Cerimônias de Formatura
Formaturas 2023.1
A Vice-Reitoria Comunitária | Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial (CEIC) é responsável pela organização das Cerimônias de Formatura da Universidade (turmas da Graduação).
Os formandos precisam ficar atentos à diferença entre Cerimônia de Formatura e Assinatura da Ata de Colação de Grau.
» Cerimônia de Formatura (Responsabilidade da CEIC):
É a Cerimônia na qual acontece a outorga do grau, por um representante da Reitoria da Universidade, logo após ser proferido o juramento por um representante do corpo discente.
Somente os alunos matriculados em todas as disciplinas do "falta cursar” poderão se inscrever para participar da Cerimônia.
» Assinatura da Ata de Colação de Grau (Responsabilidade da DAR):
A ATA de Colação de Grau é o registro oficial da Formatura do aluno. Ou seja, é a assinatura da Ata que indica se o aluno está formado e quando isso ocorreu. A partir da Assinatura da ATA, a produção do diploma se inicia e o registro profissional pode ser feito. Por exemplo, a DAR pode informar ao CREA e ao CAU a lista dos alunos formados do período, que permitirá o registro.
O processo de Assinatura da ATA de Colação de Grau começa quando o aluno é aprovado em todos os seus créditos curriculares (não podendo estar com grau IN em qualquer disciplina), teve aprovadas todas as suas Atividades Complementares, não tem pendências documentais (tendo entregue todos os documentos, inclusive o Certificado de Quitação Eleitoral - obtido pela Internet - e que só é exigido aos alunos formandos no período após as eventuais eleições) e, finalmente, esteja quite com o ENADE. Após o aluno ter atendido a todas as exigências, ele é habilitado à formatura automaticamente e a sua condição acadêmica muda de MT (de matriculado) para HF (de habilitado à formatura). Alunos que estejam com qualquer pendência não podem ser habilitados à formatura.
No passado, as ATAS eram coletivas e os alunos deveriam se dirigir aos Decanatos ou Departamentos. Por conta da pandemia, a Universidade alterou os processos e hoje a ATA é individual, isto é, cada aluno preenche a sua. Todo o processo é feito automaticamente, nas datas marcadas e divulgadas no Calendário Escolar, através do link dos requerimentos acadêmicos do PUC Online: o aluno habilitado à formatura, que tenha se formado no período recém terminado, é avisado da necessidade de acessar os Requerimentos Acadêmicos, para preencher os dados pessoais que produzirão automaticamente a SUA ATA.
Após o preenchimento dos dados solicitados, eles são encaminhados à DAR que inicia o cadastramento da ATA de Colação de Grau e começa a impressão do diploma. Alguns poucos dias após a data da Assinatura da ATA, o aluno poderá solicitar seu Certificado de Conclusão do Curso.
1. Inscrições
As inscrições para as Cerimônias de Formatura de 2023.1 acontecerão até 14/04/2023, através do preenchimento do formulário disponível no SAU Online.
ATENÇÃO:
- - Somente os alunos matriculados em todas as disciplinas do "falta cursar” poderão se inscrever;
- - Casos excepcionais devem ser enviados através do protocolo eletrônico;
- - A participação na Cerimônia de Formatura é gratuita, opcional e pode ser cancelada a qualquer momento, caso o aluno não tenha mais o interesse em participar;
- - Os alunos formados em Ciências Econômicas 2022.2 e de Ciências Sociais 2022.2, que já estão inscritos desde o semestre passado, não precisarão fazer o processo de inscrição novamente, devendo atentar apenas para as demais etapas de produção das Cerimônias de Formatura;
- - A Cerimônia de Formatura dos formandos de Serviço Social 2023.1 será realizada juntamente com os formandos do semestre 2023.2, ao término do mesmo. Entretanto, para participar, os formandos de 2023.1 precisam preencher o formulário de inscrição, disponível no SAU, até o dia 14/04/2023. As fotos de turma dos alunos destes cursos, bem como a execução dos demais procedimentos para participação nas solenidades, acontecerão em 2023.2, quando a Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial entrará em contato com aqueles que se inscreveram em 2023.1.
Fiquem atentos aos nossos comunicados, que serão enviados por e-mail (endereços cadastrados no formulário de inscrição), e postados no Facebook (CEIC PUC-Rio), no Instagram (@ceicpucrio) e no PUC Urgente (veiculado por e-mail).
2. Fotos de turma
A foto de turma, para a confecção do convite oficial das Formaturas da PUC-Rio, será produzida nos Pilotis do Edifício Kennedy, nas datas e nos horários mencionados abaixo:
Dia 20/05/2023 (sábado)
9h - Administração (diurno e noturno) e Tecnólogo em Gestão Financeira
10h – Ciências Econômicas (2022.2 e 2023.1) e Ciências Sociais (2022.2 e 2023.1)
11h - Direito (diurno e noturno)
Dia 21/05/2023 (domingo)
9h - Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Filosofia e Pedagogia
10h – Letras, Psicologia e Teologia
11h – Design
Dia 27/05/2023 (sábado)
9h - Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Química
10h - Engenharia de Produção, Física e Matemática
11h - Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais e Nanotecnologia, Engenharia Mecânica, Engenharia de Petróleo e Engenharia Química
Dia 28/05/2023 (domingo)
9h – Geografia, História e Relações Internacionais
10h – Comunicação Social (Cinema, Jornalismo e Publicidade)
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES para o dia da foto de turma:
Traje
- É recomendado o uso de camisa social ou com decote em “V” preta, calça preta e sapato preto (a cor preta visa não destoar da beca que os alunos usarão para a fotografia);
- Não será permitido o uso de pinturas na face, adereços em qualquer espécie e/ou qualquer tipo de manifestação política, de gênero ou de religião acompanhando os formandos vestidos de beca.
Horário de chegada
- A empresa Gabarito e Forma começará a preparação para a foto no horário marcado.
Foto montagem
- Não haverá outra data para a produção de fotografia individual para a confecção de montagem. Caso o formando se atrase ou falte na data agendada para a fotografia de turma do seu curso, o mesmo não terá sua foto junto à turma.
ATENÇÃO: Não é permitida a presença de fotógrafos profissionais que não aqueles já oferecidos pela PUC-Rio.
3. Votação
Em breve.
Acompanhe as mídias sociais da Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial da PUC-Rio (CEIC) e fique por dentro de todas as divulgações sobre as formaturas.
(Instagram: @ceicpucrio / Facebook: CEIC PUC-Rio)
4. Missas e Cerimônias
Missas de Formatura
As Missas de Formatura da PUC-Rio serão realizadas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no campus da PUC-Rio. As datas e os horários serão divulgados em breve pela PUC-Rio.
Cerimônias de Formatura
O local, a data e o horário da Cerimônia de cada curso serão divulgados em breve pela PUC-Rio.
5. Convite e Ingressos
A Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial enviará o link para acesso ao convite digital para o e-mail cadastrado pelos formandos. Esse envio está previsto para acontecer aproximadamente um mês antes das datas agendadas para as Cerimônias. A divulgação do link para acesso ao convite digital também será feita nas mídias sociais da CEIC.
6. Orientações
Em breve.
Acompanhe as mídias sociais da Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial da PUC-Rio (CEIC) e fique por dentro de todas as divulgações sobre as formaturas.
(Instagram: @ceicpucrio / Facebook: CEIC PUC-Rio)
Para entrar em contato com a CEIC e obter mais informações, clique aqui.