PUC-Rio - Página inicial
> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Vice-Reitoria Comunitária > Eventos Institucionais e Cerimonial
Eventos Institucionais e Cerimonial

Cerimônias de Formatura

Formaturas 2019.1

Vice-Reitoria Comunitária/Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial  é responsável pela organização das Cerimônias de Formatura da Universidade (turmas da Graduação).
Os formandos precisam ficar atentos à diferença entre Cerimônia de Formatura e Assinatura da Ata de Colação de Grau.

» Cerimônia de Formatura (Responsabilidade da CEIC):

É a cerimônia na qual acontece a outorga do grau. Os formandos vestem beca e comparecem para o juramento. Estarão presentes os representantes da Reitoria da Universidade, a Direção dos Departamentos das turmas formandas e os professores homenageados pelos alunos. As famílias poderão ser convidadas. Somente os alunos matriculados em todas as disciplinas do "falta cursar” poderão se inscrever para participar da Cerimônia.

» Assinatura da Ata de Colação de Grau (Responsabilidade da DAR):

A Ata de Colação de Grau é o registro oficial de formatura do aluno. Ou seja, é a assinatura da Ata o que permite a produção do diploma, o registro profissional, etc.

A assinatura da Ata acontece nos Departamentos (ou em outros locais indicados pelas Coordenações de Graduação) e é bastante simples: os formandos a assinam, sendo liberados em seguida. É importante levar documentação pessoal. Não há tempo para fazer fotografias. Não vale a pena levar familiares, amigos, etc. Apenas alunos que tenham completado TODAS as exigências acadêmicas (incluindo as atividades complementares), que estejam quites com o ENADE e que tenham entregue toda a documentação exigida pela PUC-Rio (inclusive o Certificado de Quitação Eleitoral - obtido pela Internet) serão habilitados à Formatura e só estes poderão assinar a Ata de Colação de Grau. Alunos com qualquer tipo de exigência não serão habilitados à Formatura e não poderão assinar a Ata de Colação de Grau. Procuradores poderão ser nomeados, de acordo com as leis em vigor.

Datas e agendamento da assinatura da Ata: Ao final de cada período, uma data é marcada para a assinatura da Ata de Colação de Grau, que é feita na secretaria do curso do aluno (ou em outro lugar previamente designado pela Coordenação do curso). Outras datas, chamadas de alternativas, devem ser agendadas pelo site www.ccpa.puc-rio.br/sap, e ocorrerão sempre na D.A.R. As Atas das assinaturas alternativas são preparadas dois dias antes da data prevista para a efetiva assinatura. Após o fechamento da Ata, alunos retardatários deverão ser inscritos na data alternativa seguinte. As datas limites dos agendamentos e das assinaturas de ATAS são divulgadas no calendário escolar.

Inscrições Envio de fotos
e música
Fotos de
turma
Cerimônias
e Missas
Entrega de
convites
Orientações

Voltar



1. Inscrições

De 18/03/2019 a 29/03/2019!
ATENÇÃO!

- Neste prazo, os formandos interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no SAU Online;

- Ao efetuar a inscrição pelo SAU Online, o aluno deverá imprimir o formulário para que, caso necessário, possa comprovar os dados preenchidos junto à Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial;

- A participação na Cerimônia de Formatura é gratuita e opcional;

- Somente os alunos matriculados em todas as disciplinas do "Falta Cursar” poderão se inscrever para a solenidade;

- A participação na Cerimônia de Formatura pode ser cancelada a qualquer momento, caso o aluno não tenha mais o interesse em participar;

Os cursos que tiverem comissão de formatura devem cadastrá-la junto à Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial até o dia 22/03/2019, através do e-mail cerimonial@puc-rio.br;

- Os formandos de Ciências Econômicas 2018.2 e de Ciências Sociais 2018.2, que já estão inscritos desde o semestre passado, não precisarão fazer o processo de inscrição novamente, devendo atentar apenas para as demais etapas de produção das Cerimônias de Formatura (etapas 2 a 6);

- A Cerimônia de Formatura dos formandos de Serviço Social 2019.1 será realizada juntamente com os formandos do semestre 2019.2, ao término do mesmo. Entretanto, para participar, os formandos de 2019.1 precisam preencher o formulário de inscrição, disponível no SAU, até o dia 29/03/2019. As fotos de turma dos alunos destes cursos, bem como a execução dos demais procedimentos para participação nas solenidades (etapas 2 a 6) acontecerão em 2019.2, quando a Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial  entrará em contato com aqueles que se inscreveram em 2019.1.


Voltar



2. Envio de fotos e música

De 18/03/2019 até às 23h59 do dia 28/04/2019!

ATENÇÃO!

Cada formando poderá enviar duas fotos e uma música, para que este material seja exibido durante sua chamada nominal na Cerimônia.

 

Instruções para o envio de fotos e de música:

- O formando poderá enviar uma foto de quando era criança e uma foto atual para o e-mail correspondente ao seu curso (vide lista a seguir);

- No assunto do e-mail, deve-se colocar o nome completo do formando (apenas isso);

- No corpo do e-mail, deve-se escrever o curso e a habilitação;

- As fotos devem ser enviadas no formato RETRATO (vertical). Caso envie no formato PAISAGEM (horizontal), serão cortadas as laterais para um melhor encaixe na tela.

- As fotos devem ser identificadas com o nome completo do formando, colocando o número 1 no final, para foto de criança, e o número 2, para a foto atual.

Exemplo:
JOÃO MARIA DA SILVA PEREIRA 1 (para foto de criança) 
JOÃO MARIA DA SILVA PEREIRA 2 (para foto atual)

No mesmo e-mail que o formando anexar as fotos, ele deverá também enviar os dados da sua música. No corpo do e-mail, deve-se ACRESCENTAR, ALÉM DO CURSO E DA HABILITAÇÃO, OS DADOS DA MÚSICA (nome da música | nome do cantor | versão l trecho = tempo em que a música deve iniciar);

- No dia da Cerimônia de Formatura, a música tocará, no máximo, 30 segundos.

- O aluno também pode enviar o link da música do Youtube ou o arquivo em MP3 inteiro ou editado;

- Caso considere necessário, o aluno poderá escrever, no corpo do e-mail, o trecho da letra da música, correspondente ao tempo máximo de 30 segundos que tocará durante a Cerimônia.

 

Cursos e respectivos e-mails para envio de fotos e de música:

Administração: pucadm@gabaritoeforma.com.br

Arquitetura e Urbanismo: pucarquitetura@gabaritoeforma.com.br

Artes Cênicas: pucartescenicas@gabaritoeforma.com.br

Ciência da Computação: puccienciacomputacao@gabaritoeforma.com.br

Ciências Biológicas: pucbiologia@gabaritoeforma.com.br

Ciências Econômicas: puceconomia@gabaritoeforma.com.br

Ciências Sociais: puccienciassociais@gabaritoeforma.com.br

Comunicação Social: puccomunicacao@gabaritoeforma.com.br

Design: pucdesign@gabaritoeforma.com.br

Direito: pucdireito@gabaritoeforma.com.br

Engenharia: pucengenharia@gabaritoeforma.com.br

Filosofia: pucfilosofia@gabaritoeforma.com.br

Física: pucfisica@gabaritoeforma.com.br

Geografia: pucgeografia@gabaritoeforma.com.br

História: puchistoria@gabaritoeforma.com.br

Letras:  pucletras@gabaritoeforma.com.br

Matemática: pucmatematica@gabaritoeforma.com.br

Pedagogia: pucpedagogia@gabaritoeforma.com.br

Psicologiapucpsicologia@gabaritoeforma.com.br

Química: pucquimica@gabaritoeforma.com.br

Relações Internacionais: pucri@gabaritoeforma.com.br

Serviço Social: pucservicosocial@gabaritoeforma.com.br

Sistemas de Informação: pucinformatica@gabaritoeforma.com.br

Teologia: pucteologia@gabaritoeforma.com.br

 

Observações importantes para o envio de fotos e música:

- Não será aberto um novo prazo;

- Não serão aceitos arquivos fora do prazo! Ou seja, a empresa Gabarito e Forma não aceitará arquivos enviados a partir de 00h (meia-noite) do dia 29/04/2019;

- Não será permitido substituir um arquivo já enviado! Por isso, antes de enviar o e-mail, confira se todos os arquivos necessários foram corretamente anexados;

- Não esqueça de preencher, no assunto do e-mail, o NOME COMPLETO;

- Não esqueça de colocar, no corpo do e-mail, o curso, a habilitação e os dados da música (nome da música | nome do cantor | versão l trecho = tempo em que a música deve iniciar);

- Caso tenha dúvidas sobre o envio das fotos e da música, o aluno deverá entrar em contato com a Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial (cerimonial@puc-rio.brdentro do prazo;

- O envio de fotos e de música não é obrigatório. Esse material aparecerá durante a chamada nominal do formando e, caso o mesmo não seja enviado, haverá uma imagem e uma música padrão para o referido momento;

- A empresa Gabarito e Forma tem até 15 dias úteis após o encerramento do prazo para confirmar o recebimento dos arquivos de cada formando, ou seja, até dia 20/05/2019. Caso a empresa não entre em contato, o formando deve enviar um e-mail para cerimonial@puc-rio.br e informar que ainda não obteve retorno. 

 

 
Voltar



3. Fotos de turma

A foto de turma, para a confecção do convite oficial de formaturas da PUC-Rio, será produzida nos Pilotis do Edifício Kennedy, nas datas e nos horários mencionados abaixo:

Dia 06/04/2019 (sábado)
9h –
Administração e Relações Internacionais
11h30 –
Design, Teologia e Química

Dia 07/04/2019 (domingo)
9h –
Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Física e Matemática
11h30 –
Comunicação Social

Dia 13/04/2019 (sábado)
8h –
Direito
9h –
Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Geografia e História
11h30 –
Ciência da Computação, Engenharias e Sistemas de Informação

Dia 14/04/2019 (domingo)
9h –
Ciências Sociais, Filosofia, Letras, Pedagogia e Psicologia

 

Observações para o dia da foto de turma:

Votação para homenageados e participantes do cerimonial: A votação, pelos alunos formandos, para eleger patrono, paraninfo, professor e/ou funcionário homenageado, orador, juramentista e o aluno que receberá a imposição de grau, será realizada no dia da foto de turma do respectivo curso.

Traje: 

- É recomendado o uso de camisa social ou com decote em “V” preta, calça preta e sapato preto para a fotografia (a cor preta visa não destoar da beca que os alunos usarão para a fotografia);

- Não será permitido o uso de pinturas na face, adereços em qualquer espécie e/ou qualquer tipo de manifestação política, de gênero ou de religião acompanhando os formandos vestidos de beca.

Horário de chegada: A empresa Gabarito e Forma começará a preparação para a foto no horário marcado;

Foto montagem: Não haverá outra data para a produção de fotografia individual para a confecção de montagem. Caso o formando se atrase ou falte na data agendada para a fotografia de turma do seu curso, o mesmo não terá sua foto junto à turma no convite oficial de formatura.

ATENÇÃO: Não é permitida a presença de fotógrafos profissionais que não aqueles já oferecidos pela PUC-Rio.


Voltar



4. Cerimônias e Missas

Missas de Formatura

As Missas de Formatura da PUC-Rio serão realizadas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no campus da PUC-Rio, às 19h, nas seguintes datas:

Dia 15/07/2019 (segunda-feira):
Turmas do Centro Técnico Científico (CTC).

Dia 17/07/2019 (quarta-feira): 
Turmas do Centro de Ciências Sociais (CCS).

Dia 18/07/2019 (quinta-feira): 
Turmas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Centro de Teologias e Ciências Humanas (CTCH).

*Verifique qual é o Centro que seu curso faz parte: http://www.pucrio.br/sobrepuc/admin/index.html#centros

Cerimônias de Formatura

As Cerimônias de Formatura de 2019.1 da PUC-Rio serão realizadas no Windsor Barra Hotel, à Avenida Lúcio Costa, 2630, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, nas seguintes datas e horários:

Dia 24/07/2019 (quarta-feira)
17h: Engenharia de Produção
20h30: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Nanotecnologia, Engenharia Química e Física.

Dia 25/07/2019 (quinta-feira)
17h: Direito (diurno)
20h30: Direito (noturno) e Relações Internacionais

Dia 26/07/2019 (sexta-feira)
17h: Administração
20h30: Comunicação Social (Cinema, Jornalismo e Publicidade e Propaganda)

Dia 27/07/2019 (sábado)
10h: Artes Cênicas, Filosofia, Letras, Pedagogia, Psicologia e Teologia
16h: Ciências Econômicas (2018.2 e 2019.1)
19h30:   Arquitetura e Urbanismo e Design

Dia 28/07/2019 (domingo)
10h: Ciências Biológicas, Ciências Sociais (2018.2 e 2019.1), Geografia e História
16h: Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Petróleo, Química e Sistemas de Informação

Voltar



5. Entrega de convites

  • Cada aluno receberá, gratuitamente, dois convites.
  • A entrega desse material está prevista para aproximadamente um mês antes das datas das Cerimônias de Formatura, na Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial (Edifício Cardeal Leme – Vice-Reitoria Comunitária).
  • Caso haja algum imprevisto nos dias marcados para a produção das fotos de turma, a entrega dos convites será adiada.
  • Os convites não limitam a entrada de convidados na Cerimônia. Entretanto, é aconselhável que cada formando leve, no máximo, 10 convidados.
  • Os alunos que desejarem adquirir mais convites, para oferecer como lembrança a parentes e amigos, poderão comprá-los na Livraria Carga Nobre. O valor e o período de venda desses convites serão posteriormente definidos e divulgados pela PUC-Rio.

 

 


Voltar



6. Orientações

Missas de formatura

  • Haverá uma empresa responsável por fotografar as missas, e os alunos poderão contratar pacotes diretamente com essa empresa;
  • Familiares poderão fotografar a missa, desde que permaneçam em seus lugares, para não atrapalhar a organização da celebração;
  • Não será autorizada a contratação de serviços profissionais de fotografia que não os já oferecidos;

 

Cerimônias de Formatura

  • Para participar das Cerimônias de Formatura, os formandos inscritos deverão, obrigatoriamente, vestir a beca oferecida pela Universidade, a qual contará com uma faixa na cor referente ao Decanato de cada curso. Não será permitido o uso de pinturas na face, adereços em qualquer espécie e/ou qualquer tipo de manifestação política, de gênero ou de religião acompanhando os formandos vestidos de beca e, portanto, participantes das Cerimônias.

IMPORTANTE: As becas e os capelos deverão ser devolvidos ao término das Cerimônias.

  • Os formandos devem chegar com uma hora de antecedência no local da Cerimônia;
  • Os formandos que terão participação no cerimonial (orador, juramentista, imposição de grau e entrega de placa a professores/funcionários homenageados) devem procurar a equipe da Gabarito e Forma, ao chegar ao local da Cerimônia, e se identificar para receber as orientações;
  • É expressamente proibido o uso de chuva de prata, confetes, serpentinas e afins nas dependências do local onde acontecerão as Cerimônias de Formatura da PUC-Rio. Este tipo de material, quando lançado, pode atingir máquinas de projeção e de ar condicionado, havendo o risco de curto circuito e consequente incêndio. Para a sua segurança e a de seus convidados, divulgue essa informação! O sucesso do evento depende de todos!
  • Por se tratar de um momento solene e em respeito às autoridades da Universidade que estarão presentes, bem como aos próprios convidados, orientamos formandos, pais e demais convidados a não levarem cartazes, faixas, buzinas, vuvuzelas, cornetas, apitos e afins;
  • É proibida a entrada, no local da Cerimônia, de pessoas portando armamentos e bebidas alcoólicas;
  • Haverá uma empresa responsável por fotografar as Cerimônias e os alunos poderão contratar pacotes diretamente com essa empresa;
  • Familiares poderão fotografar o evento, desde que permaneçam em seus lugares na plateia, para não atrapalhar a organização da solenidade;
  • Não será autorizada a contratação de serviços profissionais de fotografia que não os já oferecidos;
  • Maiores informações sobre a filmagem das Cerimônias serão divulgadas em breve.

 

Outras orientações podem ser obtidas através do e-mail cerimonial@puc-rio.br.


Voltar