Brasão

> Vice Reitoria Acadêmica > Solar Grandjean de Montigny > Exposições 1989 >

Exposição

“Olhando o Solar”
  Alunos da PUC-Rio

Curadoria:
Prof.Urian Agria de Souza

Período:
de 23 a 29 de agosto de 1989

 

Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Entrada Franca

Voltar

Exposição “Olhando o Solar” a mostra apresenta 53 trabalhos dos alunos feitos durante as aulas no campus universitário com a curadoria do Prof.Urian Agria de Souza do departamento de Artes da PUC-Rio sobre o Solar Grandjean de Montigny com a pretensão de promover uma integração viva entra a comunidade e o centro cultural da universidade com visitação de 23 até o dia 29 de agosto e a entrada é gratuita.


Carta a comunidade universitária: (data: 02 de maio de 1989)

“Existe neste campus universitário um certo prédio, senhor de feições invulgares e tranquila beleza. Remanescente de outros tempos, sintetiza uma maneira de construir, viver, perceber a realidade de certo momento histórico que, como tantos outros momentos, anteriores e posteriores, reverberam presente.

Quantas vezes entre uma aula e outra, antes do almoço ou depois daquela última reunião passamos desatentos por este espaço branco, sólido, elegante, imponente?

Quantas foram aquelas em que resolvemos transpor a distância dos aproximadamente 23 degraus que conduzem ao interior da casa, e dela realmente nos apercebemos? Nos aproximamos? Com ela nos relacionamos?

Existe o Solar, casa e jardins, aberto à comunidade interna e externa do campus. Espaço de troca e descobertas, quer seja pelas atividades que abriga, como exposições, palestras, debates, oficinas, concertos musicais, lançamento de livros, pelas teatrais, recitais de poesia e mostras em projetos interdisciplinares que visam interessar e mobilizar os vários departamentos desta Universidade, quer seja no contato direto / “sujeito-objeto”, ao nos relacionar com a casa enquanto manifestação artística e cultural.

Acreditando nas inúmeras possibilidades de utilização deste espaço dentro dos objetivos mais amplos da educação, vimos convidá-los a participar do projeto “Alerta Solar”, explorando o espaço da casa e seu entorno em suas aulas. Através desta experiência há de se pluralizar olhares, desvendar perspectivas, descobrir o que não se percebe por pura casualidade, mas como exercício da percepção e sensibilidade.

Os registros desta relação “olhar-casa” , serão reunidos de 23 a 29 de agosto do corrente ano , no próprio Solar”.

(Luciana Sepulveda Koptke – Projeto Alerta Solar – RJ, 02 de maio de 1989)


Voltar