Brasão

> Vice Reitoria Acadêmica > Solar Grandjean de Montigny > Exposições 2002 >

Exposição
"EM MATÉRIA DE NATUREZA"

Cristina Canale, Guillaine Querrien,
Lia do Rio e João Wesley.

Inauguração:
19 de novembro - terça-feira - às 19h
Período:
20 de novembro a 20 de dezembro de 2002
Horário:
De Segunda a Sexta das 10 às 17h30;

Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Entrada Franca

Convite da exposição "Em Matéria de Natureza"

Voltar

 

           Os artistas Cristina Canale, Guillaine Querrien, Lia do Rio e João Wesley no dia 19 de novembro de 2002 às 19h estarão no Solar Grandjean de Montigny - Centro Cultural da PUC-Rio inaugurando a exposição "Em Matéria de Natureza".

           Durante suas numerosas viagens ao Brasil, a artista francesa Guillaine Querrien procurou confrontar sua relação com a natureza tropical com a de outros artistas brasileiros, pela perplexidade e encantamento sentidos por ela, diante da exuberância tropical.
Guillaine Querrien reuniu os artistas, Lia do Rio (Professora da EAV no Parque Lage) e João Wesley, que moram no Rio e Cristina Canale que vive entre o Rio e Berlim, em torno do projeto Em Matéria de Natureza. Deste confronto surgiu o diálogo entre as respectivas abordagens apresentadas em Paris, março de 2002, em Berlim, em maio de 2002 e agora no Rio de Janeiro.

           Cristina Canale - Eu trabalho com as formas orgânicas da natureza, introduzindo estruturas arquitetônicas ou objetos utilitários, não orgânicos, para evidenciar o contraste e a integração de duas visões. Essa abordagem me fornece elementos de tensão entre o espaço ilusório e planar, na linguagem pictórica. artista Cristina Canale sem título ano 2000 técnica mista sobre tela 170 x 200cm
artista Cristina Canale sem título ano 2000 técnica mista sobre tela 170 x 200cm
   
artista Guillaine Querrien  2001 195 x 130cm
           Guillaine Querrien - em minhas pinturas e desenhos-colagem eu resgato, a partir de croquis realizados no decurso de longas caminhadas pela natureza brasileira, as formas vegetais que aí encontro. Elas oferecem uma grande liberdade de tratamento. A força vital e a evolução são inerentes a sua própria estrutura. Seu crescimento contínuo nos convida a nos situarmos no espaço e no tempo.
artista Guillaine Querrien 2001 195 x 130cm
   
           Lia do Rio - ...porque o artista não dá respostas. Procuro estimular a percepção por meio de um processo empírico de conhecimento e a alargar as fronteiras do discurso temporal. A partir da observação diária do desenvolvimento de uma folha, desde seu aparecimento até a sua queda, construo um trabalho no qual se é convidado a entrar e a estar dentro mesmo, do tempo. artista Lia do Rio 1997 20 x 20cm
artista Lia do Rio 1997 20 x 20cm

Espaço Tempo, da artista Lia do Rio
Espaço Tempo, da artista Lia do Rio
   
artista João Wesley instalação 2001            João Wesley - Amplifico o distanciamento do homem contemporâneo com o ambiente e procuro estabelecer um corte artificial da natureza por meio do deslocamento das imagens de um material relativo a um lugar específico. Paralela e simultaneamente pretendo construir uma presença visual que possa remeter o espectador à questão da origem.
artista João Wesley instalação 2001

Voltar