Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

História e Memória

Ciências Sociais

Sociologia e PolíticaA história do Departamento de Sociologia e Política tem início em 1954 como "Instituto de Estudos Políticos e Sociais", criado pelo Pe. Fernando de Bastos D’Ávila. Pioneiro em seu gênero, o Instituto passou a oferecer cursos a partir de 1955, e, desde então, tem formado alguns dos mais destacados cientistas sociais do Estado do Rio de Janeiro. Em 1960, é criada a “Escola de Sociologia, Política e Economia”; em 1963, “Escola de Sociologia e Política”.  Com a Reforma Universitária, em 1968, “Departamento de Sociologia e Política”.

Em 2005, teve início o Mestrado e, em 2009, o Doutorado em Ciências Sociais. Em 2007, o Programa de Pós-Graduação lançou o primeiro número da revista eletrônica semestral “Desigualdade & Diversidade”.
O curso de Graduação em Ciências Sociais reflete a consolidação de um projeto acadêmico que tem por objetivos fornecer uma sólida formação teórica, estimular e desenvolver habilidades relacionadas à pesquisa e promover formas de interação do alunado com o mercado de trabalho. Nos últimos anos ampliaram-se as chances de intercâmbio internacional de graduandos em ciências sociais, mediante convênios firmados com diversas universidades de países europeus, da América Latina e dos EUA.



Sociologia e PolíticaOs estudantes com melhor classificação nos exames vestibulares têm muitas possibilidades de obtenção de bolsas de estudo, principalmente se optarem por cursar simultaneamente a licenciatura e o bacharelado em Ciências Sociais.

O curso de Graduação em Ciências Sociais da PUC-Rio é o único a obter, dentre todos os cursos similares na cidade do Rio de Janeiro, a nota máxima alcançada no ENADE – 2005 e 2008.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais propõe-se a fornecer aos alunos uma visão em profundidade dos problemas sociais, políticos e culturais do Brasil contemporâneo. Suas linhas de pesquisa são: Desigualdades Socioeconômicas e políticas e Diversidade Cultural no Brasil. O Programa pretende examinar aspectos variados da sociedade brasileira levando em conta as relações entre o mundo globalizado, as instituições públicas nacionais e sociedade civil, bem como as representações culturais relativas aos diferentes sujeitos coletivos.