Brasão

> Pós-Graduação > Mestrado e Doutorado >

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Pós-Graduação
 
 
   
Sobre o programa
  sub-item Apresentação
  sub-item Objetivos
  sub-item Histórico
  sub-item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
  sub-item Projetos de pesquisa
  sub-item Reconhecimento do curso
  sub-item Requisitos para obtenção dos títulos de
Mestre e Doutor
  sub-item Corpo docente
(titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
  sub-item Grade curricular
item Admissão e Matrícula
  (seleção de candidatos para o programa)
item Atividades acadêmicas previstas
Prazos de Inscrição
e Documentos
- - - - - INFORMAÇÕES - - - - -
item Contatos
Telefones:
(21) 3527-1290/1291
Fax:
(21) 3527-1292
item Coordenador
Profª Inez Terezinha Stampa
item Secretaria

Local:
Departamento de Serviço Social
Rua Marques de São Vicente 225
Vila dos Diretórios, casa 209
Gávea - 22453.900 - Rio de Janeiro
Horário de atendimento:
de 9:00 às 11:30 e de 14:00 às 16:30 horas
Secretária(o):
Joana Maria Felix da Silva

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar

Ementa de Disciplina

 Digite o código
 da disciplina e  pressione a
 tecla ENTER

 

 


Sobre o programa Imagem ilustrativa deste item

item Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social visa desenvolver a capacidade de análise e crítica consistentes sobre a realidade social, assumindo como núcleo central de análise o Serviço Social em sua articulação histórica com a questão social e na sua relação com os direitos sociais. Pensando historicamente a questão social e suas formas de enfrentamento, ganha destaque os campos de inserção e o caráter interventivo do Serviço Social na perspectiva da efetivação dos direitos sociais na sociedade brasileira. Na dinâmica de seu desenvolvimento, o Programa procura articular a perspectiva pluralista, a integração pesquisa-ensino e a pós-graduação com a graduação.

Voltar

item Objetivos

Observando a diferenciação entre os níveis de formação – Mestrado e Doutorado – o Programa de Pós-Graduação tem como objetivos:

  • Formar docentes e pesquisadores em Serviço Social, capacitando-os no domínio dos paradigmas teórico-metodológicos contemporâneos, com vistas à análise crítica da inserção do Serviço Social em diferentes formações sociais.
  • Fomentar a pesquisa e a produção de conhecimentos relativos à articulação histórica do Serviço Social com a questão social, as políticas sociais e com os direitos sociais no Brasil.

Voltar

item Histórico

O projeto acadêmico do Departamento de Serviço Social foi iniciado em 1937, com a criação do segundo curso de Graduação em Serviço Social do país. Esta foi uma das unidades que permitiram a própria constituição da Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1941. Em 1972 sua atividade acadêmica foi enriquecida com a criação do Programa de Mestrado - o primeiro a ser oficialmente credenciado pelo Conselho Federal de Educação (Parecer 4.428/76) - voltado, sobretudo, para a formação de docentes e pesquisadores. Seu objetivo era o de capacitar para a análise crítica da realidade social e para o desenvolvimento de estratégias de intervenção do Serviço Social.

Em 2002, com a consolidação do Programa de Mestrado, foi aprovado o Doutorado 30/12/2002 (Portaria 3949, do MEC), passando a denominar-se, então, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. A primeira turma do Doutorado foi implantada em 2003.

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social vem sistematicamente demonstrando sua capacidade inovadora nos campos de ensino e pesquisa, para fazer frente aos novos desafios teórico-metodológicos e ético-políticos. Uma área de conhecimento inscrita no conjunto das ciências humano-sociais, o Programa em Serviço Social da PUC-Rio, tem uma trajetória de formação de docentes e pesquisadores, cujas atividades estiveram vinculadas às sucessivas áreas de concentração que direcionaram seu programa. Estas foram: em 1972 - Serviço Social de Casos e Trabalhos com Grupos, em 1986 - Serviço Social Contemporâneo, seus Fundamentos e Políticas e, finalmente, em 1997 - Serviço Social, Questão Social, Direitos Sociais até a presente data.

Quando de seu início, em 1972, o Programa priorizou objetos e objetivos de pesquisa voltados para a construção da Teoria do Serviço Social seguindo as indagações teórico-metodológicas que norteavam o debate profissional na época. A repercussão nacional das primeiras dissertações defendidas foi imediatamente sentida, na medida em que essas se transformaram nas primeiras publicações nacionais de produção de conhecimento desta área básica. A partir de 1986, com o redimensionamento do curso e introdução de nova área de concentração, o Programa voltou-se para a análise do Serviço Social em sua inter-relação com as políticas sociais, com ênfase numa abordagem interdisciplinar.

Mediante processo de redefinição de sua área de concentração, iniciado em 1995, o Programa assumiu como núcleo central de análise o Serviço Social em sua articulação histórica com a questão social, e na sua relação com os direitos sociais, implantando, em 1997, um novo projeto curricular articulado em torno da área de concentração Serviço Social, Questão Social, Direitos Sociais.

A Comissão de Pós-Graduação considerou, em 2010, a necessidade de elaboração de atualização da proposta e descrição de novas linhas de pesquisa e a reestruturação dos Grupos de Pesquisa. Verificou, também, a necessidade de avaliação dos conteúdos das disciplinas e a sua articulação com os temas pautados pelas pesquisas de docentes e discentes.

O Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, ao propor a revisão curricular de seu Programa de Pós-Graduação, busca manter-se em permanente esforço de renovação para fazer face aos desafios lançados à Universidade pelos processos e transformações sociais e políticas recentes, sem, contudo, prescindir da articulação com a área de concentração do Programa, que se entendeu atual e de acordo com os interesses e temas dos Grupos de Pesquisa, bem como com as demandas trazidas pelo corpo discente, tendo como núcleo central a articulação histórica do serviço Social com a questão social e os direitos sociais.

Voltar

item Área de concentração e Linhas de pesquisa

  sub-item Área de concentração: Serviço Social, Questão Social, Direitos Sociais.
  Ênfase da relação do Serviço Social enquanto área do conhecimento de caráter interventivo com a questão social e os direitos sociais na sua historicidade, bem como incorporam questões socioambientais e de desenvolvimento sustentável como campos investigativos emergentes nas sociedades latino-americanas.

O Programa vem preservando sua tradição de pesquisa voltada para os campos de inserção do Serviço Social, supondo como elemento constitutivo da prática profissional a compreensão da formulação, implementação e impacto das políticas sociais setoriais nos processos de intervenção.

Linhas de pesquisa

1) Trabalho, Políticas Sociais e Sujeitos Coletivos
2) Violência, Direitos, Serviço Social e Políticas Intersetoriais
3) Questões socioambientais, urbanas e formas de resistência social

>> Projetos de pesquisa

Voltar

item Reconhecimento do curso

sub-item Mestrado e Doutorado  
  Portaria 1.077 do MEC, de 31/08/2012. Avaliado pela CAPES com conceito 4 para o triênio 2007/2009, conforme publicado no D.O.U. nº 178, de 13/09/2012, seção 1.
Títulos atribuídos: Mestre e/ou Doutor em Serviço Social.

Voltar

item Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor

sub-item Mestrado  
 
  • Ser graduado em Serviço Social ou em áreas afins;
  • Ser aprovado no processo de seleção do Programa.

sub-item Doutorado  
 
  • Possuir grau de Mestre em Serviço Social, ou em área afim, de acordo com o Parecer da Comissão de Pós-Graduação;
  • Ser aprovado no processo de seleção do Programa.

Voltar

Admissão e Matrícula Imagem ilustrativa deste item

 

Documentação necessária:

  • Diploma de graduação, no caso de candidatos ao Mestrado, e de diploma de Mestrado, no caso dos candidatos ao Doutorado, ou, provisoriamente, do certificado de conclusão dos cursos respectivos, hipótese em que lhe será concedido prazo para a apresentação do diploma;
  • Os documentos expedidos por Instituições estrangeiras deverão ser autenticados pelo cônsul brasileiro e traduzidos por tradutor juramentado;
  • Histórico escolar devidamente autenticado;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Curriculum Vitae atualizado e comprovado;
  • Formulário Pedido de Admissão aos Programas de Pós-Graduação preenchido (disponível em http://www.ccpa.puc-rio.br/incricao_pos).
  • Mestrado: Plano de Estudo com, no máximo 15 (quinze) páginas, explicitando: título, identificação da linha de pesquisa do Programa a qual pretende se vincular, tema de estudo, justificativas, referencial teórico, procedimentos metodológicos e referências bibliográficas;
  • Doutorado: Anteprojeto de Tese com, no máximo, 20 (vinte) páginas, explicitando: título, identificação da linha de pesquisa do Programa a qual pretende se vincular, delimitação do objeto de estudo e referencial teórico, procedimentos metodológicos e referências bibliográficas.

sub-item Mestrado  
 

Da Seleção:

A seleção constará de três fases, a saber:

  • Prova escrita, eliminatória.
  • Prova de entrevista, eliminatória, com os candidatos aprovados na prova escrita.
  • Prova de Língua Estrangeira – Inglês, Espanhol ou Francês, a ser realizada apenas para os candidatos classificados.

sub-item Doutorado  
 

Da Seleção:

A seleção constará de três etapas, a saber:

1) Avaliação do anteprojeto que será examinado por seu mérito acadêmico e pelas condições de exeqüibilidade neste Departamento (eliminatória);

2) Os anteprojetos homologados serão selecionados à etapa subseqüente de entrevista (eliminatória) que observará os seguintes critérios:

a) Exame do curriculum vitae;
b) Questionamentos gerais acerca da potencialidade acadêmica do candidato;
c) Informações a respeito do anteprojeto apresentado;
d) Questionamentos gerais sobre a formação do candidato e de suas condições objetivas para a elaboração da tese a partir do tema proposto;
3) Aprovação em 2 Provas de Língua Estrangeira – Inglês, Espanhol ou Francês, a serem realizadas apenas para os candidatos classificados.

Voltar

item Grade curricular
   (clique no código da disciplina para visualizar a ementa e a bibliografia)

item 1 Mestrado

Código Disciplinas Obrigatórias Créditos
SER2008 Serviço Social e Questão Social 3
SER2694 Política Social, Direitos e Serviço Social 3
SER2127 Atividades Programadas I 3
SER2128 Atividades Programadas II 3
SER3000 Dissertação de Mestrado 0
SER2626 Metodologia da Pesquisa 3
SER3200 Estágio Docência na Graduação 0

Código Disciplinas Eletivas Créditos
SER2123 Tópicos Especiais de Serviço Social 3
SER2627 Tópicos Especiais de Teoria Social 3
SER2603 Direitos Humanos e Serviço Social 3
SER2604 Violência, Cidadania e Serviço Social 3
SER2628 Políticas Públicas e Intersetorialidade 3
SER2606 Políticas Sociais, Serv. Social e Construção do Espaço Público no Brasil 3
SER2629 A Dimensão Interventiva do Serviço Social 3
SER2630 Construção Histórica do Serviço Social 3
SER2609 Política Social no Brasil 3
SER2631 Tendências e Perspectiva do Trabalho Contemporâneo 3
SER2632 Políticas Assistenciais: História e Contexto Atual 3
SER2633 Questões Socioambientais Urbanas 3
SER2634 Políticas Urbanas e Direito à Cidade 3
SER2635 Formas de Resistência Social e Políticas Públicas 3
SER2616 Cultura e Identidade 3
SER2636 Sujeitos Coletivos, Cidadania e Processos Democráticos no Brasil 3
SER2622 Estudos Avançados em Pesquisa 3
SER2695 Estudos Avançados em Teoria e Prática 3

item 2 Doutorado

Código Disciplinas Obrigatórias Créditos
SER2601 Questão Social, Serviço Social e Direitos Sociais 3
SER2602 Estado, Sociedade e Ação do Serviço Social na Esfera Pública 3
SER2692 Seminário de Projeto de Tese 0
SER2693 Seminário de Tese 3
SER3001 Tese de Doutorado 0
SER3003 Defesa de Projeto de Tese 0
SER3211 Estágio Docência na Graduação I 0
SER3212 Estágio Docência na Graduação II 0

Código Disciplinas Eletivas Créditos
SER2123 Tópicos Especiais de Serviço Social 3
SER2627 Tópicos Especiais de Teoria Social 3
SER2603 Direitos Humanos e Serviço Social 3
SER2604 Violência, Cidadania e Serviço Social 3
SER2628 Políticas Públicas e Intersetorialidade 3
SER2606 Políticas Sociais, Serv. Social e Construção do Espaço Público no Brasil 3
SER2629 A Dimensão Interventiva do Serviço Social 3
SER2630 Construção Histórica do Serviço Social 3
SER2609 Política Social no Brasil 3
SER2631 Tendências e Perspectiva do Trabalho Contemporâneo 3
SER2632 Políticas Assistenciais: História e Contexto Atual 3
SER2633 Questões Socioambientais Urbanas 3
SER2634 Políticas Urbanas e Direito à Cidade 3
SER2635 Formas de Resistência Social e Políticas Públicas 3
SER2616 Cultura e Identidade 3
SER2636 Sujeitos Coletivos, Cidadania e Processos Democráticos no Brasil 3
SER2622 Estudos Avançados em Pesquisa 3
SER2695 Estudos Avançados em Teoria e Prática 3

Voltar

item Corpo docente

sub-item Coordenadora de pós-graduação: Profª Inez Terezinha Stampa

Docentes : Titulação e Linhas de pesquisa

Andréia Clapp Salvador
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Violência, Família e Direitos Sociais
Currículo Lattes

Antonio Carlos de Oliveira
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Violência, Direitos, Serviço Social e Políticas Intersetoriais
Currículo Lattes

Denise Pini Rosalem da Fonseca
Doutora, USP, Brasil
Questões Sócio-Ambientais, Estudos Culturais e Desenvolvimento Sustentável
Currículo Lattes

Inez Terezinha Stampa
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Trabalho, Gênero e Políticas Sociais
Currículo Lattes

Irene Rizzini
Doutora, IUPERJ, Brasil
Violência, Família e Direitos Sociais
Currículo Lattes

Marcio Eduardo Brotto:
Doutor em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2012
Linha de Pesquisa: Trabalho, Políticas Sociais e Sujeitos Coletivos
Currículo Lattes

Rafael Soares Gonçalves
Doutor, Universite Paris VII, França
Questões Sócio-Ambientais, Estudos Culturais e Desenvolvimento Sustentável
Currículo Lattes


Professores Colaboradores:

Valéria Pereira Bastos
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Currículo Lattes


Voltar