RESPUC – Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio

 

Parceiros Estratégicos:

logo

logo1

logo4

logo3

logo

logo5

logo rio

logo

logo9

logo

Ação Comunitária

Foto: crianças fazendo papel reciclado

 

Ajude a resolver os problemas dos mais necessitados;

Faça algo diferente;

Conheça outros lados da vida, através das pessoas que você ajuda;

Sinta-se feliz por participar da mudança social.


Voluntário

Considerando que as atividades desenvolvidas em empreendimentos sociais podem potencializar a reflexão e o senso crítico e a responsabilidade social, incorporando valores morais e princípios éticos e, portanto, proporcionar a formação de um profissional cidadão, a Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários (VRC) instituiu o Programa respuc Ação Comunitária , tendo como finalidade precípua o desenvolvimento pessoal, ético, cívico e social, por meio do serviço voluntário em prol da inclusão social.

O Programa recebe alunos, incluindo os estrangeiros de intercâmbio da PUC-Rio que, motivados em promover a inclusão social, projetam suas próprias ações, para colocar à disposição das comunidades suas competências e habilidades. Várias iniciativas individuais são concebidas por membros da Universidade, interessados em contribuir, voluntariamente, favorecendo segmentos da sociedade brasileira que necessitam de apoio em itens educacionais, de integração cultural, de assistência jurídica, de apoio psicossocial, entre outros.

A participação do aluno no Programa poderá ser considerada Atividade Complementar observados os critérios e limites estabelecidos pelos respectivos cursos.

Quando concluído, o aluno recebe Certificado de Participação, de acordo com as normas vigentes.


bulletPrograma respuc Ação Comunitária:

O trabalho social comunitário, importante ato de solidariedade no exercício da cidadania, é experiência fundamental para a formação cidadã, e esta para a formação integral do profissional.

Ele constitui uma oportunidade para universitários vivenciarem diferentes realidades, colocarem em prática o que aprendem nas salas de aula por meio de troca de saberes. A partir da interação com a comunidade, os alunos retornam à Universidade e refletem sobre sua própria construção como estudantes/cidadãos e como futuros profissionais comprometidos com a sociedade.

Atualmente experiência em trabalho comunitário conta pontos em processos seletivos para vagas de emprego; empresas estão cada vez mais convencidas que essa experiência é uma excelente ferramenta de gestão de recursos humanos e valorizam o profissional desde o início da sua carreira.

Por tudo isso a respuc convida-o a viver essa experiência social. Participe!

 

INSCRIÇÕES ABERTAS!
Os interessados deverão preencher o Formulário de Inscrição indicando a instituição de interesse,enviá-lo pelo e-mail respucrio@puc-rio.br ou  entrega-lo na respuc/VRC.


OPORTUNIDADES OFERECIDAS

 ASCM:

A Associação Saúde Criança Matriz fundada em 1991 que teve sua metodologia replicada por 23 instituições que atuam de maneira independente em todo o Brasil tem por missão promover, através dos Programas Profissão, Moradia, Aconchego Família, Mães e a Primeira Infância e Aconchego Adolescente, o bem-estar biopsicossocial de crianças e suas famílias que vivem abaixo da linha da pobreza, compreendendo saúde de forma integrada e como instrumento de inclusão social.

Conheça a Instituição:
http://www.saudecrianca.org.br/
www.facebook.com/SaudeCriancaBrasil/
https://twitter.com/saudecrianca

Oportunidades: Vagas Preenchidas


ASCZS:

A Associação Saúde Criança Zona Sul,é uma organização social que trabalha para reestruturar e promover o auto-sustento das famílias de crianças em risco social e com filhos internados no Hospital Municipal Miguel Couto e no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, oferecendo condições para a sustentabilidade destas famílias através de ações que garantam a redução da miséria e a melhoria na qualidade de vida.

 Conheça a Instituição:
 www.criançaresponder.org
https://www.facebook.com/SaudeCriancaZonaSul/timeline

Oportunidades:  
Brinquedoteca do Hospital Miguel Couto:  alunos de qualquer curso
Sede administrativa: alunos de comunicação social e administração.


MUF:

A ONG Museu de Favela integra moradores das comunidades Pavão/ Pavãozinho e do Cantagalo desenvolvendo projetos com o objetivo de transformar o morro em um Monumento Turístico Carioca da História de Formação de Favelas, das Origens Culturais do Samba, da Cultura do Migrante Nordestino, da Cultura Negra, de Artes Visuais e Dança.

Conheça a Instituição:
www.museudefavela.org
https://www.facebook.com/museudefavela/timeline

Oportunidades: Todos os cursos
 Acesse aqui para mais informações


PROJETO PARQUE VIVO:

O Projeto Parque Vivo é um projeto que trabalha com crianças, jovens e idosos no Parque da Cidade, uma pequena comunidade, relativamente desconhecida, mas bem desenvolvida, localizada na Gávea. Os Programas do Parque Vivo pretendem manter as crianças e jovens fora das ruas e manter os idosos ativos na comunidade. Além de capacitar os participantes para a sala de aula e para a vida, passa a mensagem do valor humano de cada participante.

Conheça a Instituição:
www.projetoparquevivo.com
https://www.facebook.com/projeto.parquevivo?fref=ts

Oportunidades: Todos os cursos


INSTITUTO REAÇÃO:

O Instituto Reação é uma organização não governamental que promove o  desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação,  fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento instrumento educacional e de transformação social,  formando faixas pretas dentro e fora do tatame. A proposta é utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social,  formando faixas pretas dentro e fora do tatame.

Conheça a Instituição:
http://www.institutoreacao.org.br/
https://www.facebook.com/InstitutoReacao?fref=ts

Oportunidades:

Monitoria em aulas de reforço de matemática, química, física e inglês.
Monitoria em oficinas pedagógicas :  de   2ª a 5ª de   08:00h as 10:00h .



SÃO MARTINHO:

A Associação São Martinho, com sede na Lapa, atua com projetos socioculturais atendendo crianças e jovens entre 06 e 18 anos de idade, em diversos níveis de vulnerabilidade social, incluindo os que estão em situação de rua, por meio da inclusão profissional, cultural, esportiva, do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e da vivência espiritual.
Conta atualmente com cinco eixos de trabalho: Abordagem, Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar (NAI), Atividades Pedagógicas Esportivas e Culturais (Educagente), Profissionalização e Desenvolvimento Institucional (D.I).

Conheça a Instituição:
http://www.saomartinho.org.br
https://www.facebook.com/associacaobeneficentesaomartinho/?fref=ts

Oportunidades: Todos os cursos
Auxiliar os educadores nas atividades esportivas (segunda/ manhã e tarde)         
Auxiliar na oficina de percussão (terça/tarde)
Contação de história (quarta/ tarde)
Auxiliar nas atividades de informática (quinta/tarde)
Rouparia (à combinar).


SER ALZIRA DE ALELUIA:

A ONG Ser Alzira de Aleluia tem por missão trabalhar junto à comunidade do Vidigal, promovendo uma consciência cidadã, privilegiando a formação profissional, educacional, desportiva e cultural, originando espaços de reflexão, autonomia, empoderamento e desenvolvimento local. Seu lema é SER: Servir, Educar, Recomeçar. Educar para transformar!

Conheça a Instituição:
https://www.facebook.com/pages/Ser-Alzira-de-Aleluia/362313080564512
https://www.facebook.com/seralziradealeluia?fref=ts

Oportunidades: Todos os cursos
Auxiliar os educadores nas atividades esportivas (segunda/ manhã e tarde)         
Auxiliar na oficina de percussão (terça/tarde)
Contação de história (quarta/ tarde)
Auxiliar nas atividades de informática (quinta/tarde)
Rouparia (à combinar).


TJERJ

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro tem por Missão resolver os conflitos de interesses em tempo adequado à sua natureza, visando à pacificação social e efetividade de suas decisões.

 Oportunidades: Alunos dos cursos de Direito, Psicologia, Serviço Social e Administração.

 Conheça o Tribunal:
 http://www.tjrj.jus.br

Oportunidades:
Vara Empresarial da Comarca da Capital: direito e administração
Varas Diversas: alunos de psicologia e serviço Social


TODOS NA LUTA:

O Instituto Todos na Luta atua em dois seguimentos, a)- educação através do esporte (boxe) visando à inserção do jovem na prática esportiva e a contribuir para o seu desenvolvimento integral através de atividades lúdico-pedagógicas; e b)- equipe de Alto Rendimento onde é oferecida aos alunos uma preparação adequada para a prática do boxe olímpico de competição, busca promover a inclusão social de crianças e adolescentes da comunidade do Vidigal através da educação, esporte e cultura.

 Conheça a Instituição:

 http://www.todosnaluta.org.br/pagina-principal 
https://www.facebook.com/todosnaluta?fref=tsbullet

Oportunidades: acesse aqui para mais informações


UNICIRCO:

Universidade Livre do Circo desenvolve a mais de 25 anos programas e ações artísticas, culturais, sociais e pedagógicas na área de circo, compreendendo a capacitação, a produção e pesquisa, com ramificações nas demais artes cênicas e áreas afins, promovendo ainda a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco, realizando eventos gratuitos para grande público, pelos direitos humanos e pela afirmação da cidadania das pessoas com deficiência.

Conheça a Instituição: 
 http://www.unicirco.org.br/contato.php#.V8SITFsrIdU  e https://www.facebook.com/unicirco/

Oportunidades: Todos os cursos

 

bullet Acesse e conheça:

Normas do Programa respuc Ação Comunitária

Manual do Aluno

Formulário de Acompanhamento de Atividade Comunitaria

Voltar

Vice-Reitoria paraAssuntos Comunitários

Inscreva seu Projeto! PUC-Rio – página inicial