Brasão

> Vice Reitoria Acadêmica > Solar Grandjean de Montigny > Exposições 2001 >

Exposição
"O REINO DA POESIAO - Mostra comemorativa do Centenário de Nascimento de CECILIA MEIRELES"

Vernissage:
dia 18 de abril de 2001, às 20h

Período:
de 18 de abril a 16 de maio de 2001.

Horário:
2ª a 6ª de 9 às 19 horas; sábado de 12 às 18 horas

Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Entrada Franca

Auto-retrato do poeta  Cecília Meirelles-nanquim sobre papel s.d.

Voltar



O SOLAR GRANDJEAN DE MONTIGNY

apresenta

O REINO DA POESIA

Mostra comemorativa do Centenário de Nascimento

de CECILIA MEIRELES

 

O Solar Grandjean de Montigny vai se transformar - a partir de 18 de abril - no
Reino da Poesia, a primeira comemoração do Centenário de Nascimento do grande poeta brasileiro CECILIA MEIRELES.

O Solar, Centro Cultural da PUC-RIO, abrirá suas portas para uma surpreendente e sensível mostra especialmente para esse evento. Estarão expostos poemas, partes de poesias , fotografias pessoais , retratos , biografia ilustrada, desenhos e um auto-retrato de Cecília.

A entrada no Reino da Poesia começa já nas escadarias de acesso ao Solar quando 14 manequins em fibra de vidro, simbolizando a vigília, recebem o visitante com leves e brancas vestes ornadas por flores e impressas com trechos do célebre poema do livro Viagem: 1º prêmio de poesia da Academia Brasileira de Letras.

Eu canto
Porque o instante existe
E minha vida
Está completa
Nâo sou alegre
Nem sou triste
Sou poeta

Chegando ao hall de entrada o visitante é recebido por Cecília Meireles, através de uma foto em tamanho natural (1.68m), que o aguarda para introduzi-lo ao Reino da Poesia.

No espaço entre os pilares e colunas das varandas do primeiro e do segundo pavimentos serão inseridos 16 painéis de tecidos finos e transparentes, serigrafados com poesias, dando a impressão de um grande casulo, ou seja, a alma do poeta.

Complementando a mostra, reproduções em preto e branco dos textos e fotos sobre papel, cartão opaline, fotos coloridas, alguns desenhos feitos por Cecilia.

Esta surpreendente mostra ficará em cartaz até o dia 16 de maio, exposta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 13h às 18h. Entrada Franca.

Cada palavra uma folha
No lugar certo.
Uma flor de vez em quando
No ramo certo.
Um pássaro parecia
Pousado e perto.
Mas não: que ia e vinha o verso
Pelo universo.

O REINO DA POESIA
Mostra comemorativa ao centenário de nascimento de Cecília Meireles.

Curadoria: Piedade Grinberg e Fernandinha Correia Dias

Assessoria de imprensa:
Eli Rocha / Liliane Schwob: 547 4953 e 91794763
e-mail: elirocha@openlink.com.br

Profª Piedade Epstein Grinberg (diretora do Solar) e a Designer e artista plástica Fernandinha Correa Dias (neta de Cecilia Meireles e organizadora da exposição)

CECÍLIA MEIRELES

Escritora, educadora, jornalista, conferencista, professora de Literatura, Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de novembro de 1901, onde viveu até 9 de novembro de 1964, quando veio a falecer. Autora de numerosos livros de poesia, ensaios, folclore, artigos, etc, entre os quais, Viagem, premiado pela Academia Brasileira de Letras. Dedicou-se a estudos de educação e folclore, foi membro de instituições culturais no Brasil e no exterior, como a UNESCO. Fundou e dirigiu durante 4 anos a primeira biblioteca infantil especializada no Brasil (no antigo Pavilhão Mourisco). Sua famosa obra foi traduzida para diversos idiomas, figurando em antologias francesas, inglesas, americanas, alemãs etc. Sua Elegia à Morte de Gandhi, além de traduzida em idiomas ocidentais, foi também vertida para idiomas da Índia.


Voltar