Brasão

> Vice Reitoria Acadêmica > Solar Grandjean de Montigny > Exposições 2002 >

Exposição
"Bruno Giorgi - Desenhos de um Escultor"

Inauguração:
Dia 15 de junho, às 18h
Período:
de 17 de junho a 17 de agosto de 2002
Horário:
De Segunda a Sexta das 10 às 17h30;
Sábado de 13h às 18h.

Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Entrada Franca

Convite Exposição: "Bruno Giorgi - Desenhos de um Escultor"
Convite Exposição: "Bruno Giorgi - Desenhos de um Escultor"

Voltar



Bruno Giorgi

" Para mim o artista plástico não deveria falar, pois o que mais fala por ele é sua própria obra."
Bruno Giorgi (1973)

 

O Solar Grandjean de Montigny , Centro Cultural PUC-Rio -, em parceria com Istituto Italiano di Cultura e como um dos eventos do mês da Itália - iniciam as homenagens do 10º aniversário de morte de Bruno Giorgi e convidam para a inauguração dia 15 de junho, sábado, às 18h, da exposição de desenhos e gravuras inéditos pertencentes ao acervo da família.


Reconhecido internacionalmente e considerado como um dos três maiores escultores brasileiros, Bruno Giorgi se destacou também por seus desenhos e gravuras.

A prática do desenho sempre foi uma constante na obra de Bruno Giorgi embora nunca expostos. Executados como esboços, estudos ou projetos eram, algumas vezes, descartados ou rasgados após a execução da escultura. Os desenhos feitos por deleite e sem objetivo escultórico específico, revelam uma outra faceta do artista. O traço leve do lápis, do lápis cera preto ou colorido, do fusain, como um grafismo, transmitem a liberdade do artista na criação de imagens do seu tema preferido: a figura humana e especialmente as mulheres.

"... minha linguagem é plástica. Mas digamos que no começo surge uma forma nebulosa que me persegue, e às vezes me atormenta. Até o momento em que fica bem nítida nos seus contornos para ser delineada numa série de desenhos e estudos. A modelagem no barro ou no gesso às vezes modifica o projeto, pois a terceira dimensão interfere no traço original do desenho." Bruno Giorgi.

A exposição será dividida em quatro núcleos: desenhos criados para monumentos, desenhos de mulheres, desenhos para esculturas, desenhos em pequenos formatos, fotos e objetos do escultor que serão expostos em vitrines. Serão mostrados 50 desenhos inéditos, 4 gravuras, 1 escultura; além de material iconográfico e objetos de trabalho pertencentes ao acervo da família.

Destaque para o Auto-retrato (1935), único documento psicológico e analítico do artista, Figura feminina (1954), importante por suas formas sensuais e não eróticas e os cadernos de viagem...

Lançamento

Paralelamente à exposição, será lançado Bruno Giorgi ; 1905-1993, livro da pesquisadora e historiadora de arte Piedade Grinberg, editado pela Metalivros.

ROTEIRO

Bruno Giorgi ; desenhos de um escultor

(50 desenhos inéditos, 4 gravuras, 1 escultura; além de material iconográfico e objetos de trabalho pertencentes ao acervo da família)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Assessoria de Imprensa
Eli Rocha & Liliane Schwob
(21) 2547 4953 / 2255 2327 / 9179 4763 / 9124 4558
emr@terra.com.br

 


Voltar