Brasão

> Vice Reitoria Acadêmica > Solar Grandjean de Montigny > Exposições 2003 >

Exposição

"INSOLA(R)ÇÕES"

Convite da exposição "Insola(r)ções"

Inauguração:
27 de novembro às 19h (Quinta-feira)

Período:
28 de novembro a 19 de dezembro de 2003

Horário:
2ª a 6ª de 10h às 17:30 horas

Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Entrada Franca

Voltar

Convite da exposição "INSOLA(R)ÇÕES"Clique na imagem para ampliar

O Solar Grandjean de Montigny Centro Cultural da PUC-RJ inaugura a partir do dia 27 de novembro (quinta-feira) a exposição INSOLA(R)ÇÕES com trabalhos de Ana Holck (RJ), Ivan Henriques (RJ), Renata Lucas (SP), Rosana Ricalde (RJ).

A exposição tem curadoria de Guilherme Bueno, que propôs aos artistas convidados pensar um trabalho específico para cada uma das salas do Solar, edifício do século XIX, projetado pelo arquiteto da Missão Francesa - Grandjean de Montigny - e marcado por sua arquitetura neoclássica. O prédio localiza-se no coração do Campus
da PUC-Rio, no bairro da Gávea.

Os artistas valeram-se em seus trabalhos desta série de relações não só com a arquitetura neoclássica, mas também com o ambiente físico e social no qual o Solar se encontra.

A primeira sala é ocupada por Ivan Henriques. Seu trabalho consiste em uma instalação na qual os sons gravados pelo artista no campus da PUC são reproduzidos por dois aparelhos de som colocados em cantos opostos da sala. O visitante é remetido a um local do campus, que permanece-lhe, contudo, como uma cena invisível.

Ana Holck - "maquete rotatória" A sala circular do primeiro andar é ocupada por Ana Holck, que nela construiu uma porta-giratória com as mesmas dimensões do local, uma espécie de roleta espacial intitulada "Rotatória". Apesar das modestas dimensões do espaço, esta estrutura móvel parece multiplica-lo, uma vez que propõe ao visitante fazer um percurso "infinito" que, simultaneamente, subverte sua usual postura contemplativa.

Na sala circular do segundo piso está o trabalho de Rosana Ricalde. A artista explora o formato "contínuo" desta sala para, valendo-se dele criar uma estrutura labiríntica de palavras no qual o visitante se vê diante de uma narrativa onde se confundem as margens entre início e fim.

Renata Lucas - "Falha" Ocupa a sala avarandada do segundo andar o trabalho "Falha", de Renata Lucas, apresentado recentemente no Paço das Artes (SP). Trata-se de uma grande estrutura móvel de madeira articulada por dobradiças. As diversas camadas formadas pelas chapas sobre o solo deste espaço concentrado suscitam uma relação de compactação/ expansão do chão do local.

Artistas:
Ana Holck - (21) 2511-5706 ; anaholck.rlk@terra.com.br ; anaholck@terra.com.br
Ivan Henriques - (21) 2711-4333 ; (21) 9879-1463 ; henriques3@bol.com.br
Renata Lucas - (11) 9638-7587 ; renata_lucas@hotmail.com
Rosana Ricalde - (21) 2224-2737 ; 9199-2828 ; rosanaricalde@yahoo.com.br

 

Curador

Guilherme Bueno, 1975
Foi curador das exposições Mapa do Agora, realizada no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (2002), Antagonismo/ Replicação, Esculturas e Objetos, Modernos e Contemporâneos, Acervo em Papel, todas elas mostras dedicadas à Coleção João Sattamini apresentadas no MAC-Niterói. Escreveu diversos textos para exposições e publicou ainda resenhas e artigos. É bacharel em Pintura pela EBA-UFRJ, e mestre em História e Crítica de Arte onde atualmente cursa o doutorado.

Artistas Convidados

Ana Holck, 1977
Fez exposição individual no Centro Cultural São Paulo, na Galeria Candido Portinari (UERJ) e na Galeria da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2001). Participou das coletivas Orlândia (2001), Novíssimos 2002 (IBEU) e 4º Prêmio Revelação de Artes Plásticas de Americana. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UFRJ e é mestre em História pela PUC-Rio. Em 2001 recebeu o Prêmio Paviflex (IAB-SP) e em 2000 o Prêmio Arquiteto do Amanhã (IAB-RJ).

Ivan Henriques, 1978
Fez Individual no SESC-Niterói (2003); Participou do Salão da EBA ( IAB-RJ, 2003 ), do evento SISSOMIA, na Fundição Progresso, (2003) e do evento Cine-Olho, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2002). É formado em escultura pela Escola de Belas Artes-UFRJ (2003).

Renata Lucas, 1971
Fez exposição individual no Mariantonia, Centro Universitário da USP, no Museu de Arte da Pampulha (2002) e no Paço das Artes (USP) e no Castelinho do Flamengo, no Rio de Janeiro (2003). Foi premiada no 26º Salão de Arte de Ribeirão Preto, no Salão Paranaense (2002) e no Salão de Arte de São José dos Campos (2002). É graduada em Artes Plásticas pela UNICAMP (1993) e mestre em Artes pela mesma universidade (1999).

Rosana Ricalde, 1971
Participou do 9° Salão da Bahia e da I Bienal Ceará-América De Ponta Cabeça (2002). Integrou as coletivas Rumos da Nova Arte Contemporânea Brasileira, Sobre(a)ssaltos e de quatro edições do Prêmio Interferências Urbanas, no Rio de Janeiro, além do intercâmbio Rio Paris. Fez exposição individual no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, Castelinho do Flamengo (2002) É bacharel em Gravura pela EBA-UFRJ, cursa o mestrado em Ciência da Arte na UFF.


Voltar