Brasão

> Vice Reitoria Acadêmica > Solar Grandjean de Montigny > Exposições 2001 >

Exposição

"Elos"

Convite "ELOS"

Vernissage:
dia 19 de maio de 2001, às 18h

Período:
de 22 de maio a 22 de junho de 2001

Horário:
2ª a 6ª de 9 às 19 horas

Christiane Lopes da Cunha - Pinturas
Com a participação de Cristina Viana - Livros


Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Entrada Franca

Voltar

Observando a natureza vemos que suas formas e estruturas se repetem e se unem em diferentes níveis e em diferentes seres. É fácil perceber que o desenho de um rio, de um raio, de uma árvore ou do nosso sistema nervoso, compartilham a mesma origem. De muitas modos são formados elos. E é na imensa capacidade de variar a interação e função destes, que a natureza mostra sua face mais criativa.

Essa foi uma das lições que aprendi pesquisando e realizando trabalhos a partir de padronagens e estruturas naturais por mais ou menos três anos. Mais do que mera curiosidade, este interesse veio de um sentimento forte que procura conhecer um pouco mais deste universo, identificar-se e relacionar-se com ele. Além disso, uma vez que questões científicas e ambientais adquirem cada vez mais importância para o mundo contemporâneo acredito também ser importante e enriquecedor o diálogo entre a Natureza e a Arte.

Comecei a trabalhar com o tema de padrões e estruturas naturais com o desejo de concentrar num mesmo plano elementos naturais e universais, figurativos e abstratos. Dessa forma pude explorar suas diversidades e contrastes assim como suas semelhanças e associações.

Esta exposição vem mostrar 3 momentos diferentes deste trabalho. Quando do início deste projeto minha atenção se voltou para elementos pequenos assim como conchas, insetos e sementes, que ao mesmo tempo em que são pequenas partes de um grande sistema são também em si, cada um, um mundo em particular. Em seguida a partir do resultado de uma das obras criadas, procurei desenvolver mosaicos que explorassem a estrutura da espiral, um dos ritmos essenciais da natureza. Ao lidar então com a questão dos ritmos acabei trabalhando temas como circulação e composição a partir da observação de troncos, raízes e folhas.

Como midia, além da pintura a óleo foram criados painéis costurados a mão utilizando telas de pequenos e médios formatos. Meu objetivo era promover uma sensação tátil das imagens e o contraste de algo sutil como a pintura a óleo com a rusticidade do trabalho manual e materiais de diferentes texturas. Desta forma também procurei testar as possibilidades de manipulação da tela e diferentes materiais.

Paralelamente às pinturas, há ainda uma exposição de livros sobre estes 3 momentos em conjunto com a encadernadora Cristina Viana. Um dos objetivos deste trabalho foi explorar o objeto e o conceito do livro enquanto espaço, midia e suporte para as Artes Visuais. A criação e confecção destes envolveu diferentes técnicas e tipos de encadernação, desenho, pintura, linogravura, colagem, costura e materiais orgânicos.

Entre semelhanças e diferenças os livros refletem de uma maneira particular o que foi desenvolvido nas pinturas e formam assim outros: Elos.


Convite da exposição "Elos"Clique na imagem para ampliar Convite da exposição "Elos"Clique na imagem para ampliar


Voltar