natureza implica pensar o valor social que se agrega a estas noções, renunciando às associações simplistas e, muitas vezes, de cunho puramente ideológico. Assim, novos caminhos têm de ser buscados para superar os impasses paradigmáticos que marcam o momento presente. A procura por outras racionalidades, seja no presente ou no passado, é um desses caminhos.

 

item Objetivos

  • Proporcionar aos pesquisadores, docentes e profissionais da Geografia e áreas afins, condições para o desenvolvimento de estudos sobre Geografia e sustentabilidades, aprimorando-se os referenciais teórico-metodológicos e instrumentalizando-os para enfrentarem as questões e problemáticas do mundo contemporâneo;
  • colaborar, a partir da investigação, reflexão e produção de conhecimento, com a melhoria da qualidade de vida e das condições de produção e de trabalho, problematizando e discutindo alternativas endógenas de desenvolvimento, considerando as características naturais e as condições socioeconômicas e culturais das populações envolvidas;
  • fornecer análises, diagnósticos e prognósticos que apoiem os processos de tomada de decisão e de (re)ordenamento  territorial em suas diferentes escalas e dimensões;
  • promover atividades de cooperação, intercâmbios e projetos com organizações não governamentais, movimentos e instituições nacionais e estrangeiras, com vistas a fomentar o  desenvolvimento da pesquisa e a troca de conhecimentos;
  • promover o reconhecimento e a valorização da cultura do lugar, contribuindo para ampliar e difundir as oportunidades de acesso aos saberes, conhecimentos e práticas, ajudando a perceber as tensões, contradições e possibilidades de superação do estado de coisas atual, exercendo o protagonismo na formação de recursos humanos em Geografia e em áreas afins.

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item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

itemÁrea de concentração: Geografia e Sustentabilidades

  sub-itemLinhas de Pesquisa:
 

>> Espaço, Cotidiano e Sustentabilidades

>> Transformação da Paisagem e Sistemas Socioecológicos

item Informações sobre as linhas de pesquisa

sub-item Área de concentração: Geografia e Sustentabilidades

sub-item Linha de pesquisa: Espaço, Cotidiano e Sustentabilidades

A categoria espaço incorpora múltiplas possibilidades de investigação, entretanto partiremos do olhar da Geografia; o que não exclui a contribuição de outras áreas do conhecimento. É preciso incorporar as dimensões físicas, mentais e sociais do espaço, isto é a sua multidimensionalidade.

Trata-se de incorporar o espaço da experiência e da percepção vivida através do prático-sensível; o espaço concebido e ligado a relações de poder; o espaço vivido das emoções e significados que experimentamos diariamente, mas também da imaginação e do sonhar com outras possibilidades do real.

O espaço, como produto social, é político; então estratégico e pleno de ideologia. Em nosso dia a dia lidamos com costumes, normas, regras e leis que ditam nosso comportamento e modo de vida. Pensar o espaço significa incorporar as relações sociais e a história construída nos lugares, tendo em conta que tais relações são desiguais e exprimem intencionalidades.

O controle do espaço torna-se fundamental para o exercício do poder, e os atores sociais o utilizam com diferentes objetivos, dentre os quais: desconcentração industrial, segregação espacial, organização dos diversos fluxos subordinando-os a regras definidas, reordenação espacial através do discurso dos especialistas. O Estado tem aqui um papel fundamental, já que tem o poder de viabilizar as formas de exclusão ou de amenizá-las, pode contribuir para a produção do espaço que viabilize a dinâmica imobiliária e financeira e/ou investir nos serviços e na produção propriamente dita, além de ser um dos atores a instituir as regras do jogo cotidiano vivido nos territórios pelos diversos grupos sociais.

As formas de dominação do cotidiano se apresentam cada vez mais elaboradas, tendendo à mercadificação dos menores aspectos do vivido, a partir de uma lógica que se materializa constantemente e se reconfigura incessantemente na vida das pessoas comuns ao vivenciarem seu cotidiano. A vivência do cotidiano é algo inexorável à natureza humana, mas que essa mesma natureza está sendo programada por atores hegemônicos. Vivemos um cotidiano programado, em que a repetição rotineira e a exacerbação dos valores da sociedade do consumo passam a ser predominantes, todavia há possibilidades de ruptura dessa lógica, seja a partir de reflexões e construções intelectuais, seja através da arte, ou através da construção de novas formas de gestão. Reconfigura-se, dessa maneira, o espaço e as relações sociais que fortalecem o vivido, contrapondo-se à dominação do cotidiano por lógicas normatizadoras que não estão acordadas socialmente e/ou que são pouco adequadas à realidade atual. Estaríamos, assim, ainda que partindo de táticas e estratégias residuais, caminhando para a construção de um espaço diferencial, já que modificaríamos os ritmos, as trajetórias e os fluxos do cotidiano, contribuindo para a ressignificação dos lugares e do próprio ser humano, a partir da desalienação que pode ser conseguida através de ações políticas diversas.

Pensar o cotidiano a partir da Geografia permite-nos perceber que a metropolização do espaço é um processo que acentua a homogeneização do espaço e sua fragmentação, além de alterar a hierarquização dos lugares.

O discurso acerca da sustentabilidade pode também ser desenvolvido a partir dos processos de homogeneização, fragmentação e hierarquização, que subsidiariam uma ampliação do alcance da noção de sustentabilidade, como sustentabilidades, abrangendo a Geografia, a Ecologia e a Economia Política.

As sustentabilidades devem ancorar-se na relação entre as possibilidades do ambiente, a construção da autonomia e o reforço da identidade e do respeito à alteridade, valorizando as características culturais particulares, nas escalas nacional, regional e local, afastando-se, assim, do modelo único de sustentabilidade (heterônomo) e a ele oferecendo resistência, para evitar o que para nós seriam as sustentabilidades geograficamente desiguais.

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sub-item Linha de pesquisa: Transformação da Paisagem e Sistemas Socioecológicos

A linha de pesquisa tem como pano de fundo as relações sociedade/natureza tomadas a partir de uma perspectiva que combina as visões da Geografia, Antropologia Ecológica, Economia Ambiental, Ecologia Histórica e História Ambiental. A integração das vertentes humana e física da Geografia constitui o leitmotiv não só da presente linha, como também da filosofia da proposta de doutorado em Geografia da PUC-Rio.

Qualquer definição de sustentabilidade que relacione as interações sociedade/natureza implica na necessidade de se observar as sociedades e os sistemas naturais em suas interações no tempo e no espaço. Em contraposição a algumas ciências clássicas, cuja visão fragmentada dos fenômenos levou à separação dos objetos da ordem social e os da ordem natural, a pesquisa em sustentabilidade não assume os objetos de estudo como isolados, mas como sistemas que acoplam e integram as vertentes sociais e ecológicas da paisagem.

A paisagem é o exemplo mais proeminente de sistemas complexos e processos dinâmicos de interação socioecológicos, ao tempo em que deve ser interpretada como um documento histórico e a expressão do metabolismo social de uma sociedade. A vertente mais visível da paisagem é o uso do solo, que integra inúmeras dimensões de sistemas socioecológicos. A análise da percepção ambiental, do chamado conhecimento etnoecológico e dos valores culturais da natureza permitem desenhar o modelo cultural de uma dada população, relativamente à integração dos elementos físico-naturais da paisagem.

A linha pauta-se na assunção de que o motor da transformação da paisagem são os sistemas socioecológicos. As paisagens culturais são resultados desses processos históricos e coevolutivos de interação entre sistemas sociais e ecossistemas. Constituem a expressão biofísica de mudanças socioecológicas ao longo do tempo.

Estes devem ser entendidos como sistemas complexos que possuem atributos como não linearidade, incerteza, variabilidade, escala e auto-organização. Os sistemas complexos se organizam em torno de vários estados possíveis de equilíbrio, sejam intermediários ou efêmeros e constituem assembleias inerentemente complexas, espacialmente heterogêneas e que mudam de acordo com uma intricada rede de fatores socioeconômicos e biofísicos.

Existe uma importante intermediação entre os dois subsistemas sociedade e natureza: as funções ecossistêmicas (também chamados de serviços ambientais). As etapas de transformação do bioma da Mata Atlântica tiveram como consequência principalmente o aparecimento, ao longo do tempo, de duas resultantes ambientais: a deflagração de processos erosivos e a perda da biodiversidade. Estes dois processos trouxeram um custo imediato e constante à sociedade. As variáveis geológicas, geotécnicas e pedológicas têm influencia, muitas vezes, mais importantes que a própria cobertura vegetal. A composição do substrato geológico e as feições geomorfológicas influenciam diretamente a distribuição das águas, definindo fatores limitantes à própria fixação da vegetação, bem como a distribuição de recursos a serem explorados economicamente. O risco natural não existe, ele é construído socialmente.

O bioma da Mata Atlântica compreende uma diversidade de ambientes, ora predominantemente dominados pelas atividades socioculturais da população local, ora predominantemente dominados por uma vegetação nativa em diferentes estágios de recomposição. Estes ambientes culturalmente ricos levaram a modificações na estrutura e composição da vegetação e funcionalidade ecológica destes ecossistemas, sendo considerados ecossistemas novos ou emergentes. Ecossistemas emergentes apresentam uma composição de espécies e padrões de dominância não vistos antes em um dado bioma, e que apresentam um potencial para mudança no funcionamento do ecossistema. Esses ecossistemas podem ser considerados como forma intermediária num gradiente que varia de ecossistemas ‘naturais’ (‘selvagens’) até os totalmente manejados ou alterados pelo homem.

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item Reconhecimento do curso

sub-item Doutorado  
 

Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 4 e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 46/2016, através da Portaria nº 919 do MEC, de 18/08/2016 publicada no D.O.U nº 160 de 19/08/2016, página 15.

Título atribuído: Doutor em Geografia.


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item Requisitos para obtenção do título de Doutor em Geografia

  • ter cursado 34 créditos em disciplinas, dos quais 22 em disciplinas obrigatórias;
  • ter sido aprovado no Seminário de Tese III (exame de qualificação);
  • Ter sido apresentada, defendida e aprovada a sua Tese de Doutorado, dentro dos prazos determinados pelo Regulamento do Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio.

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Admissão e Matrícula Imagem ilustrativa deste item


sub-item  Doutorado

 

 

A inscrição e a seleção de candidatos obedecerá ao calendário fixado pela PUC-RIO. Além dos requisitos gerais regulamentares, o Departamento de Geografia e Meio Ambiente exige do candidato:

  • Currículo Lattes (documentado)
  • 02 (duas) Cartas de recomendação
  • Diploma da Pós-Graduação (Mestrado)
  • Histórico escolar da Pós-Graduação
  • Documentos de identificação
  • 01 (uma) fotografia 3/4
  • Dissertação sobre um tema transversal que abranja as duas linhas do programa
  • Prova de Proficiência em Língua Estrangeira
  • Projeto de Tese
  • Entrevista com a banca examinadora
  • Disponibilidade para dedicação aos estudos

Provas escritas e Projeto de Tese – conforme Edital

 

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item Grade curricular
  
 (clique no código da disciplina para visualizar a ementa e a bibliografia)


Disciplinas:

Disciplinas Obrigatórias:

Código

Nome da Disciplina

Créditos

GEO 2001

Paisagem, Espaço e Sustentabilidades

4

GEO 3001

Seminário de Tese I

4

GEO 3002

Seminário de Tese II

4

GEO 3003

Seminário de Tese III

4

GEO 3004

Redação Final de Tese I

2

GEO 3005

Redação Final de Tese II

3

GEO 3006

Estágio Docência

1


Disciplinas Eletivas da Linha Transformação da Paisagem e Sistemas Socioecológicos

Código

Nome da Disciplina

Créditos

GEO 2101

Ética Ambiental

4

GEO 2102

História Ambiental

4

GEO 2103

Populações Tradicionais e Manejo de Ecossistemas

4

GEO 2104

Ecologia da Paisagem

4

GEO 2105

Biogeografia e Transformação da Paisagem

4

GEO 2106

Evolução da Paisagem Geomorfológica

4

GEO 2210

Tópicos Especiais em Geografia e Meio Ambiente

4

GEO 2301

Sensoriamento Remoto e Estudo da Paisagem

4

GEO 2302

Sistema de Informações Geográficas Aplicado à Análise Ambiental

4

GEO 2303

Métodos Quantitativos Aplicados à Análise Ambiental

4

GEO 2503

Dimensões da Biodiversidade

4

GEO 2504

Construção Social dos Riscos Ambientais

4

GEO 2505

Tópicos Especiais em Geografia e Sustentabilidades

4

GEO 2511

Ciência da Sustentabilidade

4


Disciplinas Eletivas da Linha Espaço, Cotidiano e Sustentabilidades

Código

Nome da Disciplina

Créditos

GEO 2201

Espaço, Território, Região

4

GEO 2002

Teoria e Epistemologia da Geografia

4

GEO 2202

Espaço Produtivo e Sustentabilidades

4

GEO 2203

Urbanização e Política Ambiental

4

GEO 2204

Dinâmica do Espaço Rural Contemporâneo

4

GEO 2205

Representações no Espaço Urbano

4

GEO 2206

Desenvolvimento e Transformações Territoriais

 

GEO 2207

Redução das Desigualdades Sociais e Sustentabilidades

4

GEO 2208

Planejamento e Gestão do Território

4

GEO 2210

Tópicos Especiais em Geografia e Meio Ambiente

4

GEO 2502

Populações Tradicionais e Transformação da Paisagem

4

GEO 2505

Tópicos Especiais em Geografia e Sustentabilidades

4

GEO 2506

Métodos e Técnicas em Pesquisa Socioecológica

4

GEO 2507

Desenvolvimento, Pobreza e Conservação da Natureza

4

GEO 2509

Espaço, Cotidiano e Teorias da Ação

4

GEO 2510

Territórios, Sustentabilidades e Arquiteturas Políticas no Espaço

4

GEO 2512

Espaço e Trabalho

4

GEO 2514

Geografia e Saúde

4

GEO 2513

Geografia e Gênero

4


item Corpo docente

sub-item Coordenador de Pós-Graduação: Prof. Alexandro Solórzano
sub-item Coordenador Adjunto: Prof. Rodrigo Penna Firme Pedrosa

Docentes : Titulação e Linhas de pesquisa

Agnieska Ewa Latawiec
Doutora, University of  East Anglia, Inglaterra
Linha de Pesquisa:
Mestrado: Transformação da Paisagem

Currículo Lattes

Alexandro Solórzano
Doutor, UNB, Brasil
Linha de Pesquisa:
Mestrado: Transformação da Paisagem
Doutorado: Transformação da Paisagem e Sistemas Socioecológicos
Currículo Lattes

Alvaro Henrique de Souza Ferreira
Doutor , USP, Brasil
Linhas de Pesquisa:
Mestrado: Espaço e Sustentabilidades
Doutorado: Espaço, Cotidiano e Sustentabilidades
Currículo Lattes

Augusto César Pinheiro da Silva
Doutor, UFRJ, Brasil
Linhas de Pesquisa:
Mestrado: Espaço e Sustentabilidades; Educação Geográfica e Cidadania
Doutorado: Espaço, Cotidiano e Sustentabilidades
Currículo Lattes

Bernardo Baeta Neves Strassburg
Doutor, University of East Anglia - UEA, Inglaterra
Linha de Pesquisa:
Mestrado: Transformação da Paisagem
Currículo Lattes

Glaucio José Marafon
Doutor, UFRJ, Brasil
Linhas de Pesquisa:
Mestrado: Espaço e Sustentabilidades; Educação Geográfica e Cidadania
Doutorado: Espaço, Cotidiano e Sustentabilidades
Currículo Lattes

João Rua
Doutor, USP, Brasil
Linhas de Pesquisa:
Mestrado: Espaço e Sustentabilidades; Educação Geográfica e Cidadania
Doutorado: Espaço, Cotidiano e Sustentabilidades
Currículo Lattes

Luiz Felipe Guanaes Rego
Doutor, U. FREIBURG, Alemanha
Linhas de Pesquisa:
Mestrado: Transformação da Paisagem
Doutorado: Transformação da Paisagem e Sistemas Socioecológicos
Currículo Lattes

 

 

Marcelo Motta de Freitas
Doutor, UFRJ, Brasil
Linha de Pesquisa:
Mestrado: Transformação da Paisagem
Doutorado: Transformação da Paisagem e Sistemas SocioecológicosCurrículo Lattes

Regina Célia de Mattos
Doutora, UFF, Brasil
Linhas de Pesquisa:
Mestrado: Espaço e Sustentabilidades
Doutorado: Espaço, Cotidiano e Sustentabilidades.
Currículo Lattes

Rejan Rodrigues Guedes-Bruni
Doutora, USP, Brasil
Linhas de Pesquisa:
Mestrado: Transformação da Paisagem
Doutorado: Transformação da Paisagem e Sistemas Socioecológicos
Currículo Lattes

Rejane Cristina de Araújo Rodrigues
Doutor, UFRJ, Brasil
Linhas de Pesquisa:
Mestrado: Espaço e Sustentabilidades; Educação Geográfica e Cidadania.
Currículo Lattes

Rodrigo Penna Firme Pedrosa
Doutor, Indiana University - IU, Estados Unidos
Linha de Pesquisa:
Mestrado: Espaço e Sustentabilidades; Transformação da Paisagem
Doutorado: Espaço, Cotidiano e Sustentabilidades; Transformação da Paisagem e Sistemas Socioecológicas
Currículo Lattes

Rogério Ribeiro de Oliveira
Doutor, UFRJ, Brasil
Linhas de Pesquisa:
Mestrado:  Transformação da Paisagem; Educação Geográfica e Cidadania
Doutorado: Transformação da Paisagem e Sistemas Socioecológicos
Currículo Lattes


Docentes Colaboradores:

Luciano Ximenes Aragão
Doutor, USP, Brasil
Linhas de Pesquisa:
Mestrado: Espaço e Sustentabilidades; Educação Geográfica e Cidadania
Currículo Lattes

José Borzacchiello da Silva
Doutor, USP, Brasil
Linhas de Pesquisa:
Mestrado: Espaço e Sustentabilidades
Doutorado: Espaço, Cotidiano e Sustentabilidades
Currículo Lattes

Sandra Lencioni
Doutora , USP, Brasil
Linhas de Pesquisa:
Mestrado: Espaço e Sustentabilidades
Doutorado: Espaço, Cotidiano e Sustentabilidades
Currículo Lattes

 

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