Brasão

> Vice Reitoria Acadêmica > Solar Grandjean de Montigny > Exposições 2004 >

"Prensa 1 - Alunos do Atelier de gravura da PUC-Rio"

Abertura:
19 de agosto de 2004 às 19h
Período:
19 a 27 de agosto de 2004
Horário:
Segunda a sexta-feira de 10h às 17:30h

Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Convite da exposição

É fato que o design gráfico, uma das vertentes do desenho industrial,vem sofrendo modificações profundas nos últimos anos. especialmente quando falamos a respeito do processo de criação. Os rápidos avanços nos recursos da computação gráfica transformaram sensivelmente a maneira com que é pensada a elaboração dos trabalhos gráficos, encerrando no universo virtual o que antes necessitava manipulação de materiais. Quando o trabalho está direcionado para o próprio mundo virtual (vídeo, Internet, interface de softwares etc.) a manipulação digital não acarreta em problema algum,sendo mais prática do que qualquer outra técnica apresentável. Porém, quando se visa a produção de peças gráficas impressas, o indivíduo que realiza tal projeto gráfico tem de ser zeloso, pois do contrário será surpreendido com resultados inesperados que podem vir a ser desastrosos. Tal zelo se faz necessário devido ao "abismo" existente entre o designer, autor da peça que será produzida, e a gráfica , que produzirá a peça em questão. Não é incomum assistirmos discrepâncias entre projeto e produto final causadas, principalmente, pela não familiarização dos estudantes de comunicação visual com os processos e técnicas de reprodução.

Nosso projeto busca mostrar gravuras feitas por aqueles que já foram alunos de Thereza Miranda, indo além, mostrando também serigrafias, stencil, monotipias e muitas outras técnicas de ilustração. Vale ressaltar o valor e influência de outro artista e professor do deptº de artes e design:Amador Perez, professor de desenho e técnicas de ilustração também gravurista e muito próximo a Thereza.

Considerando que a gravura em metal, bem como a serigrafia, são em muito semelhantes à técnica de reprodução em offset (utilizada na maioria das gráficas), sendo a base do mecanismo de ambos idêntica , entender e aprender tais ofícios é quase indispensável,pois na medida em que se adquire tal conhecimentos e desenvolve, também, o raciocínio necessário a excelência de produção do design gráfico.

Exposição coletiva dos alunos de gravuras da PUC-Rio aborda diferentes técnicas de reprodução da imagem, da xilogravura ao silk screen. Bruno Carneiro, Daniel Ferenczi, Danilo Lucas, Gabriel Flores, Mateu Velasco e Pedro Rossi trazem na exposição "Prensa 1" uma homenagem à artista e professora Thereza Miranda, musa inspiradora de um trabalho que começa a se delinear.