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Brasão da PUC-Rio

Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa

Programa de Pós-Graduação em Educação

Contatos:

E-mail:posedu@puc-rio.br
Telefones:3527-1815/1816/1817/1818


Coordenadora:

Profa. Giselle Martins dos Santos Ferreira


Local:

Departamento de Educação
Rua Marquês de São Vicente, 225
22453-900 Gávea Rio de Janeiro RJ
10º andar - Prédio Cardeal Leme - Sala 1049L


Horário de atendimento:

10:00 às 12:30 e 13:30 às 16:00 horas


Secretária

Marnie Oliveira

 

Sobre o programa

Apresentação e Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Educação desenvolve-se em dois níveis: o Mestrado em Educação e o Doutorado em Educação.

O curso de Mestrado foi pioneiro no país e vem funcionando regularmente desde 1966. O curso de Doutorado foi iniciado em 1976. Ambos vêm contribuindo decisivamente para a formação de docentes e pesquisadores de renomada competência e para o desenvolvimento de linhas de ação e pesquisa no campo da educação. Os cursos de Mestrado e Doutorado têm contribuído para a formação de pesquisadores de reconhecida competência e para o desenvolvimento de pesquisa sobre questões relevantes do campo educacional.

Uma de suas marcas é a excelência acadêmica, atestada pela avaliação da CAPES.

Outras características do Programa são a pluralidade e a flexibilidade. O corpo docente cobre um amplo espectro de perspectivas analíticas e enfoques teórico-metodológicos. A identidade do Programa foi construída em torno da flexibilidade em termos de estrutura curricular e da ênfase na articulação ensino-pesquisa, sem abrir mão de uma base comum de conhecimentos a serem trabalhados pelas disciplinas obrigatórias e matérias de fundamentação.

O Mestrado em Educação caracteriza-se pelo desenvolvimento da capacidade de análise e crítica consistentes sobre a realidade educacional.

O Doutorado em Educação caracteriza-se pelo desenvolvimento da criatividade e técnica no campo educacional, estando centrado na prática de pesquisa.
O programa apresenta as seguintes características:

 


Objetivos

O PPGE/PUC-Rio tem como principal objetivo colaborar diretamente com a produção e socialização de conhecimentos que possam subsidiar a intervenção na melhoria da qualidade da educação brasileira, em especial a pública. O Mestrado objetiva o desenvolvimento da capacidade de análise e crítica consistentes sobre a realidade educacional, e o Doutorado o desenvolvimento da criatividade científica e técnica no campo educacional, estando centrado na prática de pesquisa. A identidade do Programa foi construída em torno da articulação ensino-pesquisa.

 


Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

Área de concentração: Educação

A Área de Concentração do Programa é Educação, o que se reflete na abrangência nacional e a política de inserção e nucleação que integra o seu Projeto Político Pedagógico. Nossos pós-graduandos e egressos desenvolvem pesquisas em redes de ensino de Roraima, Pará, Ceará, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e muitos deles integram secretarias de educação em seus municípios e estados. Nossos docentes lideram e/ou participam de projetos interinstitucionais, desenvolvidos em parceria com UFJF, UFMG, UFMS, UFPA, UESB, UNEB, UnB, UFCG, UFPB, UENF, UFPR, UFRJ, UFRRJ, UERJ, UFF, entre outras IES.

As pesquisas conduzidas no programa estão vinculadas a três Linhas de Pesquisa:

 


Reconhecimento do curso

Mestrado e Doutorado

Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 6, para o triênio 2013-2016, e reconhecido pela homologação do parecer do parecer CNE/CES nº 112/2020, através da Portaria do MEC nº 543, DE 16 DE junho de 2020, publicada no D.O.U. nº 114 de 17/06/2020, p. 58.

Título atribuído: 
Mestre em Educação e/ou Doutor em Ciências Humanas – Educação

 


Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor

Mestrado

Obter um mínimo de 24 créditos, assim distribuídos:

 

Doutorado

Completar 48 créditos assim distribuídos:

Caso o candidato não possua o grau de mestre, deverá cumprir 24 créditos correspondentes ao Mestrado em Educação do Departamento.

O candidato poderá aproveitar os créditos de Mestrado obtidos em outras áreas ou instituições, de acordo com o parecer da Comissão de Pós-Graduação e em conformidade com as normas gerais regulamentares.

Após obter os créditos acadêmicos regulares, o doutorando deverá realizar o Exame de Qualificação I (defesa de projeto de Tese) e do Exame de Qualificação II (defesa de três capítulos da Tese).

O doutorando deverá ser aprovado em exame de inglês e francês, podendo uma dessas duas línguas ser substituída por uma terceira (com exceção do espanhol), proposta pelo doutorado e aceita pela Comissão de Pós-Graduação. A língua já testada no mestrado será computada no Doutorado.

O doutorando deverá defender e ser aprovado em Tese de Doutorado (EDU3001).

 

 

Admissão e Matrícula

Mestrado

Possuir o grau de Licenciado ou outro título universitário. Neste último caso, deverá comprovar experiência no setor educacional. Apresentar memorial de 3 páginas, no qual o candidato deverá descrever sua experiência de trabalho e estudo, assim como indicar seus objetivos no Mestrado e temática que deseja aprofundar, de acordo com uma das linhas de pesquisa.

Ser aprovado em processo de seleção, constando de prova escrita eliminatória sobre tema atual em Educação e entrevista com base no curriculum vitae e no memorial.

Doutorado

Possuir o grau de Mestre em Educação ou em outra área das Ciências Humanas e Sociais, requisito que poderá, em casos especiais, ser dispensado; de acordo com as normas gerais regulamentares , incluindo o cumprimento dos 24 créditos do Mestrado ou completados 48 créditos. Apresentar memorial analítico, de aproximadamente 8 páginas, sobre a experiência profissional do candidato, as linhas de estudos e pesquisas vivenciadas, e o projeto de trabalho articulado ao seu doutoramento; apresentar igualmente ante-projeto de tese, de aproximadamente 8 páginas, explicitando a temática e a metodologia de pesquisa e a bibliografia pertinente.

Ser aprovado em processo de seleção constando de prova escrita eliminatória sobre tema atual em Educação, entrevista com base no curriculum vitae, no memorial e análise do ante-projeto de tese.

 


Grade curricular

Ementa de disciplina
Código Diciplinas Obrigatórias
Créditos
EDU2117 Pesquisa Educacional II (Mestrado)
3
EDU2123 Trabalho Supervisionado em Pesquisa I (Doutorado)
3
EDU2287 Questões Atuais de Educação (Doutorado)
3
EDU2270 Educação Brasileira (Mestrado)
3
EDU2116 Pesquisa Educacional I (Mestrado)
3
EDU3000 Dissertação de Mestrado
0
EDU3001 Tese de Doutorado
0
EDU3004 Exame de Qualificação I
0
EDU3005 Exame de Qualificação II
0
LET3101 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês)
0
LET3102 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Francês)
0
Código Matérias de Fundamentação
Créditos
EDU2274 História da Educação Brasileira
3
EDU2275 Filosofia da Educação I
3
EDU2276 Filosofia da Educação II
3
EDU2277 Sociologia da Educação I
3
EDU2278 Sociologia da Educação II
3
EDU2279 Antropologia e Educação
3
EDU2281 Política da Educação Brasileira
3
EDU2282 Psicologia da Educação I
3
EDU2283 Psicologia da Educação II
3
EDU2285 Política e Educação
3
EDU2290/99 Tópicos Especiais de Fundamentos da Educação
3

Dentro do quadro de disciplinas de fundamentação, o aluno deverá escolher duas disciplinas totalizando 06 créditos. As demais serão consideradas eletivas.

Disciplinas Eletivas

São eletivas todas as demais disciplinas oferecidas pelo Departamento, com exceção das de participação em grupos de pesquisa exigidas para Doutorado (03 créditos); as disciplinas eletivas respondem tanto a exigências nucleadoras dos eixos temáticos, como a necessidades emergentes das pesquisas em desenvolvimento no Programa. Através de Tópicos Especiais, estas disciplinas eletivas, nos últimos semestres, têm discutido: Currículo (Estudos e Perspectivas); Cotidiano Escolar e Culturas; Revisão Teórico-Prática de Pesquisas Quantitativas Correntes; Magistério (Cultura e História); A Didática no Brasil (Evolução Histórica e Situação Atual); A Indústria Cultural e Educação; Leitura, Escrita e Cultura ; Concepções sobre Infância e Educação; Leituras de Pierre Bourdieu, etc.

 


Corpo docente

Coordenadora de pós-graduação: Profa. Giselle Martins dos Santos Ferreira
Coordenador adjunto de pós-graduação: Prof. Pedro Pinheiro Teixeira

Docentes : Titulação e Linhas de pesquisa

Alicia Maria Catalano de Bonamino
Doutora, PUC-Rio, Brasil 
Educação, Desigualdades sociais e políticas públicas
Currículo Lattes

Cynthia Paes de Carvalho
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Educação, Desigualdades sociais e políticas públicas
Currículo Lattes

Giselle Martins dos Santos Ferreira
Doutora, Universidade de York, Inglaterra
Linguagens digitais, tecnologia e educação
Currículo Lattes

Jefferson da Costa Soares
Doutor, PUC-Rio, Brasil 
Idéias e instituições educacionais
Currículo Lattes

Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho
Doutorado, PUC-Rio, Brasil
Diferenças culturais e processos educativos
Currículo Lattes

Maria Inês G. F. Marcondes de Souza
Doutora,PUC-Rio, Brasil 
Trabalho docente, currículo e práticas pedagógicas
Currículo Lattes

Mylene Mizrahi
Doutora, UFRJ, Brasil
Diferenças culturais e processos educativos
Currículo Lattes

Naira da Costa Muylaert Lima
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Educação, Desigualdades sociais e políticas públicas
Currículo Lattes

Patrícia Coelho da Costa
Doutorado, Universidade de São Paulo, Brasil
Idéias e instituições educacionais
Currículo Lattes

Pedro Pinheiro Teixeira
Doutor, PUC-Rio, Brasil 
Diferenças culturais e processos educativos
Currículo Lattes

Rosália Maria Duarte
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Linguagens digitais, tecnologia e educação
Currículo Lattes

Silvana Soares de Araujo Mesquita
Doutora, PUC-Rio, Brasil 
Trabalho docente, currículo e práticas pedagógicas
Currículo Lattes

Silvia Brilhante Guimarães
Doutora, UFRJ 
Trabalho docente, currículo e práticas pedagógicas
Currículo Lattes

Thiago Leite Cabrera Pereira da Rosa
Doutor, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil
Ideias e instituições educacionais
Currículo Lattes

Zena Winona Eisenberg
Doutora, University of New York, EUA
Trabalho docente, currículo e práticas pedagógicas
Currículo Lattes


Docentes colaboradores:

Maria Apparecida Campos Mamede Neves
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Linguagens digitais, tecnologia e educação
Currículo Lattes

Ralph Ings Bannell
Doutor, University of Sussex, Inglaterra
Ideias e instituições educacionais
Currículo Lattes

Sonia Kramer
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Educação, Desigualdades sociais e políticas públicas
Currículo Lattes

Vera Maria Ferrão Candau
Doutora, Universidad de Madrid, Espanha
Diferenças culturais e processos educativos
Currículo Lattes