Brasão da PUC-Rio - Voltar para a página principal do site da Universidade

> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Centro de Ciências Sociais >

Missão e Objetivos

Ao lançarmos um olhar para o futuro, a partir dos 70 anos da PUC-Rio, é importante observar o passado. Em uma instituição na qual passado, presente e futuro têm como linha condutora a qualidade acadêmica e a busca do diálogo interdisciplinar, a evolução das unidades acadêmicas que formam o Centro de Ciências Sociais (CCS), muitas das quais criadas a partir de outras unidades, são exemplo desse diálogo. O Departamento de Direito tem sua origem na Faculdade de Direito,  uma das unidades fundadoras das Faculdades Católicas, em 1940, assim como os Departamentos de História e de Geografia (mais tarde Geografia e Meio Ambiente),  que faziam parte da Faculdade de Filosofia, cujos bacharelados foram reconhecidos em 1942. Mais tarde, em 1946, quando as Faculdades Católicas se ampliaram para Universidade Católica, a Escola de Serviço Social, então vinculada ao Instituto Social, foi incorporada. Depois, em 1952, ainda na Faculdade de Filosofia, foi criado o Curso de Jornalismo e, em 1954, sob a inspiração do Pe. Fernando Bastos D’Avila, S.J. e do Solidarismo Cristão, temos a Escola de Sociologia e Política, e, em 1958, o Instituto de Administração e Gerência (IAG). Estas são as unidades precursoras do CCS.

Na Reforma Universitária de 1968, com a criação dos centros e departamentos, a Escola da Sociologia e Política dividiu-se nos Departamentos de Sociologia e Política e de Economia que, com os demais departamentos então existentes, passaram a constituir o Centro de Ciências Sociais. Nos anos 1970, absorvendo o IAG, foi criado o Departamento de Administração, cujo curso de Mestrado havia sido iniciado em 1972 no Departamento de Economia. E, em 1979, a partir de um centro de estudos vinculado ao Departamento de Direito, iniciaram-se as atividades do Instituto de Relações Internacionais, inicialmente com atividades de pesquisa e, nos anos 1980, com pós-graduação, e, em 2003, com graduação.

Assim, dentro do modelo de excelência da PUC-Rio, aliando ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, atualmente o CCS conta com nove departamentos, com 52,5% dos alunos de graduação da PUC-Rio, além de cinco unidades complementares, referências em sua área de atuação, o Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA), o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), Instituto de Gestão de Riscos Financeiros e Atuariais da PUC-Rio - IAPUC,  Núcleo de Estudos sobre Cidades e o Núcleo de Avaliações de Políticas Climáticas (NAPC). Mas a principal característica de evolução do CCS nos últimos anos foi a ampliação da pós-graduação, com a implantação de mestrados em todos os nove departamentos, além de sete doutorados, estando em fase de avaliação a criação dos últimos dois.

Prof. Luiz Roberto de Azevedo Cunha
Decano do CCS, Departamento de Economia
Agosto 2011

Fotos de Missão e Objetivos - Clique em cada foto para ampliá-la.


» Voltar


Centro de Ciências Sociais (CCS)
R. Marquês de São Vicente, 225 - Prédio Cardeal Frings, 4º. andar, sala 407F Gávea - 22451-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil
Email: decccs@puc-rio.br
Tel: (55-21)3527-1097/1098
Clique para ampliar! Clique para ampliar! Clique para ampliar! Clique para ampliar! Clique para ampliar! Clique para ampliar! Clique para ampliar! Clique para ampliar!