Brasão PUC-Rio - Página inicial

Missão e Marco Referencial

História e Missão

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária de Educação Superior, de acordo com Portaria 679, de 12/11/2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, filantrópica e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo por base o pluralismo e debates democráticos, objetivando, sobretudo, a reflexão, o crescimento e enriquecimento da sociedade.

A Instituição foi fundada em 1941 por D. Sebastião Leme e pelo PE. Leonel Franca, S.J., e reconhecida oficialmente pelo Decreto 8.681, de 15/01/1946. Por Decreto da Congregação dos Seminários, de 20/01/1947, a Universidade recebeu o título de Pontifícia.

A internacionalização do ensino e o intercâmbio entre culturas e saberes são propostas acolhidas pela PUC-Rio diante de um mundo globalizado.

O campus, construído em uma área de 104 mil metros quadrados, permite a integração entre cursos e possibilita o desenvolvimento de projetos multidisciplinares. A PUC-Rio busca a excelência na pesquisa, no ensino e na extensão para a formação de profissionais competentes, habilitados ao pleno desempenho de suas funções.

Marco Referencial

Baseado nos estatutos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o Marco Referencial expõe os objetivos que marcam os rumos da nossa Universidade e explica também os compromissos que devem reger o comportamento de cada um dos que integram a comunidade universitária.

O Conselho Diretor da Entidade Mantenedora da Universidade o apresenta como um documento no qual são definidos os parâmetros do ser e do Agir não só da PUC-Rio, como instituição, mas igualmente de todos e de cada um dos responsáveis pela Entidade Mantenedora, e de cada um dos seus professores, alunos e funcionários.

Pe. Laércio Dias de Moura, S.J.

item Leia o texto completo

Tópicos Relacionados