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Programa de Pós-Graduação em Educação
Pós-Graduação
 
 
   
Sobre o programa
  sub-item Apresentação e Histórico
  sub-item Objetivos
  sub-item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
  sub-item Reconhecimento do curso
  sub-item Requisitos para obtenção dos títulos de
Mestre e Doutor
  sub-item Corpo docente
(titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
  sub-item Grade curricular
item Admissão e Matrícula
  (seleção de candidatos para o programa)
item Atividades acadêmicas previstas
Prazos de Inscrição
e Documentos
- - - - - INFORMAÇÕES - - - - -
item Contatos
E-mail:
. posedu@puc-rio.br
. coordposedu@puc-rio.br
Telefones:
(21) 3527-1815/1816/1817
Fax:
(21) 3527-1818
itemCoordenador(a):
Profa. Alicia Maria Catalano de Bonamino
item Secretaria

Local:
Departamento de Educação
Rua Marquês de São Vicente, 225
22453-900 Gávea Rio de Janeiro RJ

10º andar - Prédio Cardeal Leme - Sala 1049L
Horário de atendimento:
de 10:00 às 12:30 e de 13:30 às 16:00 horas

Secretária:
Nancy Ferreira da Silva

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Ementa de Disciplina

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---------------------------------------------------------------------------------------------------------Sobre o programaImagem ilustrativa deste item

item Apresentação e Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Educação desenvolve-se em dois níveis: o Mestrado em Educação e o Doutorado em Educação.

O curso de Mestrado foi pioneiro no país e vem funcionando regularmente desde 1966. O curso de Doutorado foi iniciado em 1976. Ambos vêm contribuindo decisivamente para a formação de docentes e pesquisadores de renomada competência e para o desenvolvimento de linhas de ação e pesquisa no campo da educação. Os cursos de Mestrado e Doutorado têm contribuído para a formação de pesquisadores de reconhecida competência e para o desenvolvimento de pesquisa sobre questões relevantes do campo educacional.

Uma de suas marcas é a excelência acadêmica, atestada pela avaliação da CAPES.

Outras características do Programa são a pluralidade e a flexibilidade. O corpo docente cobre um amplo espectro de perspectivas analíticas e enfoques teórico-metodológicos. A identidade do Programa foi construída em torno da flexibilidade em termos de estrutura curricular e da ênfase na articulação ensino-pesquisa, sem abrir mão de uma base comum de conhecimentos a serem trabalhados pelas disciplinas obrigatórias e matérias de fundamentação.

O Mestrado em Educação caracteriza-se pelo desenvolvimento da capacidade de análise e crítica consistentes sobre a realidade educacional.

O Doutorado em Educação caracteriza-se pelo desenvolvimento da criatividade e técnica no campo educacional, estando centrado na prática de pesquisa.
O programa apresenta as seguintes características:

  • Perspectiva Interdisciplinar.
  • Visão de totalidade do fenômeno educativo na sociedade, explorando-se as conexões entre as diferentes ciências sociais e humanas.
  • Caráter de flexibilidade: procura-se garantir flexibilidade estrutural que permita aos pós-graduados obter uma fundamentação comum e, simultaneamente, explorar em profundidade um dos eixos temáticos especificados no Programa.
  • Enfase na Integração pesquisa-ensino: concebem-se o ensino e a pesquisa como intimamente articulados alimentando-se as disciplinas com os resultados de pesquisas e envolvendo os pós-graduandos nas linhas de pesquisa do Departamento.

.

 

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item Objetivos
O PPGE/PUC-Rio tem como principal objetivo colaborar diretamente com a produção e socialização de conhecimentos que possam subsidiar a intervenção na melhoria da qualidade da educação brasileira, em especial a pública. O Mestrado objetiva o desenvolvimento da capacidade de análise e crítica consistentes sobre a realidade educacional, e o Doutorado o desenvolvimento da criatividade científica e técnica no campo educacional, estando centrado na prática de pesquisa. A identidade do Programa foi construída em torno da articulação ensino-pesquisa.

 

item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

  sub-item Área de concentração: Educação
 
Linhas de pesquisa
1) Ideias e instituições educacionais:
2) Educação, Desigualdades Sociais e Políticas Públicas
3) Trabalho Docente, Currículo, Aprendizagem e Práticas Pedagógicas
4) Diferenças Culturais, Espaços de Formação e Processos Educativos
  5) Linguagens Digitais, Tecnologias e Educação

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item Reconhecimento do curso

sub-item Mestrado e Doutorado  
 
Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 6, para o triênio 2010-2012, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 288/2015, através da Portaria do MEC nº 656 de 22/05/2017 publicada no D.O.U. nº 97 de 23/05/2017, p. 41.

Títulos atribuídos: Mestre em Educação e/ou Doutor em Ciências Humanas – Educação

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item Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor

sub-item Mestrado  
 

Obter um mínimo de 24 créditos, assim distribuídos:

  • 03 créditos em Educação Brasileira;
  • 06 créditos em Pesquisa Educacional I e II;
  • 03 créditos em grupo de pesquisa, a serem cursados obrigatoriamente em 02 semestres, com 01 cr. e 02 cr., respectivamente.
  • 06 créditos em matérias de fundamentação, à escolha do mestrando;
  • 06 créditos em disciplinas eletivas, sendo pelo menos uma fora da área de Educação, a critério da Comissão de Pós-Graduação, com prévio parecer do Professor Orientador;
  • O mestrando deverá ser aprovado em exame de língua estrangeira (inglês ou francês);
  • O mestrando deverá apresentar, defender e ser aprovado em Dissertação de Mestrado (EDU 3000).

sub-item Doutorado  
 

Completar 48 créditos assim distribuídos:

  • Até 24 créditos aproveitados do Mestrado em Educação.
  • 03 créditos em Questões Atuais da Educação Brasileira;
  • 03 créditos em 3Cr. Pesquisa Educacional Doutorado, envolvendo um estudo preliminar do tema da tese, discussões teórico-metodológicas e produção de artigo científico;
  • 3 Cr. Trabalho Supervisionado de Pesquisa I;
  • 3 Cr. Trabalho Supervisionado de Pesquisa II
  • 06 créditos em disciplinas optativas de fundamentação;
  • 06 créditos em disciplinas eletivas, sendo pelo menos uma fora da área de Educação, a critério da Comissão de Pós-Graduação;
Caso o candidato não possua o grau de mestre, deverá cumprir 24 créditos correspondentes ao Mestrado em Educação do Departamento.

O candidato poderá aproveitar os créditos de Mestrado obtidos em outras áreas ou instituições, de acordo com o parecer da Comissão de Pós-Graduação e em conformidade com as normas gerais regulamentares.

Após obter os créditos acadêmicos regulares, o doutorando deverá realizar o Exame de Qualificação I (defesa de projeto de Tese) e do Exame de Qualificação II (defesa de três capítulos da Tese).

O doutorando deverá ser aprovado em exame de inglês e francês, podendo uma dessas duas línguas ser substituída por uma terceira (com exceção do espanhol), proposta pelo doutorado e aceita pela Comissão de Pós-Graduação. A língua já testada no mestrado será computada no Doutorado.

O doutorando deverá defender e ser aprovado em Tese de Doutorado (EDU 3001).

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Admissão e Matrícula Imagem ilustrativa deste item

sub-item Mestrado  
  • Possuir o grau de Licenciado ou outro título universitário. Neste último caso, deverá comprovar experiência no setor educacional. Apresentar memorial de 3 páginas, no qual o candidato deverá descrever sua experiência de trabalho e estudo, assim como indicar seus objetivos no Mestrado e temática que deseja aprofundar, de acordo com uma das linhas de pesquisa.
  • Ser aprovado em processo de seleção, constando de prova escrita eliminatória sobre tema atual em Educação e entrevista com base no curriculum vitae e no memorial.

sub-item Doutorado  
  • Possuir o grau de Mestre em Educação ou em outra área das Ciências Humanas e Sociais, requisito que poderá, em casos especiais, ser dispensado; de acordo com as normas gerais regulamentares , incluindo o cumprimento dos 24 créditos do Mestrado ou completados 48 créditos. Apresentar memorial analítico, de aproximadamente 8 páginas, sobre a experiência profissional do candidato, as linhas de estudos e pesquisas vivenciadas, e o projeto de trabalho articulado ao seu doutoramento; apresentar igualmente ante-projeto de tese, de aproximadamente 8 páginas, explicitando a temática e a metodologia de pesquisa e a bibliografia pertinente.
  • Ser aprovado em processo de seleção constando de prova escrita eliminatória sobre tema atual em Educação, entrevista com base no curriculum vitae , no memorial e análise do ante-projeto de tese.

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item Grade curricular
  
(clique no código da disciplina para visualizar a ementa e a bibliografia)

Diciplinas Obrigatórias
Créditos
EDU 2117 Pesquisa Educacional II (Mestrado)
3
EDU 2123 Trabalho Supervisionado em Pesquisa I (Doutorado)
3
EDU 2287 Questões Atuais de Educação (Doutorado)
3
EDU 2270 Educação Brasileira (Mestrado)
3
EDU 2116 Pesquisa Educacional I (Mestrado)
3
EDU 3000 Dissertação de Mestrado
0
EDU 3001 Tese de Doutorado
0
EDU 3004 Exame de Qualificação I
0
EDU 3005 Exame de Qualificação II
0
LET 3101 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês)      0 ou
LET 3102 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Francês)
0

Matérias de Fundamentação
Créditos
EDU 2274 História da Educação Brasileira
3
EDU 2275 Filosofia da Educação I
3
EDU 2276 Filosofia da Educação II
3
EDU 2277 Sociologia da Educação I
3
EDU 2278 Sociologia da Educação II
3
EDU 2279 Antropologia e Educação
3
EDU 2281 Política da Educação Brasileira
3
EDU 2282 Psicologia da Educação I
3
EDU 2283 Psicologia da Educação II
3
EDU 2285 Política e Educação
3
EDU 2290/99 Tópicos Especiais de Fundamentos da Educação
3

Dentro do quadro de disciplinas de fundamentação, o aluno deverá escolher duas disciplinas totalizando 06 créditos. As demais serão consideradas eletivas.

Disciplinas Eletivas

São eletivas todas as demais disciplinas oferecidas pelo Departamento, com exceção das de participação em grupos de pesquisa exigidas para Doutorado (03 créditos); as disciplinas eletivas respondem tanto a exigências nucleadoras dos eixos temáticos, como a necessidades emergentes das pesquisas em desenvolvimento no Programa. Através de Tópicos Especiais, estas disciplinas eletivas, nos últimos semestres, têm discutido: Currículo (Estudos e Perspectivas); Cotidiano Escolar e Culturas; Revisão Teórico-Prática de Pesquisas Quantitativas Correntes; Magistério (Cultura e História); A Didática no Brasil (Evolução Histórica e Situação Atual); A Indústria Cultural e Educação; Leitura, Escrita e Cultura ; Concepções sobre Infância e Educação; Leituras de Pierre Bourdieu, etc.

item Corpo docente

sub-item Coordenadora de pós-graduação: Profa. Alicia Maria Catalano de Bonamino

Docentes : Titulação e Linhas de pesquisa

Alicia Maria Catalano de Bonamino 
Doutora, PUC-Rio, Brasil 
Educação, Relações Sociais e Construção Democrática 
Currículo Lattes

Cynthia Paes de Carvalho
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Educação, Relações Sociais e Construção Democrática
Currículo Lattes

Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis 
Doutora, PUC-Rio, Brasil 
Formação de Professores: Tendências e Dilemas
Currículo Lattes

Magda Pischetola
Doutorado, Universitá Cattolica de Milano, Itália
Mídias digitais em Educação, Formação docente e Tecnologias
Currículo Lattes

Marcelo Gustavo Andrade de Souza
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Processos Culturais, Instâncias da Socialização e a Educação
Currículo Lattes

Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho
Doutorado, PUC-Rio, Brasil
Processos Culturais, Instâncias da Socialização e a Educação
Currículo Lattes

Maria Inês G. F. Marcondes de Souza 
Doutora,PUC-Rio, Brasil 
Formação de Professores: Tendências e Dilemas
Currículo Lattes

Murillo Maschner Alves de Brito
Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (Brasil)
Desigualdades Educacionais, Estratificação Social e Metodologia de Pesquisa
Currículo Lattes


 

Patrícia Coelho da Costa
Doutorado, Universidade de São Paulo, Brasil
História das ideias e instituições educacionais
Currículo Lattes

Ralph Ings Bannell 
Doutora, University of Sussex, Inglaterra
Histórias das Idéias e Instituições Escolares
Currículo Lattes

Rosália Maria Duarte
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Processos Culturais, Instâncias da Socialização e a Educação
Currículo Lattes

Sonia Kramer 
Doutora, PUC-Rio, Brasil 
Processos Culturais, Instâncias da Socialização e a Educação
Currículo Lattes

Vera Maria Ferrão Candau 
Doutora, Universidad de Madrid, Espanha
Processos Culturais, Instâncias da Socialização e a Educação
Currículo Lattes

Zena Winona Eisenberg
Doutora, University of New York, EUA
Processos Culturais, Instâncias da Socialização e a Educação
Currículo Lattes

Docentes Colaboradores:
Gilda Helena Bernardino de Campos 
Doutora, UFRJ, Brasil
Educação; Informacao e Gestao C&T; Informática 
Currículo Lattes

Mônica C. Magalhães Kassar 
Doutora, UNICAMP, Brasil 
Professora Adjunta da UFMS
Currículo Lattes

Rosaly Hermengarda Lima Brandão - Zaia Brandão
Doutora, PUC-Rio, Brasil 
Educação, Relações Sociais e Construção Democrática
Currículo Lattes

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