Brasão

> Vice Reitoria Acadêmica > Solar Grandjean de Montigny > Exposições 1993 >

Exposição

"Minas Terrais: A Sagrada Cor da Terra"

Obra da Exposição "Minas Terrais: A Sagrada Cor da Terra"


Período:
05 a 27 de agosto de 1993

 

Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Entrada Franca

Voltar

A exposição Minas Terrais: A Sagrada Cor da Terra composta por desenhos, fotografias e pinturas dos últimos onze anos de trabalho artístico do Pe. José Fernandes.

Em 1982, ano em que entrou para a vida religiosa, J. Fernandes esteve no Vale do Jequitinhonha, MG, monitorando uma oficina de desenhos. O encantamento com as riquezas do lugar fez com que o artista passasse a utilizar a terra como matéria-prima dos seus trabalhos. Se lançou então, em diversas viagens por várias regiões de Minas Gerais, numa tentativa de reconstruir o percurso feito pelos primeiros desenhistas no Brasil. Por onde passava, observava e registrava a paisagem, fazia apontamentos de vales, serras e minas, fotografava e colhia a terra.

A seleção de 62 cores de terra, do branco ao preto, passando por tons de azul, lilás, ocre e marrom, deu início a uma nova fase. Nela, o artista passou a se dedicar mais aos estudos da forma e da cor, sem se preocupar tanto com a paisagem. O resultado final é a pintura feita com a própria terra: pedra moída, areia, etc.

O artista cita uma passagem bíblica sobre a origem humana para justificar a sua estreira ligação com a terra:

"Yahweh tomou a Terra
e a fecundou gerando o Homem
Adamah - o que vem da Terra"

A exposição abrange todas as etapas da realização do trabalho, desde a matéria-prima até o resultado final. Um passeio que começa no caminho sobre a terra e parte para um mergulho até as raízes petrificadas no fundo das minas. A preocupação ecológica está presente de forma sutil. Através do conhecimento da tamanha variedade na natureza é impossível esquecer de preservá-la.

Clique nas imagens para ampliá-las:

 

Convite da Exposição "Minas Terrais: A Sagrada Cor da Terra" Convite da Exposição "Minas Terrais: A Sagrada Cor da Terra"


Voltar