Brasão

> Vice Reitoria Acadêmica > Solar Grandjean de Montigny > Exposições 2000 >

Exposição
"A Fonte - Mostra Fotográfica"

Inauguração:
8 de junho de 2000
Período:
8 de junho à 30 de junho de 2000
Horário:
2a a 6a das 10 às 19h e aos sábados de 14 às 19h

Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Entrada Franca


A Fonte

Voltar



IgrejaO
Solar Grandjean de Montigny da PUC-RIO, apresenta,a partir de quinta-feira, dia 8 de junho, a mostra fotográfica A Fonte, organizada pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel e com o patrocínio do Consulado de Israel no Rio, PUC-RIO, Centro de História e Cultura Judaica, Instituto de Tecnologia ORT e Centro Cultural Brasil-Israel.

A Fonte é uma exposição itinerante que reúne 30 marcos de uma rota histórica e religiosa de grande significado para várias religiões. Enfoca principalmente os Lugares Santos em Israel - templos, igrejas, sinagogas, mesquitas. O Brasil foi o primeiro país a sediar a mostra que começou em Brasília e, chega ao Rio no próximo dia 8, onde permanece até o dia 30 de junho, seguindo logo depois para São Paulo. Da capital paulista, parte para toda a América Latina.



Origem de A Fonte

A Canaan (a Terra Prometida) cujo nome hoje é Israel, é o berço das religiões monoteístas, iniciado por Abrahão no ano 1800 a.C. Algumas centenas de anos após, Moisés, trazendo os Dez Mandamentos, conduziu os judeus à sua Terra Santa. Mais de um milênio depois, Jesus nascia na cidade de Belém, legando à humanidade, o Cristianismo. O Islã veio em seguida, quando o profeta Maomé, no século VII recebeu sua primeira profecia, sobre o Monte Hira, a noroeste de Meca.

Palestra sobre A Fonte

Em complemento à mostra fotográfica teremos dia 14 de junho, às 20h, também no Solar Grandjean de Montigny a mesa redonda "A Fonte: as origens comuns do judaísmo, cristianismo e o islamismo" com a participação dos estudiosos: padre Jesus Hortal, Reitor da PUC, rabino Sergio Margulies da Associação Religiosa Israelita e o professor Roberto Bártholo, da COPPE.

Entre os assuntos a serem discutidos, os pontos em comum entre as três religiões, ressaltando a visita do Papa João Paulo II a Israel e os pedidos de perdão da Igreja às vitimas do Holocausto e, no Brasil, os sofrimentos causados aos negros e aos índios.

A Diretora do Solar Profa. Piedade Epstein Grinberg PUC está disponível para entrevistas.

 

Jerusalém - Cidade Velha
Jerusalém. Vista da Cidade Velha com aCúpula da Rocha ao    centro, cintilando contra o fundo do Monte das Oliveiras.
Sinagoga em Mazkeret Bátia
A Sinagoga em Mazkeret Bátia. Este povoado, que o Barão de Rothschild ajudou a fundar em 1883, próximo à cidade bíblica Ekron, recebeu o nome da mãe do fundador.

Voltar