Brasão

> Vice Reitoria Acadêmica > Solar Grandjean de Montigny > Exposições 1982 >

Exposição
"Cerâmicas da Família Vitalino"

Período:
19 a 28 de agosto de 1982

Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Entrada Franca

Exposição "Cerâmica da Família Vitalino"
Voltar

             
             
Vitalino Pereira dos Santos; Pernambucano de Caruaru, bastante conhecido pelo seu trabalho em cerâmica, que reproduziu todos os motivos e costumes do Nordeste desencadeando uma verdadeira "Escola de Caruaru" da qual fazem parte seus familiares e alunos. É esta exposição que o Solar Grandjean de Montigny na PUC-Rio mostra dentro do seu programa 82 seguindo no seu objetivo de expor, artistas, os mais variados, para conhecimento da comunidade universitária.

             Os "Assuntos" dos trabalhos de Vitalino, depois de sua família são tirados do seu círculo de interesses, tratados num estilo particular, refletindo com justiça a cultura local da área em que ele sempre viveu. Ele não somente capta o seu mundo e o transporta ao barro, ele conduz intencionalmente suas composições, dando efeitos com certos artifícios, frisando atitudes, exageros e peculiaridades.

             Vitalino começou aos seis anos brincando com o barro que sua mãe usava para fazer panelas. Criava animais, bondinhos e estes seus primeiro bonecos foram chamados de "Louça de Brincadeira". Aos 21 anos foi que tentou os grupos de figuras humanas e cinco anos depois começou a fazer as "Peças de Novidade" que foram os grandes grupos que lhe deram fama, como a procissão, a casa de farinha, o batizado, o casamento no mato e outros.

             Essa exposição foi coordenada por um grupo de alunos do Deptº de Artes da PUC-Rio, que também reuniu xilogravuras do Nordeste.

 

Exposição "Cerâmica da Família Vitalino"Exposição "Cerâmica da Família Vitalino"

Voltar