Brasão

> Vice Reitoria Acadêmica > Solar Grandjean de Montigny >Exposições 2007 >


Exposição
"O Rio em Aquarelas"


Artista visual:
Roberto McMillan
Inauguração:
dia 08 de março de 2007 às 19h.
Período:
de 09 de março a 20 de abril de 2007
Horário:
2ª a 6ª de 10h às 17:30h

Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Entrada Franca

Voltar

Convite da exposição "O Rio em Aquarelas"

 

 

A exposição O Rio em Aquarelas

A cidade do Rio de Janeiro é a musa inspiradora para as aquarelas de Roberto McMillan.

Autodidata mas tendo como mestres os ingleses Turner, Constable e Towne e herdeiro dos temas dos viajantes do século XIX como Conrad Martens e Oswald Brierly, o artista capta o olhar desse visitante/viajante, o estrangeiro que se surpreende a cada momento com a paisagem de nossa cidade, sem estigmatizá-la cientificamente pelo exotismo, naturalismo ou pitoresco.

Roberto McMillan, peruano naturalizado brasileiro, engenheiro de profissão e de andanças pelo mundo, busca dominar a natureza do Rio através de uma abordagem poética da realidade.

Suas aquarelas são a revelação de sua experiência e da sua afinidade íntima com a natureza, quando instiga o espectador a um redescobrimento, a passar do desencanto do cotidiano a um momento de contemplação pura, onde as referências da natureza ou da arquitetura transformam-se numa narrativa suave e lírica, com comprometimentos específicos com uma dimensão pictórica ideal.

A exposição apresenta 2 panoramas inéditos, de mais de 3 metros de comprimento – realizados especialmente para esta mostra. Ao libertar-se dos limites do foco único, o artista recupera uma forma de representação que possibilita numa visão envolvente, circundante e abrangente das vistas da cidade de fora e de dentro da baía. São massas naturais obtidas através de equilibrada distribuição de tons permitindo ao espectador fruir seu olhar numa ampliação do campo perceptivo.

Complementam a mostra, cerca de 50 aquarelas que abordam a paisagem e recantos do Rio de Janeiro, pequenos croquis de viagem e anotações de trabalhos.

Agradecemos a divulgação


Voltar