PUC-Rio - Página inicial
> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Vice-Reitoria Comunitária > Eventos Institucionais e Cerimonial
Eventos Institucionais e Cerimonial

Cerimônias de Formatura

Formaturas 2018.1

Vice-Reitoria Comunitária/Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial é responsável pela organização das Cerimônias de Formatura da Universidade (turmas da Graduação).
Os formandos precisam ficar atentos à diferença entre Cerimônia de Formatura e Assinatura da Ata de Colação de Grau.

» Cerimônia de Formatura (Responsabilidade da CEIC):

É a cerimônia na qual acontece a outorga do grau. Os formandos vestem beca e comparecem para o juramento. Estarão presentes os representantes da Reitoria da Universidade, a Direção dos Departamentos das turmas formandas e os professores homenageados pelos alunos. As famílias poderão ser convidadas. Somente os alunos matriculados em todas as disciplinas do "falta cursar” poderão se inscrever para participar da Cerimônia.

» Assinatura da Ata de Colação de Grau (Responsabilidade da DAR):

A Ata de Colação de Grau é o registro oficial de formatura do aluno. Ou seja, é a assinatura da Ata o que permite a produção do diploma, o registro profissional, etc.

A assinatura da Ata acontece nos Departamentos (ou em outros locais indicados pelas Coordenações de Graduação) e é bastante simples: os formandos a assinam, sendo liberados em seguida. É importante levar documentação pessoal. Não há tempo para fazer fotografias. Não vale a pena levar familiares, amigos, etc. Apenas alunos que tenham completado TODAS as exigências acadêmicas (incluindo as atividades complementares), que estejam quites com o ENADE e que tenham entregue toda a documentação exigida pela PUC-Rio (inclusive o Certificado de Quitação Eleitoral - obtido pela Internet) serão habilitados à Formatura e só estes poderão assinar a Ata de Colação de Grau. Alunos com qualquer tipo de exigência não serão habilitados à Formatura e não poderão assinar a Ata de Colação de Grau. Procuradores poderão ser nomeados, de acordo com as leis em vigor.

Datas e agendamento da assinatura da Ata: Ao final de cada período, uma data é marcada para a assinatura da Ata de Colação de Grau, que é feita na secretaria do curso do aluno (ou em outro lugar previamente designado pela Coordenação do curso). Outras datas, chamadas de alternativas, devem ser agendadas pelo site www.ccpa.puc-rio.br/sap, e ocorrerão sempre na D.A.R. As Atas das assinaturas alternativas são preparadas dois dias antes da data prevista para a efetiva assinatura. Após o fechamento da Ata, alunos retardatários deverão ser inscritos na data alternativa seguinte. As datas limites dos agendamentos e das assinaturas de ATAS são divulgadas no calendário escolar.

  • Data da assinatura da Ata (nos Departamentos ou Decanatos): 27/07/2018. *exceto Comunicação Social.
  • Data da assinatura da Ata no Departamento de Comunicação Social: 30/07/2018.
Inscrições Envio de fotos
e música
Fotos de
turma
Cerimônias
e Missas
Entrega de
convites
Orientações

Voltar



1. Inscrições

De 12/03/2018 a 23/03/2018!

ATENÇÃO!

  • Neste prazo, os formandos interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no SAU Online;
  • Ao efetuar a inscrição pelo SAU Online, o aluno deverá imprimir o formulário para que, caso necessário, possa comprovar os dados preenchidos junto à Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial;
  • A participação na Cerimônia de Formatura é gratuita e opcional;
  • Somente os alunos matriculados em todas as disciplinas do "Falta Cursar” poderão se inscrever para a solenidade;
  • A participação na Cerimônia de Formatura pode ser cancelada a qualquer momento, caso o aluno não tenha mais o interesse em participar;
  • Os cursos que tiverem comissão de formatura devem cadastrá-la junto à Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial até o dia 16/03/2018, através do e-mail cerimonial@puc-rio.br;
  • Os formandos de Ciências Econômicas 2017.2 e de Ciências Sociais 2017.2, que já estão inscritos desde o semestre passado, não precisarão fazer o processo de inscrição novamente, devendo atentar apenas para as demais etapas de produção das Cerimônias de Formatura (etapas 2 a 6);


Voltar



2. Envio de fotos e música

De 12/03/2018 até às 23h59 do dia 22/04/2018

ATENÇÃO!

Cada formando poderá enviar duas fotos e uma música, para que este material seja exibido durante sua chamada nominal na Cerimônia.


Instruções para o envio de fotos e de música:

  • O formando poderá enviar uma foto de quando era criança e uma foto atual para o e-mail correspondente ao seu curso (vide lista a seguir);
  • No assunto do e-mail, deve-se colocar o nome completo do formando (apenas isso);
  • No corpo do e-mail, deve-se escrever o curso e a habilitação;
  • As fotos devem ser enviadas no formato RETRATO (vertical). Caso envie no formato PAISAGEM (horizontal), serão cortadas as laterais para um melhor encaixe na tela.
  • As fotos devem ser identificadas com o nome completo do formando, colocando o número 1 no final, para foto de criança, e o número 2, para a foto atual.
    Exemplo:
    JOÃO MARIA DA SILVA PEREIRA 1 (para foto de criança) 
    JOÃO MARIA DA SILVA PEREIRA 2 (para foto atual)
  • No mesmo e-mail que o formando anexar as fotos ele deverá também enviar os dados da sua música. No corpo do e-mail, deve-se ACRESCENTAR, ALÉM DO CURSO E DA HABILITAÇÃO, OS DADOS DA MÚSICA(nome da música | nome do cantor | versão l trecho = tempo em que a música deve iniciar);
  • No dia da Cerimônia de Formatura, a música tocará em torno de 30 segundos.
  • O aluno também pode enviar o link da música do Youtube ou o arquivo em MP3 inteiro ou editado;
  • Caso considere necessário, o aluno poderá escrever, no corpo do e-mail, o trecho da letra da música, correspondente aos 30 segundos que tocarão durante a Cerimônia.


Cursos e respectivos e-mails para envio de fotos e de música:

Administração: pucadm@formaideal.com.br
Arquitetura e Urbanismo: pucarquitetura@formaideal.com.br
Artes Cênicas: pucartescenicas@formaideal.com.br
Ciência da Computação: puccienciacomputacao@formaideal.com.br
Ciências Biológicas: pucbiologia@formaideal.com.br
Ciências Econômicas: puceconomia@formaideal.com.br
Ciências Sociais: puccienciassociais@formaideal.com.br
Comunicação Social: puccomunicacao@formaideal.com.br
Design: pucdesign@formaideal.com.br
Direito: pucdireito@formaideal.com.br
Engenharia: pucengenharia@formaideal.com.br
Filosofia: pucfilosofia@formaideal.com.br
Física: pucfisica@formaideal.com.br
Geografia: pucgeografia@formaideal.com.br
História: puchistoria@formaideal.com.br
Letras:  pucletras@formaideal.com.br
Matemática: pucmatematica@formaideal.com.br
Pedagogia: pucpedagogia@formaideal.com.br
Psicologia: pucpsicologia@formaideal.com.br
Química: pucquimica@formaideal.com.br
Relações Internacionais: pucri@formaideal.com.br
Serviço Social: pucservicosocial@formaideal.com.br
Sistemas de Informação: pucinformatica@formaideal.com.br
Teologia: pucteologia@formaideal.com.br


Observações importantes para o envio de fotos e música:

  • Não será aberto um novo prazo;
  • Não serão aceitos arquivos fora do prazo! Ou seja, a empresa FormaIdeal não aceitará arquivos enviados a partir de 00h (meia-noite) do dia 23/04/2018;
  • Não será permitido substituir um arquivo já enviado! Por isso, antes de enviar o e-mail, confira se todos os arquivos necessários foram corretamente anexados;
  • Não esqueça de preencher, no assunto do e-mail, o NOME COMPLETO;
  • Não esqueça de colocar, no corpo do e-mail, o curso, a habilitação e os dados da música (nome da música | nome do cantor | versão l trecho = tempo em que a música deve iniciar);
  • Caso tenha dúvidas sobre o envio das fotos e da música, o aluno deverá entrar em contato com a Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial (cerimonial@puc-rio.brdentro do prazo.
  • O envio de fotos e de música não é obrigatório. Esse material aparecerá durante a chamada nominal do formando e, caso o mesmo não seja enviado, haverá uma imagem e uma música padrão para o referido momento.
  • A empresa FormaIdeal tem até 15 dias úteis após o encerramento do prazo para confirmar o recebimento dos arquivos de cada formando, ou seja, até dia 15/05/2018. Caso a empresa não entre em contato, o formando deve enviar um e-mail para cerimonial@puc-rio.br e informar que ainda não obteve retorno.


Voltar



3. Fotos de turma

A foto de turma, para a confecção do convite oficial de formaturas da PUC-Rio, será produzida no Pilotis do Edifício Kennedy, nas datas e nos horários mencionados abaixo:

Dia 07/04/2018 (sábado)
8h – 
Administração, Ciências Biológicas, Relações Internacionais e Serviço Social
11h –
Ciências Econômicas (2017.2 e 2018.1), Geografia e História

Dia 08/04/2018 (domingo)
8h –
Comunicação Social
11h –
Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Sistema de Informação e Teologia

Dia 14/04/2018 (sábado)
10h –
Engenharias, Física e Matemática
14h –
Ciência da Computação, Direito e Química

Dia 15/04/2018 (domingo)
8h –
Filosofia, Letras, Pedagogia e Psicologia
11h –
Ciências Sociais (2017.2 e 2018.1) e Design


Observações para o dia da foto de turma:

  • Votação para homenageados e participantes do cerimonial: A votação, pelos alunos formandos, para eleger patrono, paraninfo, professor e/ou funcionário homenageado, orador, juramentista e o aluno que receberá a imposição de grau, será realizada no dia da foto de turma do respectivo curso;
  • Traje: É recomendado o uso de camisa social ou com decote em “V” preta, calça preta e sapato preto para a fotografia (a cor preta visa não destoar da beca que os alunos usarão para a fotografia);
  • Horário de chegada: A empresa FormaIdeal  começará a preparação para a foto no horário marcado;
  • Foto montagem: Não haverá outra data para a produção de fotografia individual para a confecção de montagem. Caso o formando se atrase ou falte na data agendada para a fotografia de turma do seu curso, o mesmo não terá sua foto junto à turma no convite oficial de formatura.


Voltar



4. Cerimônias e Missas

Missas de Formatura

As Missas de Formatura da PUC-Rio serão realizadas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no campus da PUC-Rio, às 19h, nas seguintes datas:

Dia 18/07/2018 (quarta-feira):
Turmas do Centro Técnico Científico (CTC) e do Centro de Teologias e Ciências Humanas (CTCH).

Dia 19/07/2018 (quinta-feira):
Turmas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Centro de Ciências Sociais (CCS).

*Verifique qual é o Centro que seu curso faz parte: http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/index.html#centros.


Cerimônias de Formatura

As Cerimônias de Formatura de 2018.1 da PUC-Rio serão realizadas no Windsor Barra Hotel, à Avenida Lúcio Costa, 2630, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, no período de 25 a 29/07/2018.

As datas e os horários específicos de cada curso serão divulgados em breve.


Voltar



5. Entrega de convites

  • Cada aluno receberá, gratuitamente, dois convites.
  • A entrega deste material está prevista para aproximadamente um mês antes das datas das Cerimônias de Formatura, na Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial (Edifício Cardeal Leme – Vice-Reitoria Comunitária).
  • Caso haja algum imprevisto nos dias marcados para a produção das fotos de turma, a entrega dos convites será adiada.
  • Os convites não limitam a entrada de convidados na Cerimônia. Entretanto, é aconselhável que cada formando leve, no máximo, 10 convidados.
  • Os alunos que desejarem adquirir mais convites, para oferecer como lembrança a parentes e amigos, poderão comprá-los na Livraria Carga Nobre. O valor e o período de venda destes convites serão posteriormente definidos e divulgados pela PUC-Rio.


Voltar



6. Orientações

Missas de formatura

  • Haverá uma empresa responsável por fotografar as missas e os alunos poderão contratar pacotes diretamente com essa empresa.
  • Familiares poderão fotografar a missa, desde que permaneçam em seus lugares, para não atrapalhar a organização.
  • Não será autorizada a contratação de serviços profissionais de fotografia que não os já oferecidos.


Cerimônias de Formatura

  • Para participar das Cerimônias de Formatura, os formandos inscritos deverão, obrigatoriamente, vestir a beca oferecida pela Universidade, a qual contará com uma faixa na cor referente ao Decanato de cada curso. Não será permitido o uso de pinturas na face, adereços em qualquer espécie e/ou qualquer tipo de manifestação política, de gênero ou de religião acompanhando os formandos vestidos de beca e, portanto, participantes da Cerimônias.
  • Haverá uma empresa responsável por fotografar as Cerimônias e os alunos poderão contratar pacotes diretamente com essa empresa.
  • Familiares poderão fotografar o evento, desde que permaneçam em seus lugares na plateia, para não atrapalhar a organização da solenidade.
  • Não será autorizada a contratação de serviços profissionais de fotografia que não os já oferecidos.
  • O Centro Audiovisual da PUC-Rio fará a filmagem da Cerimônia e disponibilizará o vídeo para acesso no site da PUC-Rio. O link será divulgado quando os vídeos forem publicados.
  • Não será autorizada a contratação de serviços profissionais de filmagem que não os já oferecidos. 


Voltar

Outras orientações podem ser obtidas através do e-mail cerimonial@puc-rio.br.