Brasão PUC-Rio - Página inicial

Missão e Marco Referencial

História e Missão

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária de Educação Superior, de acordo com Portaria 679, de 12/11/2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, filantrópica e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo por base o pluralismo e debates democráticos, objetivando, sobretudo, a reflexão, o crescimento e enriquecimento da sociedade.

A internacionalização do ensino e o intercâmbio entre culturas e saberes são propostas acolhidas pela PUC-Rio diante de um mundo globalizado.  O campus, construído em uma área de 104 mil metros quadrados, permite a integração entre cursos e possibilita o desenvolvimento de projetos multidisciplinares. A PUC-Rio busca a excelência na pesquisa, no ensino e na extensão para a formação de profissionais competentes, habilitados ao pleno desempenho de suas funções.

O decreto que autorizou o funcionamento das Faculdades Católicas foi publicado em 30 de outubro de 1940, pelo então presidente Getúlio Vargas, em resposta a Dom Sebastião Leme, após criação da Associação Civil Faculdades Católicas. Em dezembro do mesmo ano, padre Leonel Franca, S.J., assume as funções de Reitor das Faculdades Católicas. As atividades dos primeiros cursos, Direito e Filosofia, iniciaram em março de 1941. A partir de então, Padre Franca e seus colaboradores trabalharam para estruturar a Escola de Serviço Social, o que permitiu a constituição da Universidade Católica, em 15 de janeiro de 1946, por meio do Decreto 8.681. Em 20 de janeiro do ano seguinte, por um Decreto da Congregação dos Seminários, a Universidade recebeu o título de Pontifícia.

Marco Referencial

Baseado nos estatutos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o Marco Referencial expõe os objetivos que marcam os rumos da nossa Universidade e explica também os compromissos que devem reger o comportamento de cada um dos que integram a comunidade universitária.

O Conselho Diretor da Entidade Mantenedora da Universidade o apresenta como um documento no qual são definidos os parâmetros do ser e do Agir não só da PUC-Rio, como instituição, mas igualmente de todos e de cada um dos responsáveis pela Entidade Mantenedora, e de cada um dos seus professores, alunos e funcionários.

Pe. Laércio Dias de Moura, S.J.

item Leia o texto completo

Tópicos Relacionados