Brasão

> Vice Reitoria Acadêmica > Solar Grandjean de Montigny > Exposições 2003 >

Exposição
"Origami"

Inauguração:
06 de setembro de 2003 - Sábado às 18 horas
Período:
08 de setembro a 03 de outubro de 2003.
Horário:
Segunda a Sexta das 10h às 17h30

Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Entrada Franca

Convite da exposição "Origami"
Convite da exposição "Origami"

Voltar

 

            Origami é a tradicional técnica de dobradura de papel - oru dobrar e kami papel - surgida no Japão no século VI quando um monge budista trouxe da China o método de fabricação do papel. De início restrita à função de ornamentação nas cerimônias dos rituais shintoístas, casamentos e festas de Ano Novo, penetrou gradualmente no âmbito da vida cotidiana, consagrando-se como uma das atividades manuais mais difundidas do rico artesanato japonês.

Formigas-origami             No século XX, o Origami afirmou-se por seu importante papel didático no desenvolvimento das capacidades perceptivas e da criatividade de crianças e jovens, transformado numa linguagem de representação gráfica que muito contribuiu para sua difusão no Ocidente após a 2ª Guerra Mundial. No Brasil, a tradição da arte da dobradura de papel mantêm-se até hoje graças ä expressiva presença de imigrantes japoneses e de seus descendentes.

            Modernamente, verifica-se um fenômeno diferencial, no qual o Origami começa a superar a condição de mera artesania, ligado ainda ä esfera da religião e do folclore, e aproxima-se de conceitos modernos da arte, onde a pesquisa formal é encarada principalmente pela dicotomia clássica entre a figuração e a abstrção. Nas formas mais contemporâneas, as peças tornam-se puros planos geométricos dobrados no espaço.

            Nesta exposição serão apresentadas peças que compreendem as diversas fases do origami: o tradicional - peças rituais e folclóricas - , os módulos estruturais; bonecas japonesas de tamanho médio e esqueletos de dinossauros de até 2 metros. Segundo a artista essas peças com formulações de vanguarda - origami de autores contemporâneos- exigem experiência, técnica e habilidades especiais.

            Isolda Levy é origamista, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa OrigamiRio - www.geocities.com/origamirio - desde sua fundação em 1997. Participou de vários eventos organizados pelo Grupo, com o apoio do Centro Cultural e Informativo do Consulado do Japão, como os projetos "Conhecendo o Japão" , "Copa do Origami" e "Desafios em Origami", oficinas direcionadas aos estabelecimentos de ensino das Redes Municipal e Estadual. Participou das exposições "Natal Juntos", no Museu Histórico Nacional de 1999 à 2001 e das exposições "Kami", no CCICJ de 1999 à 2002. Ministrou cursos e workshop para: FIRJAN, WTC Recursos Humanos e Clube de Diretores Lojistas de Campos de Goitacazes.

São Jorge - origamiAranha - origami



Voltar