Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio
banner ceic

Cerimônias de Formatura



Formaturas 2022.2

A Vice-Reitoria Comunitária | Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial (CEIC) é responsável pela organização das Cerimônias de Formatura da Universidade (turmas da Graduação).

Os formandos precisam ficar atentos à diferença entre Cerimônia de Formatura e Assinatura da Ata de Colação de Grau.

» Cerimônia de Formatura (Responsabilidade da CEIC):

É a Cerimônia na qual acontece a outorga do grau, por um representante da Reitoria da Universidade, logo após ser proferido o juramento por um representante do corpo discente.

Somente os alunos matriculados em todas as disciplinas do "falta cursar” poderão se inscrever para participar da Cerimônia.

» Assinatura da Ata de Colação de Grau (Responsabilidade da DAR):

A ATA de Colação de Grau é o registro oficial da Formatura do aluno. Ou seja, é a assinatura da Ata que indica se o aluno está formado e quando isso ocorreu.  A partir da Assinatura da ATA, a produção do diploma se inicia e o registro profissional pode ser feito.  Por exemplo, a DAR pode informar ao CREA e ao CAU a lista dos alunos formados do período, que permitirá o registro.

O processo de Assinatura da ATA de Colação de Grau começa quando o aluno é aprovado em todos os seus créditos curriculares (não podendo estar com grau IN em qualquer disciplina), teve aprovadas todas as suas Atividades Complementares, não tem pendências documentais (tendo entregue todos os documentos, inclusive o Certificado de Quitação Eleitoral - obtido pela Internet - e que só é exigido aos alunos formandos no período após as eventuais eleições - caso de 2020) e, finalmente, esteja quite com o ENADE. Após o aluno ter atendido a todas as exigências, ele é habilitado à formatura automaticamente e a sua condição acadêmica muda de MT (de matriculado) para HF (de habilitado à formatura). Alunos que estejam com qualquer pendência não podem ser habilitados à formatura.

No passado, as ATAS eram coletivas e os alunos deveriam se dirigir aos Decanatos ou Departamentos. Por conta da pandemia, a Universidade alterou os processos e hoje a ATA é individual, isto é, cada aluno preenche a sua. Todo o processo é feito automaticamente, nas datas marcadas e divulgadas no Calendário Escolar, através do link dos requerimentos acadêmicos do PUC Online: o aluno habilitado à formatura, que tenha se formado no período recém terminado, é avisado da necessidade de acessar os Requerimentos Acadêmicos, para preencher os dados pessoais que produzirão automaticamente a SUA ATA.   

Após o preenchimento dos dados solicitados, eles são encaminhados à DAR que inicia o cadastramento da ATA de Colação de Grau e começa a impressão do diploma. Alguns poucos dias após a data da Assinatura da ATA, o aluno poderá solicitar seu Certificado de Conclusão do Curso.


Em breve.
Acompanhe as mídias sociais da Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial da PUC-Rio (CEIC) e fique por dentro de todas as divulgações sobre as formaturas.

(Instagram: @ceicpucrio / Facebook: CEIC PUC-Rio)

Outras orientações podem ser obtidas através dos e-mails 
ceic@puc-rio.br
| atendimentoceic@puc-rio.br.