Brasão

> Pós-Graduação e Pesquisa> Mestrado e Doutorado > Página anterior

Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira
Imagem ilustrativa de Pós-Graduação
 
 

Informações sobre as linhas de pesquisaImagem ilustrativa deste item

item Área de concentração: Educação

sub-item Linhas de pesquisa 1: Ideias e instituições educacionais:

Esta linha investiga a configuração das ideias educacionais, principalmente no Brasil, a partir de duas perspectivas: a filosófica, que busca aprofundar os pressupostos que embasam as diferentes correntes e tendências de pensamento; e a histórica, que busca interpretar o significado dos projetos, experiências e instituições através dos quais diferentes atores sociais procuraram concretizar tais ideias.  (Profa., Patrícia Coelho e Prof. Ralph Bannell)

Voltar

sub-item Linhas de pesquisa 2 : Educação, Desigualdades Sociais e Políticas Públicas

Esta linha investiga o tema da democratização da educação. Inclui a análise de políticas macro sociais implementadas e de práticas formuladas e implementadas no contexto das famílias, das instituições educações e de sua gestão. Enfatiza a compreensão tanto dos processos de produção de desigualdades sociais quanto de iniciativas eficazes na promoção de equidade. O tema da democratização da educação é abordado por meio de investigações das condições de acesso, fluxo e desempenho educacional, bem como dos processos acionados pelas instâncias da sociedade política e civil para ampliar a formação cultural e o nível educacional de crianças, jovens e adultos. (Prof. Alícia Bonamino, Cynthia Paes de Carvalho, Murillo Maschner Alves de Brito, Sonia Kramer e Zaia Brandão)

Voltar

sub-item Linhas de pesquisa 3: Trabalho Docente, Currículo, Aprendizagem e Práticas Pedagógicas


Esta linha investiga os dilemas e desafios que se põem ao trabalho do professor, a partir das políticas de avaliação, das políticas curriculares propostas por secretarias de educação e empresas educacionais. O tema da formação contempla tanto a formação inicial como a formação continuada. No caso da formação inicial, as investigações têm levado em consideração as experiências que vêm se desenvolvendo nos cursos de Pedagogia e outras Licenciatura, em termos de conhecimentos, saberes, metodologias e estratégias didáticas necessárias aos novos licenciandos. No caso da formação continuada, as pesquisas abordam a eficácia de políticas recentes de desenvolvimento profissional dos professores. Estas perspectivas de pesquisa têm como foco as práticas pedagógicas, com vistas a garantir a efetividade do ensino e da aprendizagem de crianças e jovens. (Profas. Isabel Lelis, Maria Inês Marcondes e Zena Eisenberg)

Voltar

sub-item Linhas de pesquisa 4: Diferenças Culturais, Espaços de Formação e Processos Educativos

Esta linha investiga a relação da educação com os processos culturais e instâncias de socialização. Tematiza práticas e concepções culturais e busca compreender a construção histórica e social das identidades, do conhecimento e seus usos. Projetos recentes desta linha têm privilegiado temáticas relativas à infância e à juventude; multiculturalismo e educação (questões étnico-raciais, gênero, sexualidades, deficiências e religiões); relações interculturais em espaços educativos formais e não formais. (Prof. Cristina Carvalho, Marcelo Andrade, Marcello Sorrentino e Vera Candau)

Voltar

sub-item Linhas de pesquisa 5: Linguagens Digitais, Tecnologias e Educação

Esta linha tem como objetivo central analisar e compreender processos de formação e de ensino-aprendizagem, que se configuram na relação com linguagens digitais. As pesquisas desenvolvidas privilegiam: a relação de crianças e jovens com mídias digitais; a inclusão digital; as linguagens digitais em processos educativos formais e não formais; a avaliação de projetos e programas educacionais com uso de mídias; tecnologias digitais e práticas pedagógicas; políticas públicas de inserção de tecnologias em educação; educação na modalidade a distância. (Profas. Apparecida Mamede, Gilda Bernadino, Magda Pischetola e Rosália Duarte)

Voltar