Brasão

> Vice Reitoria Acadêmica > Solar Grandjean de Montigny > Exposições 2003 >

Exposição

"Um Panorama da Nova Arquitetura Vienense"

Convite da exposição "Um Panorama da Nova Arquitetura Vienense"

Apoio:
Consulado Geral da Áustria do Rio de Janeiro
Curso de Arquitetura e Urbanismo - PUC-Rio

Inauguração:
28 de abril de 2003, sábado das 18:00 às 21 horas

Período:
26 de abril a 23 de maio de 2003

Horário:
2ª a 6ª de 10h às 17:30 horas

Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Entrada Franca

Voltar

No final dos anos 80, a arquitetura vienense entrou numa nova era. A cidade devia produzir, numa década, um grande volume de novas residências e essas construções propiciaram um clima positivo nos cursos de arquitetura. Foi fundado o Centro de Arquitetura Viena onde arquitetos jovens chamaram a atenção para sua produção através de eventos que privilegiavam a linha "falar sobre arquitetura" .

A Arquitetura tornou-se moda e as universidades reagiram a esse impulso criando novos cursos com professores atuantes nesse novo cenário. Os ateliês como Artec, Delugan-meissl, Eichinger od., Knechtl.... eram os mais importantes e os arquitetos jovens aproveitaram o movimento de construção florescente e estabeleceram-se no mercado ganhando respeito internacional.

A geração seguinte - estudantes de arquitetura dos anos 90 - retomaram a euforia e a auto-estima Um grande número de estudantes fundou, logo após o término do curso, escritórios em conjunto, muitos deles estabelecidos em locais de fácil acesso e todos prontos para serem integrados ao mercado. Seguiram-se exposições como " Um pé na porta" , "Mega - manifestos da comparação" ; ou a linha de exposições "emerging architects", entre muitas outras. Neste ínterim fundou-se uma representação profissional a IG - Arquitetura (Comunidade de Interesse pela Arquitetura).

Um panorama da nova arquitetura vienense, apresenta o fenômemo do cenário de jovens arquitetos vienenses:- quantos ateliês existem? - onde estão os centros de oferta? - como se integram na situação atual do mercado? onde estará o potencial dos jovens?

Esta exposição apresentará um aspecto - uma mostra atual e não um espelho analítico - um recorte de um todo, um sucesso fenomenológico.

Mostra de painéis fotográficos dos ateliês de arquitetura, vídeos, CD-Rom e livros.

Esta exposição integra o XVII Congresso Brasileiro de Arquitetos e a 1ª Mostra Internacional Rio Arquitetura - Mira 2003.


Catálogo da exposição "Um Panorama da Nova Arquitetura Vienense"Clique na imagem
para ampliar
Catálogo da exposição "Um Panorama da Nova Arquitetura Vienense"Clique na imagem para ampliar


Voltar