Brasão da PUC-Rio - Voltar para a página principal do site da Universidade

> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Centro de Ciências Sociais > História e Memória >

História e Memória

Ciências Sociais

Sociologia e PolíticaColação de grau da escola de Sociologia e Política, 1961.
Pe. Fernando Bastos de Àvila, S.J., de Batina branca, no centro da foto.
Acervo do N√ļcleo de Mem√≥ria da PUC-Rio.
A hist√≥ria do Departamento de Sociologia e Pol√≠tica tem in√≠cio em 1954 como "Instituto de Estudos Pol√≠ticos e Sociais", criado pelo Pe. Fernando de Bastos D’√Āvila. Pioneiro em seu g√™nero, o Instituto passou a oferecer cursos a partir de 1955, e, desde ent√£o, tem formado alguns dos mais destacados cientistas sociais do Estado do Rio de Janeiro. Em 1960, √© criada a “Escola de Sociologia, Pol√≠tica e Economia”; em 1963, “Escola de Sociologia e Pol√≠tica”.¬† Com a Reforma Universit√°ria, em 1968, “Departamento de Sociologia e Pol√≠tica”.

Em 2005, teve in√≠cio o Mestrado e, em 2009, o Doutorado em Ci√™ncias Sociais. Em 2007, o Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o lan√ßou o primeiro n√ļmero da revista eletr√īnica semestral “Desigualdade & Diversidade”.
O curso de Gradua√ß√£o em Ci√™ncias Sociais reflete a consolida√ß√£o de um projeto acad√™mico que tem por objetivos fornecer uma s√≥lida forma√ß√£o te√≥rica, estimular e desenvolver habilidades relacionadas √† pesquisa e promover formas de intera√ß√£o do alunado com o mercado de trabalho. Nos √ļltimos anos ampliaram-se as chances de interc√Ęmbio internacional de graduandos em ci√™ncias sociais, mediante conv√™nios firmados com diversas universidades de pa√≠ses europeus, da Am√©rica Latina e dos EUA.

Sociologia e PolíticaEvento "PUCpor um dia".
Quiosque de informa√ß√Ķes na Ala Kennedy, Sociologia e Pol√≠tica, 2008.
Acervo do N√ļcleo de Mem√≥ria da PUC-Rio.
Os estudantes com melhor classificação nos exames vestibulares têm muitas possibilidades de obtenção de bolsas de estudo, principalmente se optarem por cursar simultaneamente a licenciatura e o bacharelado em Ciências Sociais.

O curso de Gradua√ß√£o em Ci√™ncias Sociais da PUC-Rio √© o √ļnico a obter, dentre todos os cursos similares na cidade do Rio de Janeiro, a nota m√°xima alcan√ßada no ENADE ‚Äď 2005 e 2008.

O Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Ci√™ncias Sociais prop√Ķe-se a fornecer aos alunos uma vis√£o em profundidade dos problemas sociais, pol√≠ticos e culturais do Brasil contempor√Ęneo. Suas linhas de pesquisa s√£o: Desigualdades Socioecon√īmicas e pol√≠ticas e Diversidade Cultural no Brasil. O Programa pretende examinar aspectos variados da sociedade brasileira levando em conta as rela√ß√Ķes entre o mundo globalizado, as institui√ß√Ķes p√ļblicas nacionais e sociedade civil, bem como as representa√ß√Ķes culturais relativas aos diferentes sujeitos coletivos.

» Voltar


Centro de Ciências Sociais (CCS)
R. Marquês de São Vicente, 225 - Prédio Cardeal Frings, 4º. andar, sala 407F Gávea - 22451-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil
Email: decccs@puc-rio.br
Tel: (55-21)3527-1097/1098