PUC-Rio - Página inicial
> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Vice-Reitoria Comunitária > Eventos Institucionais e Cerimonial
Eventos Institucionais e Cerimonial

Cerimônias de Formatura

Formaturas 2020.1

A Vice-Reitoria Comunitária | Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial (CEIC) é responsável pela organização das Cerimônias de Formatura da Universidade (turmas da Graduação).

Os formandos precisam ficar atentos à diferença entre Cerimônia de Formatura e Assinatura da Ata de Colação de Grau.

» Cerimônia de Formatura (Responsabilidade da CEIC):

É a cerimônia na qual acontece a outorga do grau, por um representante da Reitoria da Universidade, logo após ser proferido o juramento por um representante do corpo discente.

Somente os alunos matriculados em todas as disciplinas do "falta cursar” poderão se inscrever para participar da Cerimônia.

» Assinatura da Ata de Colação de Grau (Responsabilidade da DAR):

A Ata de Colação de Grau é o registro oficial de formatura do aluno. Ou seja, é a assinatura da Ata o que permite a produção do diploma, o registro profissional, etc.

A assinatura da Ata acontece nos Departamentos (ou em outros locais indicados pelas Coordenações de Graduação) e é bastante simples: os formandos a assinam, sendo liberados em seguida. É importante levar documentação pessoal. Não há tempo para fazer fotografias. Não vale a pena levar familiares, amigos, etc.

Apenas alunos que tenham completado TODAS as exigências acadêmicas (incluindo as atividades complementares), que estejam quites com o ENADE e que tenham entregue toda a documentação exigida pela PUC-Rio (inclusive o Certificado de Quitação Eleitoral - obtido pela Internet) serão habilitados à Formatura, e só estes poderão assinar a Ata de Colação de Grau. Alunos com qualquer tipo de exigência não serão habilitados à Formatura e não poderão assinar a Ata de Colação de Grau. Procuradores poderão ser nomeados, de acordo com as leis em vigor.

Ao final de cada período, uma data é marcada para a assinatura da Ata de Colação de Grau, que é feita na secretaria do curso do aluno (ou em outro lugar previamente designado pela Coordenação do curso).

Inscrições Envio de foto
Votação Celebrações e Missa Convites Orientações

Voltar



1. Inscrições

As inscrições para as Cerimônias de Formatura de 2020.1 aconteceram no período de 03/03/2020 a 13/03/2020, através do preenchimento do formulário disponível no SAU Online.

Durante o período de isolamento social, para aqueles que perderam o prazo acima, está sendo disponibilizada a inscrição via e-mail (ceic@puc-rio.br).

Somente os alunos matriculados em todas as disciplinas do "falta cursar” poderão se inscrever.

Por não haver previsão das autoridades públicas no que tange à realização de eventos com aglomeração de pessoas, e entendendo a importância da Cerimônia de Formatura para os formandos e seus familiares, a Universidade está se planejando para celebrar em formato remoto/online.

Em breve, divulgaremos, as próximas etapas da produção, para que todos possam participar desse momento especial.

IMPORTANTE: Se o aluno se inscreveu para a Cerimônia de Formatura de 2020.1, e não tem interesse em fazer parte dessa celebração no formato remoto/online, é necessário entrar em contato com a CEIC através do e-mail ceic@puc-rio.br, até o dia 26/06/2020, para que possamos retirar o nome da lista de participantes.

A participação na celebração em formato remoto/online não exclui a possibilidade de fazer parte da Cerimônia de Formatura presencial, quando for possível sua realização pela Universidade.

Fiquem atentos aos nossos comunicados, que serão enviados por e-mail (endereços cadastrados no formulário de inscrição), e postados no Facebook (CEIC PUC-Rio), no Instagram (@ceicpucrio) e no PUC Urgente (veiculado por e-mail).


Voltar



2. Envio de foto (para convite e celebração)

Novo prazo para envio: de 11 a 19/07/2020.
Somente os formandos que perderam o primeiro prazo poderão enviar a foto.


 
Cada formando poderá enviar, para o e-mail ceic@puc-rio.br , uma foto com as seguintes especificações:

- Foto atual;

- Vestindo camisa preta lisa (sem estampa);

- Fundo branco liso (sem estampa e/ou pintura);

- Proporção da foto: 3x4;

- Dimensões mínimas: 600x800 pixels (formato retrato/vertical).

Observações importantes para o envio da foto:

- No assunto do e-mail, deve-se colocar o nome completo do formando, a matrícula, o curso, a habilitação (quando houver) e/ou o turno (quando houver diferencial no curso).

Exemplos:
Ana Carolina da Silva – 021558 – Direito – diurno
Maria Eduarda Cabral – 112548 – Comunicação Social – Jornalismo
João Marcello Souza – 1252125 – Design – Comunicação Visual

- O arquivo da foto deve ser identificado com o nome completo do formando;

- Não será aberto um novo prazo;

- Não serão aceitos arquivos fora do prazo, ou seja, a CEIC não aceitará arquivos enviados a partir de 00h (meia noite) do dia 20/07/2020;

- Não será permitido substituir um arquivo já enviado;

- Alunos que já enviaram a foto, no primeiro prazo, não poderão trocá-la;

- Não serão aceitas fotos com pinturas na face, adereços em qualquer espécie e/ou qualquer tipo de manifestação política, de gênero ou de religião;

- Caso o formando tenha dúvidas sobre o envio da foto, deverá entrar em contato com a Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial (ceic@puc-rio.br) dentro do prazo;

- O envio da foto não é obrigatório. Esse material será usado para confeccionar o convite das Formaturas e possivelmente durante a chamada nominal do formando na celebração remota/online;

- A CEIC confirmará o recebimento da foto em até 15 dias úteis após o encerramento do prazo de envio. Caso a CEIC não entre em contato, o formando deve enviar um e-mail para ceic@puc-rio.br e informar que ainda não obteve retorno.

Voltar




3. Votação

Em breve, a Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial divulgará como acontecerá o processo de votação para homenageados nas celebrações em formato remoto/online.


Voltar



4. Celebrações e Missa

Em breve, a Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial divulgará as datas e os horários das celebrações e da missa em formato remoto/online.

Voltar



5. Convite

A Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial enviará, para o e-mail cadastrado pelos formandos, o convite das celebrações em formato remoto/online. Esse envio está previsto para acontecer aproximadamente um mês antes das datas das celebrações.

Voltar



6. Orientações

Em breve, a Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial divulgará orientações a respeito das celebrações em formato remoto/online.

Voltar